19 Nisan 2007 Perşembe

OS RAIOS (3)

O Décimo quinto Raio
A Prova Lustrando
Isto consiste em dois ‘Stations '
[Esta lição é um tratado que é aparentemente sem importância, mas em realidade é da maior importância, e é extremamente poderoso e inclusivo. É uma fruta de Qur'anic de Paraíso e de convicção que foi produzida do unir—aos graus de conhecimento de ‘de certeza ' e ‘certeza absoluta '—de minha vida de pensamento refletivo e a vida espiritual do Risale-i Nur que está baseado em averiguar realidade por suas evidências (tahkikî).1]
SAID NURSI
A Primeira Estação
[Um resumo conciso da Vigésima Carta, e Separa Um da instrução cedido a terceira Escola de ‘de Joseph '.2 consiste em três ‘Parts ']
No Nome de Deus, o Misericordioso, o Compassivo
E de Ele nós buscamos ajuda
Eu sou alguém que passou trinta-cinco anos em exclusão, e particularmente à noite esquece do mundo, e tendo durante vinte e três anos sofreram o aborrecimento de estar debaixo de vigilância hostil, ficou insociável. Estando todo só, eu sou alimentado para cima se eu for durante até mesmo uma hora com qualquer um diferente de esses que me ajudam ou são cobiçoso das lições do Risale-i Nur. Entretanto, no pretexto da petição eu escrevi ao Tribunal de Atração sobre acontecer durante onze meses em prisão solitária total em Prisão de Afyon, eles me transferiram Cuidar Cinco violentamente e proibiram para meus irmãos que viessem a mim. Eu estava sentindo verdadeiramente alarmado que eu não poderia suportar as condições abarrotadas quando de repente como um sinal de ira e enfurece, o resfriado ficou tão severo eu não teria sobrevivido me tido permanecido em meu lugar anterior. O sofrimento se transformou em clemência por mim.
Me ocorreu como eu estava recitando o tesbihat que segue as orações: “Em todas as custódias o Risale-i os estudantes de Nur estão trabalhando tão duro quanto eles podem ao Risale-i Nur e suas lições ambos na própria conta deles/delas e em seu lugar. Mas porque esta quinta custódia está um pouco isolada e constantemente está estando cheio e esvaziado, a necessidade aqui é maior para o Risale-i a instrução de Nur. As mocidades e pessoas anciãs leram os jornais que escrevem sobre as agressões de Rússia com sua negação temerosa de Deus e estão então em maior necessidade distante de sua instrução definitiva, poderosa sobre convicção na existência de Deus e unidade.” eu estava pensando em escritura um resumo breve da Vigésima Carta e a oração sagrada:
Há nenhum deus mas Deus, Ele tem Um anos, Ele não tem nenhum sócio; o Seu é a soberania e o Seu é o elogio; Ele dá vida e morte de transações, e Ele está Vivendo e não morre; na mão dele está todo o bem; Ele é Poderoso em cima de todas as coisas; e a Ele serão seu return,3
o qual durante anos eu recitei dez vezes depois da prece matinal. Para isto mostra a afirmação de Divine unidade em uma balança vasta, e com suas onze frases demonstra em detalhes tão claramente quanto o sol ambas as onze provas do Divine existência necessária e unidade de dominical, e onze novidades boas. De acordo com uma narração, agüenta o Maior Nome. Entretanto foi dado de repente a mim que eu deveria ensinar este resumo conciso a Nadir Hoja e as mocidades aqui. Dizendo assim: “No nome de Deus,” eu comecei:
Esta oração que demonstra o Divine unidade contém onze novidades boas e onze provas das verdades de convicção. Para agora, eu só mostrarei brevemente as provas e recorrerei a explicação adicional deles/delas e as novidades boas à Vigésima Carta e outras partes do Risale-i Nur. Porém, eu cconsider isto apropriado escrever aqui alguns pontos eu não lhes falei quando eu estava escrevendo a lição. Das onze frases da anterior oração que afirma o Divine unidade:
A PRIMEIRA FRASE: ‘There é nenhum deus mas Deus '
A prova aqui é o tratado chamado O Sinal Supremo (Âyetü'l-Kübra) que foi impresso. Era porque é uma maravilha sem igual que dando notícias de várias partes do Risale-i Nur, Imam ‘Ali (maio Deus seja agradado com ele) disse: “E pelo Sinal Supremo me preserve de morte súbita,” e fazendo para aquele Sinal Supremo um intercessor, efetivamente e secretamente, pelas vitórias do tratado nos Tribunais de Ankara e Denizli e sua propagação era ambos a razão para o Risale-i estudantes de Nur que são absolvidos, e desde que sua impressão secreta tinha conduzido aos estudantes prisão de ' durante nove meses, isto ambos Imam ‘Ali claramente afirmado (maio Deus seja agradado com ele) predição maravilhosa, e a oração dele para o Risale-i os estudantes de Nur.
Sim, o Sétimo Raio, O Sinal Supremo, pontos fora trinta-três provas vastas, universais, unânimes em todos os seres. Aludindo a evidências inumeráveis em cada prova universal, prova primeiramente que céus indicam a existência do Necessariamente Existente e unidade com as palavras das estrelas; a terra com as frases e orações dos animais e plantas; e assim por diante, até o universo como um todo, com as palavras de todos seus conteúdos e seres, e as verdades de contingência e createdness e mudança—os prova tão claramente quanto luz solar e tão certamente quanto o dia. Esses que querem convicção de unshakeable e buscam uma espada irrompível para combater irreligion e anarquia deveriam recorrer a O Sinal Supremo.
A SEGUNDA FRASE: ‘Ele é Um '
Uma indicação concisa da prova nesta frase é como segue:
Em todo aspecto do universo uma unidade, uma unidade, é aparente. Por exemplo, exibe uma unidade e unidade sendo um bem jogo-fora cidade, um palácio magnífico, um livro significante, materializado, e um Qur'an encarnado todo verso, e até mesmo toda carta e ponto de qual é milagroso. Semelhantemente, desde que o abajur do palácio é um e o mesmo, e seu calendário-abajur, e o cozinheiro ígneo, e água-agüentando esponjas, e centenas de milhares de outras coisas que contém são todo o um e o mesmo, prova decisivamente que o dono, regra, escriturário, e autor do palácio, cidade, livro, e sumamente encarnou Qur'an é existente, um, e único.
A TERCEIRA FRASE: ‘Ele não tem nenhum sócio '
Uma indicação breve da prova nisto é como segue:
A fonte, mestre, e base de O Sinal Supremo são o verso sublime:
Diga: se tinha havido [outro] deuses com Ele—como dizem eles—veja, eles teriam procurado um modo certamente ao Deus do Trono! [para o fim do verse],4
que também é chamado o Sinal Supremo. Quer dizer, se Deus tivesse qualquer sócio e outros tinham intervindo em criação e tinham interferido no dominicality dele, a ordem do universo teria sido consentida.” Porém, a ordem perfeita em tudo, pequeno e grande, particular e universal, da asa da mosca mais minúscula e a cela do aluno do olho para os pássaros inúmeros que voam pelo ar e o sistema solar, fornece evidência indubitável e decisiva para a impossibilidade e non-existência de qualquer tal sócio. Também testemunha ego-evidentemente à existência e unidade do Necessariamente Existente.
A QUARTA FRASE: ‘o Seu é o domínio '
Uma indicação concisa da prova prolongada conteve nesta frase:
Nós vemos isso atrás do véu Um de poder ilimitado e conhecimento faz a face da terra em um campo cultivável, e todas as primaveras semeiam em tudo confundido junto as sementes de cem mil espécies de plantas. Então em ordem perfeita sem confundir quaisquer das colheitas deles/delas, Ele os eleva e com a mão de clemência e sabedoria, fora deles distribui às duzentas mil espécies animais o alimento deles/delas e rações de acordo com necessidade. Ele executa estes atos de disposição nos domínios vastos, ricos dele, especialmente na face da terra. Esses, então, que não reconhecem aquele Todos-modo são compelidos Disposer e o Dono Compassivo negar a terra junto com seu produto, como o Sophists tolo.
A QUINTA FRASE: ‘o Seu é o elogio '
Esta é uma indicação muito breve à prova muito extensa contida nesta frase:
Sim, nós vemos com nossos olhos e entendemos claramente com nossas mentes que esta cidade do universo, quarto da terra, e são governados quartéis de homens e animais, são supervisionados, e são mantidos por Provedor Todos-compassivo, Provedor Munificente de Generosidades. Para para ter as generosidades dele elogiadas e agradeceu para, Ele faz a terra em um navio mercantil e trem de estrada de ferro que traz provender, e a primavera em um vagão enchido de cem mil tipos de comidas e pacotes de conservas chamada peitos, enquanto os carregando às criaturas vivas necessitadas cujas rações foram exaustas ao término de inverno. Qualquer um com um iota de inteligência concordaria que este era o trabalho de um Provedor Todos-compassivo. Enquanto um que não afirma isto e diverge em negação é um animal tolo, prejudicial desde que lhe obrigam então a que negue todas as generosidades regulares e comidas específicas na face da terra que é a causa de elogio e obrigado.
A SEXTA FRASE: ‘Ele dá para vida '
Uma insinuação extremamente breve para a prova nesta frase:
Sim, é provado no Décimo Word e em outras partes do Risale-i Nur que todas as primaveras na face da terra um exército glorioso é elevado a vida que consiste em trezentas mil espécies de seres vivos de variedade infinita. Com seus sócios inumeráveis, todas de quem vidas e necessidades são determinados eles com ordem perfeita e regularidade, exibe cem mil amostras, realmente, sinais, da ressurreição suprema do morto. Tudo são criadas essas criaturas diferentes inumeráveis que são se misturadas e confundiram junto a vida em equilíbrio perfeito e ordenam sem erro, engano, ou deficiência, com nenhum estando confuso, desarranjou, ou esquecido. Essas centenas de milhares de espécies animais com os sócios incontáveis deles/delas que tudo diferem como cumprimentos as formas deles/delas, arte, e sustentos, é ressuscitado de gotinhas de fluido chamado esperma que é todo semelhante, de sementes que se assemelham a terra, de grãos minúsculos que diferem pouco de um ao outro, dos ovos minúsculos de moscas que são todo semelhantes, e os pássaros do mesmo ar e de fluido e ovos igual aos quais ou são ou só um pequeno diferente de um ao outro. Então, a pessoa que não conclui que é um Já-vivendo e Ego-Subsistent Um, um Todos-sabendo, Doador Criativo de Vida Que escreve fora na página da terra e a primavera cem mil livros diferentes, todo junto, um dentro o outro, sem erro, perfeitamente, é compelido para negar o e todas as criaturas vivas ao longo da terra seguramente, em todas as primaveras presas ao fio de tempo, e nas faces da terra viva e espaça, e se deve seja o mais tolo e miserável de criaturas vivas.
A SÉTIMA FRASE: ‘E morte de transações '
Uma indicação muito breve da prova conteve nesta frase:
Pelo outono quando estão sendo descarregadas as trezentas mil espécies de criaturas vivas dos deveres deles/delas debaixo do nome de morte, os registros e páginas das ações de cada espécies e todos seus sócios, e os índices de tudo que eles fizeram, e as listas de tudo eles farão a primavera seguinte, e as sementes deles/delas que são álcoóis de um tipo são tudo confiados nos lugares deles/delas à mão de sabedoria do Preserver Todos-glorioso. Então, a pessoa que não reconhece aquele Criador de Todos-modo, o Já-vivendo e Eterno, Que se inscreve nas sementes de miniscule da figo-árvore cada dos quais está como um espírito imortal e agüenta todas as leis que governam a vida da árvore, a história da vida da árvore que contém escritura bastante encher um livro que faz isto assim gosta de um volume grande—tal uma pessoa está certamente nem mesmo um idiota e animal delirante, mas mais miserável que os diabos que remexe os fogos de Inferno, e será condenado a morte eterna.
Sim, da mesma maneira que é uma impossibilidade de hundredfold e futilidade que o anterior universal, inclusivo, sábio, purposive age que inclui maravilhas inúmeras e milagres e aponta às provas destas Frases, deveria estar sem o que os executou; tão também, os atribuir a causas cegas, impotentes, inconscientes, surdas, inanimadas, confusas, desordenadas, opressivas é impossível, impediu e mil vezes injustificáveis em cima de. Para se isso fosse o caso, toda partícula de terra teria que possuir um poder infinito e sabedoria, e uma habilidade maravilhosa, universal de forma que isto poderia dar forma a todas as plantas e flores; e como diz no pedaço sobre o ar em UM Guia Para Mocidade, toda molécula de ar teria que possuir a habilidade para saber toda a fala e todas as palavras faladas no rádio e telefona, e os ensinar às outras moléculas. Nenhum satan igualam poderia fazer qualquer um aceitar tal uma idéia extraordinária. A penalidade para incredulidade e negação que estão assim longe de razão e realidade e constituem insulto e agressão contra todos os seres, poderia ser só um Inferno terrível que é pura justiça. Nós seguramente deveríamos declarar em face a tal disbelievers: “Inferno ao vivo longo!”
A OITAVA FRASE: ‘E Ele está vivendo e não morre '
Uma indicação extremamente breve da prova nesta frase é isto:
Por exemplo, no desaparecimento dos sóis minúsculos refletido nas bolhas na superfície de um mar agitado ou rio corrente, as bolhas que os substituem exibem os mesmos sóis minúsculos, enquanto apontando assim ao sol no céu e testemunhando a isto, e com o desaparecimento deles/delas e morte eles indicam a existência de um sol perpétuo. Semelhantemente, as criaturas na superfície do mar constantemente variável do universo, e espaço já-renovado, infinito, no campo cultivável de partículas minuciosas, e no rio de tempo que com seu fluxo puxa todos os seres transitórios em seu abraço, continuamente e rapidamente flua em e parta, e as causas aparentes deles/delas morrem junto com eles. Diariamente, todos os anos, morre um universo e um novo substitui isto. Como as colheitas de mundos de travelling e universos correntes é colhido continuamente do campo de partículas, certamente da mesma maneira que as bolhas e ponto de sóis minúsculo para um sol perpétuo com a passagem deles/delas, assim as mortes dessas criaturas inúmeras e colheitas infinitas, e o ser deles/delas descarregou em regularidade perfeita junto com as causas aparentes deles/delas, testemunhe com a claridade e certeza de luz do dia, realmente, do sol, para a existência necessária e sendo e unidade de um Eterno Já-vivendo, um Sol Eterno, um Criador Duradouro, um mais Puro e Santo Chefe. Todos os seres testemunham mais claramente e definitivamente que a existência a estas mil vezes do universo.
Agora você entendeu certamente há pouco como surdo, tolo, e ofensiva é alguém que não ouve estas vozes altas e testemunhos poderosos que enchem o universo, nem os atende a.
A NONA FRASE: ‘Na mão dele é todo o ' bom
Uma indicação breve da prova contida nesta frase é como segue:
Nós vemos que cada esfera do universo, cada reino de ser, cada nível, cada individual e sócio, e até mesmo cada cela de cada corpo possui uma loja ou depósito que contém sua reserva provê de alimento, um campo cultivável ou tesouraria produzindo e preservando todas suas necessidades. Para a exatamente o tempo certo, em ordem perfeita e equilibra, com sabedoria perfeita e graciosidade, todas suas necessidades são dadas a esses seres necessitados por uma mão escondida, fora do poder deles/delas e vai.
Por exemplo, montanhas contêm todos os minerais e substâncias químicas necessário para o homem e seres vivos, e as coisas necessário para vida; em alguém comando e pelo planejamento dele, elas são lojas perfeitas e tesourarias. Semelhantemente, pelo poder de um Provedor Todos-sábio, a terra é um campo cultivável, uma colheita, uma cozinha, produzindo com ordem perfeita e regularidade o alimento de tudo esses seres vivos. Até mesmo, da mesma maneira que os seres humanos e todos seus sócios corporais têm tesourarias e lojas, e as celas dos corpos deles/delas têm depósitos minúsculos; assim vai em, cultive o mundo do futuro, uma loja de qual é este mundo; e um campo cultivável e loja de Paraíso são o mundo de Islã e verdadeira humanidade que produzem o bem, beleza, e luzes deste mundo; e um armazém de Inferno é os assuntos imundos e grupos deste mundo que vem de non-existência que é mau e rende o produto de males, coisas feias, e descrença e que poluem os mundos de existência que é boa. E a loja das estrelas calor de ' é Inferno, enquanto a tesouraria de luzes é um Paraíso. Aludindo a tudo essas tesourarias infinitas, a frase ‘Na mão dele é todo o bem, ' então, demonstra uma prova mais brilhante.
Sim, esta frase, junto com a frase, ‘Na mão dele são as chaves de todas as coisas, ' não mostra para qualquer um totalmente encubra uma prova infinitamente extensa, maravilhosa de Divine dominicality e unidade. Por exemplo, considere só o seguinte fora dessas tesourarias infinitas e lojas: da mesma maneira que com o comando dele de “Desperte!” e a chave do testamento dele, um Disposer Todos-sábio Que segura as chaves de sementes e grãos que são lojas todo minúsculas que contêm os sócios e destinos de árvores enormes ou flores lustrando abre em equilíbrio perfeito e ordena a porta minuciosa de uma semente; lançando aberto tão também com a chave da chuva a tesouraria da terra, sem erro Ele abre todas as sementes que são as lojas minúsculas e fluido seminal de plantas como também os armazéns de gotinhas que recebem o comando para desenvolver e são a origem de animais, e o fluido seminal compôs de água e ar de pássaros e insetos voadores. Se você quer entender e ver que Ele abre com a mão de sabedoria, vá, clemência, e escolha, todas as tesourarias e depósitos, físico e non-físico, universal e particular, no universo, cada com sua chave particular, considere seu próprio coração, mente, corpo, estômago, e jardim, e a primavera que são a flor da terra e suas flores e frutas, porque eles são tudo abertos por uma mão escondida, com ordem perfeita, equilíbrio, clemência, e sabedoria, com chaves todo diferentes das quais vêm da banca de trabalho “Seja! E é. ”5 que Aquela mão escondida tira fora libras de comidas de uma caixa minuciosa que pesa menos que uma onça, e às vezes centenas de libras, e os apresenta a criaturas vivas como um banquete. É a todo possível aquela força de cortina, natureza surda, chance sem propósito, ou causas inanimadas, ignorantes, impotentes poderiam interferir em ordenança ilimitada, sabendo, e percipient agem, em tal totalmente sábio, arte de purposive em o qual nenhuma chance fez qualquer papel, em tais disposições perfeitamente equilibradas erro-livres, e em tal completamente só dominicality que está livre de todo o tryanny? Podido qualquer ser que não vê e administra junto imediatamente todos os seres, nem segura debaixo do comando dele partículas minuciosas junto com os planetas e estrelas, intervenha nesta disposição e governo que são em todos os sentidos sábios, propositados, milagrosos, e equilibrados?
Como o verso, Quase explodindo de estados de fury6, Inferno se enfurece à pessoa que não reconhece o Disposer Todos-compassivo, o Sustainer Todos-sábio, em De quem mão está todo o bem e Que segura as chaves de todas as coisas, e diverge em negação; ferve para cima em fúria, enquanto dizendo pela língua de disposição: “Ele merece meus tormentos ilimitados e é de nenhuma maneira merecedor de compaixão.”
A DÉCIMA FRASE: ‘E Ele é poderoso em cima de todas as coisas '
Uma indicação extremamente concisa da prova contida nesta frase é como segue:
Assim que toda criatura consciente que entra nesta convidado-casa do mundo abra os olhos dele, ele vê que um poder contém seu aperto o universo inteiro, e dentro daquele poder é um pre-eterno, todos-abraçando conhecimento que nunca confunde qualquer coisa e uma sabedoria mais precisa e favour que nunca agem purposelessly ou sem equilíbrio. Da mesma maneira que, girando uma única partícula do exército de partículas como um dervish de Mevlevi em êxtase, emprega isto em numerosos deveres; tão ao mesmo tempo e de acordo com a mesma lei, faz o globo da terra viajar uma vinte e quatro mil-ano-distância por um ano, novamente como um Mevlevi extático. Ao mesmo tempo e de acordo com mesma lei pela qual envia aos homens e os animais o produto das estações, faz o sol em um transporte público ou girar-roda, e girando isto ecstatically assim mostra uma atração, emprega os planetas, o exército do sistema solar, em vários deveres em ordem perfeita e equilíbrio. Ao mesmo tempo e de acordo com a mesma lei de sabedoria, que mesmo poder escreve a pessoa dentro o outro, sem erro ou confusão, centenas de milhares de espécies que se assemelham a livros na página da face da terra, e exibe milhares de amostras da ressurreição suprema do morto. Aquele mesmo poder transforma a página da atmosfera ao mesmo tempo em uma ardósia por escrever e apagar. Empregando todas suas partículas que estão como as pontas da pena de canetas ou os pontos do livro nas tarefas especificaram para eles por vá e comande, dota tudo deles de tal habilidade que cada recebe todas as palavras e fala como se os conhece, e os radiodifunde sem confusão. Emprega cada como uma orelha de miniscule e língua minúscula, enquanto provando que o elemento de ar é um trono de ‘que ' de Divine vai e comanda.
Assim, de acordo com esta indicação de sumário, o que faz o universo em uma cidade bem regulado, um apartamento-edifício de primeira classe e convidado-casa, e um livro milagroso e Qur'an, e contém o aperto dele como um todo com o equilíbrio de conhecimento e arranjos de sabedoria todos os níveis, reinos, e grupos de criaturas do universo para partículas minuciosas, e dispõe deles, é Muito-misericordioso e Compassivo. Assim a pessoa que não reconhece aquele mais Misericordioso e Compassivo, Que demonstra a sabedoria dele e clemência tão claramente quanto o sol e luz do dia dentro do poder dele, e faz conhecido a existência dele e unidade dentro do dominicality absoluto dele, assim reconhecimento ausente por convicção em troca do fazer dele este conhecido, e ama por adoração em troca da fabricação dele Ele amada, e obrigado e elogia em troca das generosidades dele—o satans em forma de humano que não O reconhece, ou tenta O amar por adoração, na realidade nutra um tipo de inimizade para Ele por negação, e é cada Nimrods secundário e Pharaohs, e está merecendo certamente de tormento infinito.
A DÉCIMA PRIMEIRA FRASE: ‘E a Ele seu retorno é '
Isto pretende dizer: da mesma maneira que os seres partirão para a presença dele, enquanto indo para o mundo eterno, o futuro, e o reino perpétuo de felicidade; assim é Ele Que é o lugar de recurso de todas as criaturas no universo. Todas as cadeias de causas estão baseado em Ele e descansam no poder dele. Eles somente são tudo véus para as disposições do poder dele. Causas todo aparentes são só telas por preservar a dignidade e majestade do poder sagrado dele. Eles não têm nenhum efeito tudo que em criação. Se não era para o testamento dele e comanda, nada, nem mesmo uma partícula, poderia mover ou poderia agir. Uma indicação muito breve da prova contida nesta frase é como segue:
Primeiramente: Nós recorremos ao Décimo Word e suas adendas, o Vinte-nono Word, o Sétimo Tópico de As Frutas de Convicção, o Terceiro Raio, e para os tratados do Risale-i Nur sobre convicção, a prova, conduzindo a completamente certa convicção, que a ressurreição do morto acontecerá e o futuro e vida eterna serão provocadas tão indubitavelmente e definitivamente quanto a primavera próxima, como estes estados de frase sagrados. Verdadeiramente, esses tratados provaram este pilar de convicção de tal um modo com tantos evidências que eles compelem os negadores mais obstinados até mesmo para afirmar que a existência do futuro é tão certa quanto a existência deste mundo.
Secundariamente: Um terço do Qur'an de Exposição Milagrosa olha à ressurreição do morto e o futuro, e constrói todas suas reivindicações neles. Desde que isto é assim, todos os milagres e evidências que também provam a veracidade do Qur'an indicam a existência do futuro. Semelhantemente, todos os milagres que agüentam testemunha ao prophethood de Muhammad (Paz e bênçãos estão nele), e todas as evidências do prophethood dele, e todas as provas da veracidade dele, também testemunhe à ressurreição do morto e o futuro. Para da mesma maneira que ao longo da vida dele, um do dele a maioria chamadas constantes interessaram o futuro, assim todos os vinte e quatro mil profetas (Paz está neles) ensinou vida eterna e felicidade perpétua, enquanto dando as novidades contentes a gênero humano, e os provando com milagres inumeráveis e certas evidências. Desde que isto é assim, todos os milagres e evidências que provam o prophethood deles/delas e veracidade testemunharam ao futuro e vida eterna que eram a constante deles/delas e ensino mais importante. Fazendo uma analogia com isto, todas as evidências que provam os outros pilares de convicção também testemunham à ressurreição do morto e o lançando aberto do reino de felicidades.
Em terceiro lugar: Para exibir as perfeições dele e o poder dele e dominicality, Fabricante Todos-glorioso, um Fabricante Belo, um Alá Todos-perfeito cria o universo junto com todos seus átomos, planetas, partes, e níveis. Com sabedoria perfeita Ele faz continuamente para cada sendo trabalhe a uma tarefa, realmente, a numerosas tarefas, e para exibir as manifestações eternas, infinitas dos Nomes dele, Ele envia caravana depois de caravana, realmente, mundo depois que travelling renovaram mundo, e as tribos de criaturas para a convidado-casa deste mundo e a arena de tentativa que é vida mundana. Ele registra para os cinemas do futuro montados no Mundo de Similitudes, com as máquinas fotográficas do Reino de Intermediário, todas suas imagens, ações, e circunstâncias, e depois dos libertar dos deveres deles/delas, envia outras tribos, caravanas, e fluindo, mundos de travelling para a arena em ordem executar esses deveres e ser espelhos às manifestações dos Nomes dele. É então a todo possível que deveria haver nenhum reino de recompensa e castigo, nenhuma ressurreição do morto e último julgamento para homens que com consciência e inteligência respondem neste mundo passageiro a todas as pontarias do Criador, enquanto O amando com toda sua capacidade e O fazendo os amarem; O reconhecendo e O fazendo conhecido; pedindo com súplicas infinitas felicidade perpétua no futuro; e desde então, possuindo inteligência, eles sofrem dores infinitas, eles almejam vida eterna que puro prazer é, com todos seus seres, espíritos, e capacidades? Deus proibe! Cem mil vezes, Deus proibe!
Desde que estas indicações de sumário são provadas e são explicadas brilhantemente, poderosamente e em detalhes no Risale-i Nur, nós o recorremos a isso e aqui cortou esta história longa curto.
Glória está até Você! Nós não temos nenhum conhecimento a menos que o qual Você nos ensinou; realmente, Você é Todos-instruído, Todos-sábio.7
* * *

Um Resumo Breve de Sura al-Fatiha
[Parte Dois da única lição eu dei depois tido sido transferido temporariamente de prisão solitária na terceira Escola de ‘de Joseph ' para a companhia de outros.]
Esta é uma amostra curta das lições dada o Risale-i os estudantes de Nur em prisão:
Enquanto recitando Sura al-Fatiha me comandou que expusesse uma gota de seu oceano e um único flash do sete colours na luz de seu sol durante as orações. Sem dúvida nós tínhamos escrito em parte para alguns muito doces e agradáveis pontos desta tesouraria sagrada da Vinte-nona Carta, particularmente na viagem de imaginação levada dentro “a Freira de na‘budu,” e os Oito Símbolos (Rumuz-u Semaniye), e o comentário de Qur'anic Assina de Miraculousness (Ishârâtü'l-I'caz), e em outras partes do Risale-i Nur, mas eu sentia obrigado escrever abaixo minhas reflexões durante as orações, mas só as insinuações para os pilares de convicção e as provas deles/delas disso muito doce resumo de Qur'anic, na forma de um extrato conciso e da maneira de Parte Um sobre. Se referindo a frase assim No Nome de Deus, o Misericordioso, o Compassivo a dois ou três tratados do Risale-i Nur, eu sou a partir de Todo o elogio seja a Deus:
No Nome de Deus, o Misericordioso, o Compassivo. * Todo o elogio é a Deus, o Sustainer do Tudo os Mundos. * O Misericordioso, o Compassivo; * o Dono do Dia de Julgamento; * Você só nós adoramos e de Você só nós buscamos ajuda; * nos Guie ao Caminho Direto; * O caminho desses quem Você abençoou, não esses que receberam Sua raiva, nem esses que foram desencaminhadamente.8
PRIMEIRO FRASE: ‘Todo o elogio é a Deus '
Uma insinuação muito breve para a prova das verdades de convicção nesta frase.
Enchendo a face da terra, realmente, o universo, é favores intencionais e generosidades que são a causa de elogio e obrigado, especialmente o enviando de puro, limpe, leite nutritivo para crianças de entre sangue e excremento; tão também é lá presentes propositados e presentes, e beneficiações bondosas e banquetes. O preço destes é dizer “No Nome de Deus” ao começo, “Todo o elogio é a Deus” ao fim, e no meio perceber o favor na generosidade, e por isto reconhecer seu Sustainer. Considere seu próprio ego, seu estômago, e seus sensos! Quantas coisas e generosidades das que eles precisam! Veja quantas comidas e delícias eles querem para o preço de elogio e obrigado, então compare criaturas todo vivas com você. Assim, o elogio infinito ofereceu verbally e por línguas de disposição com respeito a estes espetáculos de favores gerais tão claramente quanto o sol a existência e dominicality universal de Um Que é Adorado e é Elogiado, um Bestower Todos-compassivo de Generosidades.
SEGUNDA FRASE: ‘O Sustainer de Todos os Mundos '
Uma insinuação muito curta para a prova contida nesta frase:
Nós vemos com nossos olhos que dentro do universo não são milhares, mas milhões de mundos, universos pequenos, principalmente um dentro o outro. Embora as condições para a administração e correndo destes são todo diferentes, eles são organizados, mantiveram, e tão perfeitamente administraram aquele como uma única página segurada constantemente à vista o universo é renovado e mudado, e como uma linha, cada um de todos esses mundos é escrito por uma caneta de poder e determinando. Todo atestações imediatas, particular e universal, é feito, testemunhos ilimitados, intermináveis para o número de partículas minuciosas e os seres formado deles, para a existência necessária e unidade de um Sustainer de Todos os Mundos que administram estes milhões de mundos e universos de travelling com um conhecimento infinito, sabedoria, e clemência todos-abraçando ilimitada dentro de um dominicality infinito. Não afirmar, perceba, entenda ou veja um dominicality que eleva e administra com a mesma lei, o mesmo dominicality, a mesma sabedoria, todos os seres do campo cultivável de partículas para o sistema solar e o Via lácteo, e das celas do corpo para o armazém da terra, para o universo em sua totalidade, certamente faz uma pessoa que merece de tormento infinito, e nega o mérito dele a ser compadecido.
TERCEIRA FRASE: ‘O Misericordioso, o ' Compassivo
Uma insinuação extremamente breve para a prova nesta frase:
Sim, a existência e realidade de uma clemência ilimitada são como claramente aparente no universo como a luz do sol. Tão certamente quanto luz testemunha ao sol, assim esta clemência extensa testemunha a um mais Misericordioso e Compassivo atrás do véu do Não visto. Uma parte importante de clemência que é alimento que clemência é significada pelo Nome de Provedor. Como para alimento, aponta tão claramente a um Provedor Todos-compassivo que qualquer um com um iota de inteligência é compelido para O afirmar. Por exemplo, Ele envia comida a seres todo vivos, particularmente para o desamparado e jovem, ao longo da terra e a atmosfera, em moda verdadeiramente maravilhosa além dos testamentos deles/delas e dá poder a, de sementes, gotinhas de fluido, e grãos de terra que tudo se assemelham a um ao outro. Ele faz os galinha-pássaros procurar fora a comida e traz isto os pintinhos ápteros, delicados deles/delas nos ninhos aos topos de árvores. Ele domina a leoa faminta aos filhotes dela, assim ela não come a carne que ela acha mas dá isto os. Ele envia o leite agradável, nutritivo, puro, branco, como a água de Kawthar, das primaveras de peitos para as crianças de humanos e jovem de outros animais, sem isto sendo poluído por sangue vermelho e excremento imundo, também enviando para a mães ' ternura deles/delas os ajudar. Então da mesma maneira que em moda verdadeiramente maravilhosa Ele faz o alimento apropriado acelerar a todas as árvores que precisam de um tipo de comida assim Ele dá uma mesa extensa de comidas nos sensos de homem que requerem alimento físico e non-físico e na mente dele, coração, e espírito. É como se o universo consiste em centenas de milhares de mesas carregadas de todo tipo diferente e ordena, tudo envolveram a pessoa dentro o outro como as pétalas da rosa e camisas da espiga de milho de milho. Com uma multidão de várias línguas, particular e universal, ao número de mesas e as comidas agüentam eles e as generosidades deles/delas, estes mostram para todo o mundo que não é completamente encubra Provedor mais Misericordioso, um Todos-compassivo e Munificente.
Se é dito: As calamidades, feiúra, e males neste mundo são ao contrário de que todos-abraçando clemência, e deteriora isto.
A Resposta: Esta pergunta foi respondida completamente satisfatoriamente em várias partes do Risale-i Nur como o Tratado Em Divine Determining. O recorrendo a eles, aqui nós fazemos só uma insinuação breve, como segue:
Todos os elementos, todos os reinos de seres, e todas as criaturas, tenha numerosos deveres, particular e universal, e cada um desses rendimentos de deveres numerosos resultados e frutas. A maior parte estes são benéficos, bonitos, bons, e é clemência. Só alguns deles encontro essa habilidade necessitada, esses que agem injustamente, ou esses que merecem castigo e disciplinando, ou esses que serão os meios de produzir muitos brotos de bem. Um mal aparente, secundário é feiúra; é aparentemente indelicado. Mas se para aquele mal de menor não acontecer, o elemento e para o ser universal é impedido por clemência de executar seu dever, então todos seu outro bem e resultados bonitos não entrariam em existência. Como a non-existência de um bem é mau e o deteriorar de beleza é feio, males, feiúra, e crueldade ocorreriam o número desses resultados. Assim, só seriam perpetradas centenas de mal e exemplos de descortesia de forma que um mal não aconteceria que estaria completamente ao contrário de sabedoria beneficie, e a clemência de dominicality. Por exemplo, coisas como neve, resfriado, fogo, e chuva têm centenas de benefícios e propósitos. Se pela própria escolha deles/delas as pessoas descuidadas ou imprudentes se prejudicam, por exemplo se eles puseram as mãos deles/delas no fogo e dizem não há nenhuma clemência em sua criação, o bem inumerável, usos benéficos, misericordiosos de fogo lhes darão a mentira, e os bateu na boca.
Além disso, os desejos egoístas de homem e emoções humildes que são cego a conseqüências não podem ser os critérios, medida, ou equilíbrio das leis de clemência, soberania, e dominicality que estão em vigor no universo. Ele vê coisas de acordo com o colour do próprio espelho dele. Um preto-hearted, a pessoa cruel vê o universo como chorão, feio, escuro, e tirânico. Mas se ele olhar pelo olho de convicção, ele vê um macroanthropos vestido em setenta mil artigos de vestuário um bonitos em cima do outro, cosido de exemplos de clemência, bem, e sabedoria. Como um huri de Paraíso vestido em setenta artigos de vestuário bons, é sempre risonho, enquanto sorrindo com clemência. Ele observará aquele gênero humano dentro disto é um universo de miniatura, e cada homem individual um microcosmo. Ele exclamará com todos seu coração e espírito:
“Todo o elogio é a Deus, o Sustainer de Todos os Mundos * O Misericordioso, o Compassivo. * O dono do Dia de Julgamento!”
QUARTA FRASE: Dono de ‘do Dia de Julgamento '
Uma indicação muito concisa da prova conteve nesta frase:
Primeiramente: Todas as evidências que testemunham à prova de ‘E a Ele é seu retorno, ' e para a ressurreição do morto e daqui por diante ao término da Parte Um desta lição, testemunhe à verdade extensa de convicção que o Dono de ‘do Dia de Julgamento que ' indica.
Secundariamente: Como é dito ao término do Décimo Word, da mesma maneira que o dominicality eterno, clemência, e sabedoria do Fabricante do universo, e a beleza pre-eterna e poste-eterna dele, glória, e perfeição, e os outros atributos infinitos dele e centenas de Nomes requerem o futuro certamente; assim faz o Qur'an testemunham para o domicílio do futuro com milhares de seus versos e provas, como faz Muhammad (Paz e bênçãos estão nele) com as centenas dele de milagres e evidências, e todos os profetas (Paz está neles) e os livros revelados e scriptures, com as evidências inumeráveis deles/delas. Então, a pessoa que não acredita na vida perpétua do futuro se lança em um tipo de Inferno neste mundo, surgindo da incredulidade dele, e sofre tormento constante. Como é descrito em UM Guia Para Mocidade, pela morte deles/delas e separando, todo o passado e o futuro e criaturas e universos continuamente chuva abaixo dores infinitas no espírito dele e coração, o fazendo sofrer os tormentos de Inferno antes de ir lá.
Em terceiro lugar: ‘O Dia de Julgamento ' (al-estrondo de Yawm) alude a uma prova vasta e poderosa da ressurreição do morto, mas uma situação surgiu aqui causando o adiamento daquela prova a outro tempo. Talvez também, nenhuma necessidade permanece para isto. Para várias partes do Risale-i Nur provaram com centenas de argumentos poderosos que a manhã e fonte da ressurreição do Ajuntamento morto e Grande acontecerão tão certamente quanto dia segue noite e fonte segue inverno.
QUINTA FRASE: ‘Você só nós adoramos e de Você só nós buscamos ajuda. '
Me ocorreu que antes de mostrar a prova conteve nesta frase, eu deveria relacionar uma verdadeira viagem da imaginação que é descrita na Vinte-nona Carta. Estava assim:
Como é explicado dentro o Risale-i Nur, e especialmente no comentário de Qur'anic, Sinais de Miraculousness (Isharat al-I‘jaz) e Os Oito Símbolos (Rumûz-u Semâniye), uma vez quando eu estava procurando os milagres do Qur'an que eu achei quatro ou cinco predições milagrosas ao término de Sura al-Fath e um milagre histórico no verso: Este dia Nós o salvaremos em seu body,9 e até mesmo flashes de miraculousness em numerosas outras palavras e às vezes pontos milagrosos em cartas. Então, ao recitar Sura al-Fatiha durante as orações, uma pergunta me ocorreu para me informar de um milagre na Freira de na‘budu e nasta‘in ([Você só] nós adoramos [e de Você só] nós buscamos ajuda).
Por que não era “Você só eu adoro e de Você só eu busco ajuda,” em lugar de o primeiro plural de pessoa, quer dizer, “Nós O adoramos e Nós buscamos ajuda de Você?” De repente a arena larga de uma viagem da imaginação abriu pela porta disso “a Freira” (nós). Eu entendi experientially o mistério poderoso e benefícios vastos de rezar em congregação, e que esta única carta é um milagre, e eu na verdade vi isto. Era como segue:
Naquele momento enquanto executando as orações em Mesquita de Bayezid em Istambul, eu disse: “Você só nós adoramos e de Você só nós buscamos ajuda.” eu olhei e serra que a congregação na mesquita estava dizendo “nos Guie!” igual a mim; seus sócios eram tudo participando em minha súplica, enquanto confirmando isto. Então outro véu era atrás tirado. Eu vi que todas as mesquitas em Istambul tiveram como se se torne uma Mesquita de Bayezid enorme. Todas suas congregações estavam exclamando: “Você só nós adoramos e de Você só nós buscamos ajuda” como eu, fixando os selos deles/delas em minhas afirmações e solicitações, e dizendo “Amém!” para eles. Então dentro da tomada deles/delas na forma de intercessores para mim, um véu adicional foi desdobrado em minha imaginação. Eu vi que o Mundo de Islã tinha assumido a forma de uma mesquita enorme, com Meca e o Ka‘ba como o mihrab. As filas de todos os muçulmanos que executam as orações estavam em círculos que enfrentam o mihrab sagrado. Dizendo como eu “Você só nós adoramos e de Você só nós buscamos ajuda * nos Guie...” cada ambos estavam suplicando no nome de tudo, e testemunhando, e afirmando isto; também fazendo para todos os outros os intercessores para ele. Então, ao pensar: “O que tal umas reivindicações de comunidade vastas não puderam estar erradas e suas súplicas não seriam rejeitadas; repulsa dúvidas Satânicas,” e ao afirmar os benefícios vastos, patentes de executar as orações em congregação, outro véu foi desdobrado. Eu vi que o universo e todas as variedades de criaturas eram como se executando as orações pelas línguas dos seres deles/delas e adorando particular de certo modo a cada. Respondendo com adoração extensa ao dominicality todos-abraçando do Glorioso Todos-adorou Um, cada grupo afirmou os testemunhos e afirmação de Divine unidade de todos os outros. Enquanto observando que este era o caso desde que todos eles assumem posições que provam o mesmo resultado, contudo outro véu foi desdobrado. Eu vi que da mesma maneira que o universo, o macroanthropos, exclama: “Você só nós adoramos e de Você só nós buscamos ajuda” com a língua de disposição, e numeroso de suas partes declare pela língua de capacidade e necessidade inata, e os seres conscientes dizem verbally para isto, enquanto exibindo a adoração deles/delas todo assim antes do dominicality compassivo do Criador; em só o mesmo modo, pela língua silenciosa de necessidade e submissão para o dominicality do Criador deles/delas, todas as partículas, poderes, e sensos de meu corpo, como esses de todos meus companheiros naquela congregação vasta, cada que se assemelha a um universo minúsculo, declarou: “Você só nós adoramos e de Você só nós buscamos ajuda.” Em deste modo eles mostrou que eles estavam agindo conforme o Divine vão e comandem e estava a todo momento em falta da graça do Criador deles/delas e clemência e ajuda. E da mesma maneira que entrando pela porta da Freira, eu tinha observado em wonderment ambos o mistério sagrado de executar as orações em congregação e o milagre bonito da Freira, assim eu saí disto. “Todo o elogio é a Deus!”, Eu exclamei. Depois disso eu fui acostumado a recitar o verso, Você só nós adoramos e de Você só nós buscamos ajuda por causa dessas três congregações e esses companheiros, grande e pequeno.
Agora nós completamos a introdução e viemos a nosso tópico principal, e uma indicação breve da prova aludiu para por Você só nós adoramos e de Você só nós buscamos ajuda:
Primeiramente: Nós vemos com nossos próprios olhos que no universo e especialmente na face da terra, dentro de uma atividade temerosa, contínua, regular e criatividade, um compassivo, administrando dominicality absoluto responde com sabedoria perfeita e favour aos argumentos para ajuda e solicitações feitas por ato, língua, e estado, enquanto respondendo ativamente a cada. Inteligências sãs e o olho de convicção vêem dentro do aparecimento deste dominicality, a resposta da manifestação de um Godhead absoluto, um Objeto de adoração universal, para os milhares de tipos de adoração de todos os seres, particularmente os seres vivos, e o solo de órgão, adoração inata de todos os grupos de gênero humano em todas suas variedades. Todos o scriptures revelado e profetas também contam isto.
Secundariamente: Como significado pela freira de na‘budu na introdução acima, cada uma das três congregações, e todos eles, enquanto estando todo junto comprometido na adoração diferente, inata, voluntária deles/delas, está sem dúvida uma resposta grata para um worshippedness de ‘, ' e um testemunho ilimitado, inequívoco para um Objeto mais Santo de Adoração. Como significado pela freira de nasta'in, as três congregações mencionaram acima, quer dizer, todo grupo e todo indivíduo da totalidade do universo para a congregação das partículas de um corpo vivo proferem argumentos para ajuda e súplicas ambos por ato e declara, enquanto testemunhando indubitavelmente ao Que os administra compassivamente e acelera para os ajudar, e respostas para e aceita as solicitações deles/delas. Por exemplo, como é dito no Terceiro Word, a aceitação dos três tipos de súplicas de todas as criaturas na terra de certo modo que é verdadeiramente maravilhoso e além de toda a expectativa, definitivamente testemunha a um Sustainer Compassivo e Contestador de Oração. Sim, antes de nossos olhos as súplicas de grãos e sementes para o Criador deles/delas pela língua de capacidade inata para se tornar brotos e árvores, é aceitado. Semelhantemente, criaturas todo vivas que buscam de alguém pela língua de necessidade inata, o alimento deles/delas que as mãos deles/delas não podem alcançar, e todas suas necessidades vitais e desejos que estão além do poder deles/delas testemunham claramente a um Criador Munificente Que antes de nossos olhos aceita todas essas súplicas que eles oferecem pela língua de necessidade inata, e a exatamente o tempo certo sabiamente responde rapidamente para criaturas estranhas, inconscientes para as chamadas deles/delas para ajuda.
Assim, como nos anteriores dois parágrafos, a aceitação das súplicas verbais de todos os grupos, especialmente a aceitação maravilhosa dos profetas ' (Paz está neles) súplicas e esses da elite, ateste à prova de Divine unidade que De Você só nós buscamos ajuda inclui.
SEXTA FRASE: ‘Guide nós para o Caminho Direto '
Sim, da mesma maneira que o modo mais curto entre caminhos que conduzem de um lugar a outro, e o mais curto de linhas tirado de um ponto distante a outro, é os mais diretos e a maioria dirige; de exatamente o mesmo modo, o mais direto e a maioria dirige de caminhos espirituais e modos de interior é os mais curtos e mais fácil. Por exemplo, todas as comparações no Risale-i Nur entre os modos de convicção e incredulidade demonstram decisivamente que o modo de convicção e a afirmação de Divine unidade é extremamente curta, direta, direta, e fácil, enquanto os modos de incredulidade e negação são extremamente prolongados, difíceis, e perigosos. Quer dizer, incredulidade e a associação de sócios com Deus não são sustentáveis nesta reta, universo sábio no qual tudo é dirigido abaixo o caminho mais fácil e mais curto, e convicção e a afirmação de Divine unidade é como necessário e essencial no universo como o sol.
Também, o mais confortável, benéfico, e o modo mais curto e mais seguro em moralidade humana e conduta é o modo do caminho direto e moderação.
Por exemplo, se o poder de razão divergir da sabedoria do modo mediano e o caminho direto fácil, benéfico, entra em qualquer excesso e um wiliness pernicioso, ou deficiência e uma estupidez calamitosa, e é presa a todos os tipos de dificuldades nos caminhos prolongados deles/delas.
E se o poder de raiva não segue o caminho de coragem que é o modo mediano que desce em qualquer excesso e uma fúria mais prejudicial, opressiva e arrogância, ou em deficiência e um humilhou, covardia dolorosa e timidez, e como a penalidade para o erro de divergir do caminho direto, sofre tormentos contínuos da consciência.
E se o poder de apetites animais vaguear do modo mediano seguro de castidade, entra em qualquer excesso e uma debocheira calamitosa, vergonhosa e imoralidade, ou em deficiência e frigidez, está isso, uma inabilidade para experimentar prazer, e sofre os tormentos daquela doença de espiritual.
Assim, em vida pessoal e vida social, de todos seus modos, o caminho direto é o mais fácil, mais curto, e mais benéfico como estes. E modos diferente de o caminho direto estão cheio de dificuldades, e é prolongado e prejudicial.
Quer dizer, da mesma maneira que nos Guia ao caminho direto é uma súplica inclusiva e adoração largo-alcançando, assim indica uma prova de Divine unidade, instrução em sabedoria, e treinamento moral.
SÉTIMA FRASE: ‘O caminho desses quem Você abençoou '
Uma indicação concisa da prova conteve nesta frase:
Primeiramente: A resposta para a pergunta de quem “esses” é, é o verso:
Dos profetas [que ensinam], o sincero [os amantes da verdade], as testemunhas [ou mártires] [que testemunham], e o íntegro [que fazem bem].10
Este verso lista as quatro classes de gênero humano que recebeu a generosidade de direito-orientação. Quer dizer, com “os profetas” indica Muhammad (Paz e bênçãos estão nele), que é o líder das quatro classes, com “o sincero [os amantes da verdade]” Abu Bakr o Verdadeiro, e com “as testemunhas [ou mártires] [que testemunham]” ‘Umar, Uthman, e ‘Ali (maio Deus seja agradado com eles). Com estas profecias que depois do Profeta Muhammad (PBUH) e depois de Abu Bakr, ambos o ‘Umar, e ‘Uthman, e ‘Ali seria Califas e mártires, este verso exibe um flash de miraculousness.
Secundariamente: A verdade de Divine unidade que este a maioria elevou, mais verdadeiro e justamente-guiou quatro classes de gênero humano ensinaram com toda sua força desde o tempo de Adão, com provas inumeráveis, milagres, maravilhas, evidências, e iluminações, e quem afirmou a maioria de gênero humano, está certamente tão definido quanto o sol. Com as centenas deles/delas de milhares de milagres e provas, estes sócios preeminentes de gênero humano provaram a veracidade deles/delas e veracidade, e os consensos deles/delas e acordo em assuntos positivos como Divine unidade e a existência necessária do Criador forma tal uma prova que pode ser duvidado de nenhuma maneira. Eles são o mais direto e os mais verdadeiros e verificaram de guias e os líderes em perfeição entre gênero humano, e o homem é o resultado mais importante do universo, o Divine vicegerent em terra, e de criaturas vivas o mais elevado e com a capacidade mais inclusiva. Esses então que não reconhecem uma verdade na qual essas quatro classes concordaram por unanimidade, e nega as verdades nas quais eles acreditaram unshakeably, com ‘certeza absoluta ', visão de ‘de certeza ', e conhecimento de ‘de certeza ', e com prova de qual eles puseram o universo adiante junto com todos seus seres, tais negadores perpetram um crime infinito seguramente e estão merecendo de castigo infinito.
OITAVA FRASE: ‘Not esses que receberam Sua ira nem esses que foram ' desencaminhadamente
Uma indicação concisa da prova conteve nesta frase:
Baseado em relatórios unânimes, e eventos universais, certos e observações, história humana e o scriptures revelado sagrado relacionam em moda clara, definida como em milhares de succour de ocasiões wondrously chegaram do Não visto para os profetas, as pessoas do caminho direto, e como o que eles buscaram era exatamente determinado eles, e como em centenas de ira de ocasiões e sopros divinos foi visitado nos inimigos deles/delas, os negadores. Isto demonstra conclusively e unmistakably que o universo e gênero humano dentro disto têm um soberano, há pouco, generoso, munificente, poderoso, dominando Disposer e Sustainer Que em vário wondrously de incidentes histórico deram vitória e salvação em muitos dos profetas como Noé, Abraham, Moses, Hud, e Salih (Paz está neles), e visitou calamidades divinas terríveis em numerosos opressores e negadores goste do Thamud, Anúncio de ‘, e Pharaoh, como castigo neste mundo também para rebelião contra os profetas.
Desde o tempo de Adão (Paz está nele), duas correntes sumamente contraditórias nos desceram. A pessoa é isso das pessoas de prophethood, retidão, e convicção que, seguindo o caminho direto, receba a generosidade de felicidade neste mundo e o próximo. Desde que eles agem conforme a verdadeira beleza, ordem, e perfeição do universo, eles ambos recebem o favours do Dono do universo, e sofre felicidade neste mundo e o próximo. Sendo os meios de gênero humano que sobe ao nível dos anjos, ou mais alto, pelas verdades de convicção eles atingem a um tipo de Paraíso neste mundo, e para felicidades no futuro, e eles fazem outros ganhar estes também.
Como para o segundo atual, porque diverge do caminho direto e por excesso e deficiência transforma a inteligência em um instrumento de tortura que acumula dores, lança a humanidade até um grau abaixe que os animais. Além disso, além de receber os sopros de Divine ira em troca do mal deles/delas neste mundo, devido às inteligências deles/delas, eles vêem o universo como um lugar de luto universal e como o matadouro de criaturas vivas que tombam em cima de em morte, e como sumamente feio e confuso, fazendo as consciências deles/delas assim sofrer um Inferno perpétuo neste mundo e fazendo para eles merecendo de tormento perpétuo dentro o próximo.
Assim, o verso,
Não esses que receberam Sua ira nem esses que foram desencaminhadamente
ao término de Sura al-Fatiha nos informa destas duas correntes poderosas. Também é a fonte, base, e mestre de todas as comparações dentro o Risale-i Nur. Desde os tratados do Risale-i Nur expõem este verso com centenas de comparações, nós o recorremos a eles para explicação adicional, e aqui basta com esta indicação breve.
NONA FRASE: ‘Amém '
Uma insinuação extremamente breve para isto:
A freira em na'budu e nasta'in mostra para nós essas três grandes congregações, particularmente as congregações desses que afirmam o Divine unidade na mesquita do Mundo de Islã, e especialmente as congregações de milhões que executam as orações naquele momento, e nos coloca entre eles e abre o modo para nós recebermos uma parte da intercessão deles/delas; nós também, então, pela palavra “Amém,” una nas súplicas daquela congregação de acreditar os adoradores, afirmando o que eles dizem, e oferecer um argumento que a intercessão deles/delas e buscando de ajuda serão aceitados. Transforma nossa adoração insignificante, súplicas, e solicitações em adoração universal, extensa, enquanto fazendo dominicality universal responder a isto. Quer dizer, pelo mistério da fraternidade de convicção e unidade islâmica, pelos laços de unidade da congregação de milhões na mesquita do mundo islâmico na hora das orações, e por meio de ‘rádios espirituais, ' o “Amém” ao término de Sura al-Fatiha adquire universalidade e pode se tornar milhões de “Amens. ”11
Todo o elogio é a Deus, o Sustainer de Todos os Mundos.
Glória é até para Você! Nós não temos nenhum conhecimento a menos que o qual você nos ensinou; realmente, Você é Todos-instruído, Todos-sábio.12
No Nome de Deus, o Misericordioso, o Compassivo
E de Ele nós buscamos ajuda
[Parte Três de uma única lição da terceira Escola de Joseph]
Introdução
Separe foram escritos Dois ao comando incluído de Sura al-Fatiha nas cinco orações diárias, e pelo effulgence de ‘testemunho eu que há nenhum deus mas Deus. ' Now me obrigaram—por três razões não me permitem no momento descobrir—escrever esta Terceira Parte, incitou pela língua de ‘que eu testemunho aquele Muhammad é o Mensageiro de Deus, ' e pelo effulgence dos versos sublimes ao término de Sura al-Fath:
É Ele Que enviou o Profeta dele com orientação e a Religião de Verdade, proclamar isto em cima de toda a religião, e bastante é Deus para uma Testemunha. * Muhammad é o Mensageiro de Deus; e esses que estão com ele são fortes contra incrédulos, [mas] compassivo entre cada other,13
que contêm cinco predições milagrosas. Se referindo os detalhes, explicações, e documentou provas a Os Milagres de Muhammad em Zülfikâr que é sobre o Messengership de Muhammad (PBUH), e para o árabe al-Hizb al-Nuri em O Sinal Supremo, aqui será escrito muito brevemente e concisamente no segundo e terço de três Indicações de ‘', um resumo do Hizb al-Nuri e um tipo de tradução da parte do testemunho de fé “Muhammad é o Mensageiro de Deus” o qual eu constantemente uso em meu pensamento refletivo árabe junto com a afirmação de Divine unidade, os repetindo no tesbihat que segue as orações.
PRIMEIRO INDICAÇÃO
Muhammad (Paz e bênçãos estão nele), que respondeu com adoração universal e ensinando à manifestação do dominicality do Dono do universo, e o Godhead eterno dele, e as generosidades infinitas dele, é como necessário para o universo como é o sol. Porque ele é o mestre supremo de gênero humano e seu maior profeta, a Glória do Mundo, e o a pessoa se dirigiu por “Se não para você, se não para você, eu não tivesse criado as esferas. ”14 A Realidade de Muhammadan era a razão para a criação do mundo, e é seu resultado e a maioria fruta perfeita. Tão também, verdades conectaram com o universo como suas verdadeiras perfeições e seu sendo os espelhos duradouros de um Belo eterno de Glória, e a manifestação dos Nomes dele, e os trabalhos—carregou com deveres—dos atos sábios dele, e as missivas mais significantes dele, e seu agüentando um mundo perpétuo, e seu produzindo o resultado do futuro e um domicílio de felicidades para as quais todas as criaturas conscientes anseiam,—estes são tudo percebidos pelo Muhammadan (PBUH) Realidade e o messengership dele. Desde que isto é assim, o universo testemunha poderosamente e decisivamente ao messengership dele. Além disso, o messengership de Muhammad (PBUH) e a Realidade de Muhammadan dá certas notícias boas de vida eterna que para ser economizado de non-existência, nada, extinção eterna, e aniquilação absoluta, dianteiro o Mundo de Islã, e todo o gênero humano e todas as criaturas conscientes, constantemente e seriamente busque, com todos os poderes das naturezas inclusivas deles/delas, com as línguas de todas suas habilidades, e com todas suas súplicas, adoração, e solicitações. Eles testemunham assim ao messengership de Muhammad e a Realidade de Muhammadan, enquanto endossando que ele é o orgulho de gênero humano e o mais nobre de criaturas. Além disso, conforme a regra “a causa está como o fazedor,” o equivalente de todos os trabalhos bons executados diariamente por trezentos e cinqüenta milhões de crentes que são registrados dentro Muhammad (Paz e bênçãos estão nele) livro de trabalhos bons, e a única pessoa de Muhammad (PBUH) atingindo a uma estação de ‘' que manifesta a adoração universal e effulgence de centenas de milhões de adoradores íntegros, e talvez milhares de milhões, testemunha em moda verdadeiramente poderosa ao messengership dele, enquanto afirmando isto.
SEGUNDA INDICAÇÃO
O seguinte indica mais de vinte testemunhos que eu sempre considero refletidamente no curso de minhas preces:
Muhammad é o Mensageiro de Deus, já fiel à promessa dele, pelo testemunho do aparecimento súbito dele com uma religião perfeita, Islã, e Shari‘a apesar de ser analfabeto, com a convicção mais firme, fé, e adoração, a causa mais elevada, súplicas, e orações, a mensagem mais geral, firmeza absoluta, e fertilidade maravilhosa, tudo sem igual.
Uma tradução do above15 e uma exposição breve de seu significado é os testemunhos seguintes ao messengership de Muhammad (PBUH).
O Primeiro é uma prova de prophethood que procede de onze dos atributos dele e estados. Sim, o se aparecendo dele—apesar de ser analfabeto—de repente e sem experiência com uma religião que partiu em assombro os homens instruídos e filósofos de quatorze séculos e ganhou lugar primeiro entre as religiões reveladas um atributo é sem igual.
Também unequalled é o fato que Islã que emergiu das palavras dele, ações, e conduta educou a toda hora e treinou os espíritos, almas, e mentes de trezentos e cinqüenta milhões de pessoas, enquanto os levando a avanço espiritual.
Além disso, ele se apareceu com tal um Shari‘a que durante quatorze séculos regeu com seu só leis um quinto de gênero humano, conduzindo isto a material e progresso espiritual.
Tão também que Sendo (PBUH) se apareceu com tal uma fé e credo, e tal força de convicção que todas as pessoas de realidade afirmaram por unanimidade que, desde que eles recebem effulgence perpétuo disto, a convicção dele estava ao grau mais alto e mais forte. A oposição dos oponentes inumeráveis dele àquele tempo que não o causa a ansiedade mais leve, dúvida, ou dúvida, também mostra que a força da convicção dele era sem igual ou como.
Ele também exibiu tal adoração de Deus e servidão a Ele que reunindo o começo e fim de adoração, imitando ninguém, ele viu e conformou aos mistérios mais sutis de adoração, e os cumpriu até mesmo em tempos de maior perturbação. Este era um atributo incomparável, como era o oferecimento dele tais orações, súplicas e solicitações para o Criador dele que até o presente não foi alcançado o grau dele, até mesmo com a reunião de muitas mentes. Por exemplo, na súplica Jawshan al-Kabir, levando como intercessor mil e um Divine Names, ele assim descreve e se familiariza o Criador dele que tem nenhum goste. Assim, ninguém atingiu ao conhecimento dele de Deus.
Ele chamado as pessoas a religião com tal firmeza e anunciou o prophethood dele com tal coragem que embora as pessoas dele, o tio dele, os grandes poderes do mundo, e os seguidores das religiões anteriores eram todo contrários e hostis a ele, ele não temeu ou segurou até mesmo um anote rapidamente, mas os desafiou tudo e prosperamente realizou a tarefa dele. Este também era um atributo inigualado.
Assim, esta oito forma de atributos maravilhosa, sem igual um testemunho verdadeiramente poderoso para a veracidade dele e prophethood. Eles também mostram que há certeza completa que interessa a seriedade absoluta dele, probidade, veracidade, e veracidade. Diariamente no tashahhud com milhões de línguas o Mundo de Islã declara: “Paz está em você, Profeta de O! E pode a clemência de Deus e bênçãos estão em você.” submete à função com que ele foi carregado, e afirmando as notícias boas da felicidade eterna que ele trouxe, isto gratefully diz: “Paz está em você, Profeta de O!” em face ao modo seguro que conduz a vida eterna que gênero humano busca e anseia com um desejo inato, profundo, enquanto o reunindo assim em espírito e o felicitando no nome de trezentos milhões, realmente, milhares de milhões.
O Segundo Testemunho que inclui vinte testemunhos universais como também muitos outros: Pelo testemunho para a veracidade dele de todas as verdades dos pilares de convicção.
Quer dizer, as verdades, realidades, e veracidade dos seis pilares de convicção testemunham decisivamente para Muhammad (PBUH) messengership e veracidade. Para a personalidade coletiva da vida dele como o Mensageiro e a base de tudo reivindicou ele e a essência do prophethood dele seja esses seis pilares. Em qual caso, todas as evidências que verificam os pilares de convicção provaram a verdade de Muhammad (PBUH) messengership, e a veracidade dele. As evidências para o futuro dos outros pilares de fé estão adiante fixas em As Frutas de Convicção (Meyve Risalesi) e as Adendas do Décimo Word; e todos os pilares junto com as provas deles/delas formam uma prova do messengership dele.
O Terço Testemunho Universal que inclui milhares de testemunhos: Pelo testemunho do ego dele (Paz e bênçãos estão nele), pelos milhares dele de milagres, perfeições, e moralidade boa.
Isso é: ele era uma prova dele tão brilhante quanto o sol, pelo testemunho poderoso para o messengership dele e veracidade dos milhares dele de milagres, conseguimentos e perfeições, e o caráter elevado dele e moralidade boa. Sim, como é provado no tratado maravilhoso de Os Milagres de Muhammad (PBUH) por mais de trezentas narrações de som, conforme os versos explícitos,
E o split,16 de lua
e
E quando você lançou, não era você que lançou; era bastante Deus que threw,17
a lua que divide em dois ao sinal de um único dedo da mão dele; e água que flui adiante em cinco primaveras dos cinco dedos da mesma mão, e um exército sedento inteiro bebendo destes e testemunhando a isto; e o lançando um punhado de pó com a mesma mão a um exército inimigo atacando dele, e o torneamento deles/delas segue e fugindo quando o pó entrou nos olhos de tudo deles; e seixos pequenos que proferem glorificações na mesma mão, como se eles eram humanos, enquanto dizendo: “Glória é a Deus!”—centenas de incidentes como estes, que estão relacionados em ‘narrações de ' sãs; e alguns sobre qual há relatórios unânimes descreveu nas histórias, e milagres que de acordo com estudantes exatos numeraram ao redor de mil, enquanto se aparecendo à mão dele; e de acordo com o amigo e inimigo semelhante os atributos bons dele e caráter bom que são do degree;18 muito mais alto e o acordo unânime—ao grau de ‘certeza absoluta '—de todas as pessoas de realidade que atingiu a perfeição espiritual pelo seguir e alcançou ‘a visão de certeza ' nas realidades que Muhammad (PBUH) perfeições e conseguimentos eram do nível muito mais alto; e as realizações espirituais do Mundo de Islã que procede da religião dele; como também as verdades de Islã poderoso—tudo estes fornecem evidência para as perfeições maravilhosas dele. Isto seguramente significa que este Ser (PBUH) testemunhou em moda mais brilhante e universal ao próprio messengership dele.
O Quarto Testemunho que inclui numerosos testemunhos poderosos: Pelo testemunho do Qur'an, com todas suas verdades e provas. Quer dizer, o Qur'an de Exposição Milagrosa testemunha ao messengership dele e veracidade com suas verdades inumeráveis e provas.
Sim, com todas suas verdadeiras verdades, o Qur'an de Estatura Poderosa que como é provado Zülfikâr é milagroso em quarenta cumprimentos, tem illumined quatorze séculos e governou por suas leis de unchanging um quinto de gênero humano; e daquele tempo para isto desafiou tudo esses que opuseram isto; e nem mesmo um do suras do qual qualquer um ousou produzir o igual de; e como é provado em O Sinal Supremo cujo seis aspectos são luminosos e não podem ser penetrados através de dúvidas; e de quem veracidade é endossada por seis ‘supremo estaciona '; que está baseado em seis verdades de unshakeable; e é avidamente e respeitosamente recitado todo momento por centenas e milhões de línguas, e se inscreve com sua santidade nos corações de hafizes; e de de quem testemunho procede todo o testemunho e convicção do Mundo de Islã; e de de quem fluxo de fonte adiante todas as ciências de convicção e de Islã; e da mesma maneira que afirma todo o scriptures revelado prévio, assim é afirmado por eles;—com todas suas verdades e todas suas provas de sua veracidade, o Qur'an de Estatura Poderosa testemunha à veracidade e messengership de Muhammad (Paz e bênçãos estão nele).
O Quinto, Sexto, Sétimo, e Oitavos Testemunhos Universais:
Pelo testemunho de Jawshan al-Kabir, e a santidade de suas insinuações; e o Risale-i Nur, e o poder de suas provas; e o passado, e a unanimidade de seus sinais de um profeta futuro; e o futuro, e a confirmação de milhares de seus eventos.
Quer dizer, Jawshan al-Kabir que olhares ambos explicitamente e allusively para mil e um Divine Names; é uma súplica maravilhosa que em um respeito procede do Qur'an; é superior a todas as outras preces recitadas por esses que avançam em conhecimento de Deus; que foi trazido como revelação por Gabriel durante uma expedição militar que disse: “Jogue sua armadura fora e em seu lugar leu este Jawshan!”—as verdades contém e suas descrições perfeitamente precisas do Sustainer testemunham Muhammad (PBUH) messengership e veracidade. Tão também, por provar racionalmente e logicamente como uma única prova com seus cem e trinta separa todas as verdades do messengership de Muhammad (PBUH), e assuntos pedagógicos que na visão de filosofia são remoto de razão na moda mais razoável e fácil como se eles estavam antes dos mesmos olhos da pessoa, o Risale-i Nur—o qual em um respeito recebeu effulgence do Jawshan e nasceu disto—testemunha em moda universal para Muhammad (PBUH) messengership e veracidade.
Também, o passado era uma testemunha universal ao messengership dele, para numerosos incidentes que aconteceram antes do começo do prophethood dele chamados irhasat, e maravilhas que foram contadas como milagres do profeta próximo e estão por unanimidade relacionado nas histórias e livros de biografia, testemunhe em moda autêntica ao messengership dele. Estes são de muitos tipos diferentes. Uma parte deles é descrita nos Testemunhos de ‘próximos ' abaixo, e outros estão relacionados na forma de narrações sãs em Zülfikâr e em livros de história.
Por exemplo, perto do tempo do Profeta (PBUH) nascimento apedreja o ser choveu das garras dos pássaros de ababil nas cabeças dos soldados de Abraha que tinham vindo destruir o Ka‘ba; e na noite do nascimento dele os ídolos no Ka‘ba tudo que tombam em cima de; e o palácio de Chrosroes o Persa sendo destruído; e o Zoroastrians ' fogo-adorador despedem o ser extinguido que noite que tinha estado queimando continuamente durante mil anos; e nos certos relatórios de Bahira o Monge e Halima al-Sa‘diya, nuvens que lançam ao redor para sombras a cabeça dele; numerosos eventos gostam estes deram prevenindo do prophethood dele antes de seu começo.
Também, havia muito muitos eventos de tipos discrepantes que ele predisse aconteceriam no futuro, quer dizer, depois da morte dele. Alguns eram profecias sobre a Família dele e Companheiros, e as conquistas de Islã que é determinado em Os Milagres de Muhammad em Zülfikâr junto com as fontes autênticas deles/delas. Outros eram oitenta predições precisas, inclusive ‘Uthman (maio Deus seja agradado com ele) sendo martirizado enquanto lendo o Qur'an, Husayn (maio Deus seja agradado com ele) sendo martirizado a Karbala, as conquistas de Síria e Irã e Istambul, e aparecimento do ‘dinastia de Abbasid, e Jenghiz e Hulagu derrotando e destruindo isto, tenha tudo sido descrito em detalhes em base de narrações sãs e os livros de história e a biografia do Profeta. Isto significa aquelas numerosas predições de eventos futuros, e o futuro que provou Muhammad (PBUH) veracidade, também testemunhe em moda poderosa e universal ao messengership de Muhammad e sua veracidade.
O Nono, Décimo, Décimo primeiro, e Décimos segundos Testemunhos:
Pelo testemunho da Família de Muhammad para a veracidade dele pelo poder da certa convicção deles/delas ao grau de ‘certeza absoluta; ' e dos Companheiros dele, pela convicção perfeita deles/delas ao grau de ‘a visão de certeza; ' e dos estudantes purificados pelo poder das investigações deles/delas ao grau de conhecimento de ‘de certeza; ' e dos postes espirituais, pela conformidade das iluminações deles/delas e desdobramentos com o messengership dele e sua certeza.
Quer dizer, dos testemunhos universais para Muhammad (PBUH) veracidade e veracidade,
O Nono: Com a convicção unânime e absolutamente certa deles/delas, e os desdobramentos deles/delas e iluminações, e a orientação extraordinária que eles deram para o Umma e para o maravilha-funcionamento deles/delas, os grandes santos de Profeta (PBUH) a Família que em bênçãos para o Profeta é segurado igual aos descendentes de Abraham (Paz está nele), que manifestou o significado de “Os estudantes de minha comunidade são o equivalente dos profetas das Crianças de Israel,”19 e ‘Ali, Hasan, Husayn, e o doze Imams da Família do Profeta, e os postes espirituais e líderes como Gawth al-A‘zam, Ahmad al-Rufa'i, Ahmad al-Badawi, Ibrahim al-Dassuqi, e Abu'l-Hasan al-Shazali tudo ratificaram pela convicção deles/delas e testemunhos o messengership, veracidade, e veracidade de Muhammad (PBUH).
O Décimo: Os Companheiros do Profeta, considerou o mais elevado e estimou grupo depois dos profetas, pela luz de Muhammad (PBUH) entrou para governar com justiça de leste para oeste apesar de ser os nômades analfabetos pouco tempo, e se tornando os mestres avançados, educados, civilizados, professores, diplomatas e só juízes, eles derrotaram poderes mundiais e fizeram aquele século em uma idade de felicidade. Pelo poder dos muitos milagres eles testemunharam com os próprios olhos deles/delas depois de examinar todo aspecto da conduta dele, eles abandonaram as inimizades anteriores deles/delas e os modos dos antepassados deles/delas, e muitos deles como ibn de Khalid al-Walid e Ikrima que Ibn Abu Jahl deixou o tribalism dos pais deles/delas. O Islã abraçando deles/delas em verdadeiramente dedicado e ego-sacrificando maneira, e acreditando na veracidade de Muhammad e messengership ao grau de visão de ‘de certeza ' forma um unshakeable testemunho universal.
O Décimo primeiro: A convicção no messengership de Muhammad e veracidade de maneira debatida, lógica ao grau de conhecimento de ‘de certeza ' do mujtahids, imams, e os estudantes autorizados que são conhecido como o purificado e verdadeiro e dos milhares de estudantes investigativos como os filósofos brilhantes Ibn Sina e Ibn Rushd, baseado em milhares de argumentos categóricos e provas definitivas, cada partidário o próprio modo dele, formas um testemunho tão universal que só um com a inteligência de tudo deles pudesse os opor.
Um dessas testemunhas inumeráveis é na atualidade o Risale-i Nur antes do qual os negadores se acharam desamparado, enquanto enganando a polícia assim e judiciário, tentou silenciar isto por meio dos tribunais.
O Décimo segundo: No progresso espiritual deles/delas, as pessoas de profoundest de realidade e investigadores nas realidades conhecidas como postes espirituais, cada um de quem puxou no círculo da instrução dele uma parte significante do Umma no Mundo de Islã, e pela orientação maravilhosa dele e maravilha-trabalhando fizeram essas pessoas avançar espiritualmente, e de quem progresso estava baseado em iluminação e descobrindo as realidades em lugar de provas—eles viram experientially de ‘' pelas iluminações deles/delas Muhammad (PBUH) messengership e veracidade e que a veracidade dele era do grau muito mais alto. O unânime deles/delas e conformando testemunho mutuamente ao prophethood dele forma tal uma assinatura que ninguém que não atinge enormemente de perfeições tão elevado quanto tudo deles pode apagar isto.
O Décimo terceiro Testemunho que consiste em quatro provas universais, mais extensas e definidas:
Pelo testemunho do passado e o acordo nas novidades do soothsayers, as vozes do Não visto, e o gnostics em todos os períodos do passado, e o testemunho das novidades dos profetas e Divine os mensageiros, Paz está neles, e as notícias boas do messengership de Muhammad, Paz e bênçãos estão nele, no scriptures santo prévio.
Uma explicação breve da anterior passagem será dada aqui, para lá detalhes precisos estão junto com as cadeias de autoridades na seção de fim de Os Milagres de Muhammad, em Zülfikâr.
É registrado com narrações sãs, e em parte com relatórios unânimes, nas histórias e livros de Hadith e a biografia do Profeta que entre o mais proeminente e famoso de gênero humano em últimos tempos, dianteiro os profetas e o gnostics, soothsayers, e ‘expressa do ' Não visto predisse Muhammad (PBUH) messengership e vindo por unanimidade, explicitamente e repetidamente na forma de irhasat. Como o mais poderoso e certo desses milhares de predições é descrito em detalhes em Os Milagres de Muhammad, nós o recorremos a isso e aqui só diz por via de uma indicação breve: fora de centenas no scriptures revelado do Torah, Evangelhos, e Salmos, trouxe pelos profetas, vinte versos sobre o prophethood de Muhammad (PBUH) que estão perto de ser explícito é escrito na Décima nona Carta (Os Milagres de Muhammad). Enquanto Husayn al-Jisri ache cem versos sobre o prophethood de Muhammad, apesar das numerosas corrupções nos textos deles/delas feitos pelos judeus e cristãos, e lhes escreveu no livro dele.20
De acordo com uma narração sã interessar que era relatórios unânimes, o soothsayers, e Shiqq dianteiro e Satih que por meio de jinns e seres de espírito deram informação aproximadamente o Não visto e é chamado médio agora, predisse a vinda do Mensageiro de Deus explicitamente (PBUH) e que ele esfregaria fora o Império Persa. Eles declararam repetidamente de certo modo isso não pôde ser duvidado que um profeta fosse brevemente se aparecer no Hijaz.
Semelhantemente, ibn de Ka‘b Lu'ayy, um dos antepassados do Profeta e um gnostic, e muitos outro gnostics e os santos daquele tempo como as regras de Iêmen e Abissínia, ibn de Sayf Dhi Yazan e Tubba, predisse claramente Muhammad (PBUH) messengership, e proclamou isto na poesia deles/delas. São incluídos os mais importantes e certo destes na Décima nona Carta. Um desses reis iguala dito: “Eu escolheria ser Muhammad (PBUH) o criado em preferência para reger este reino.” Outro disse: “Se eu tivesse vivido para o ver, eu teria sido o primo dele.” Quer dizer, eu teria sido criado dedicado e ministro do igual ‘Ali dele (maio Deus seja agradado com ele). As histórias e livros de biografia publicaram todas estas profecias, enquanto mostrando que o gnostics afirmaram Muhammad (PBUH) messengership e veracidade com um testemunho poderoso, universal.
Semelhantemente, seres de espírito chamaram hatif de ‘, ' que é ouvido mas não é visto, predições feitas sobre o messengership de Muhammad, igual ao gnostics e soothsayers, que predizem o prophethood dele em moda mais explícita. Também, predizendo o prophethood dele, muitas outras coisas afirmaram o messengership dele e veracidade, como animais sacrificados a ídolos, ídolos, e túmulos, enquanto testemunhando pela língua de história.
O Décimo quarto Testemunho: O pedaço árabe seguinte alude ao testemunho poderoso do universo:
Pelo testemunho do universo para o messengership inclusivo de Muhammad (PBUH) por suas pontarias e o Divine pretende nisto que não viria caso contrário a nada para pelo enviar de homem e particularmente de Muhammad seu valor e deveres eram estabelecidos, e suas belezas e perfeições ficaram claras, e a sabedoria em suas verdades foi percebida. Para o messengership dele os revelou e era os meios da realização deles/delas. Se não tivesse sido para o messengership dele, este universo perfeito, este livro poderoso eterno e significante, não teria ido por nada, seus significados teriam desaparecido e suas perfeições recusaram totalmente que é impossível em numerosos cumprimentos.
Em O Sinal Supremo, o anterior é interpretado como segue:
Da mesma maneira que o universo aponta a seu Fabricante, Escritor, e Inscriber Que criam administra, e organiza isto, e Quem decorando, determinando, e planejando isto, tem disposição em cima disto como se era um palácio, um livro, uma exibição, ou lugar de exibição; assim requer e exige um arauto elevado, um descobridor verdadeiro, mestre exato, um professor fiel que conhecerá o Divine propósitos em sua criação e os fará conhecido, e ensinará os exemplos de sabedoria de dominical em suas mudanças, e anuncia os resultados de seus movimentos obedientes, e proclama seu valor e as perfeições dos seres dentro disto. Desde que isto é assim e aponta à existência dele, enquanto seguramente testemunhando em moda poderosa e universal à veracidade de Muhammad (Paz e bênçãos estão nele), que executou estes deveres melhoram que qualquer um, e ao ser o funcionário mais alto e mais leal de seu Criador dele, declara: “Eu testemunho aquele Muhammad é o Mensageiro de Deus.”
Sim, pelo Muhammad Claro (PBUH) trouxe a natureza do universo, valor, e perfeições, e os deveres, resultados, e valor dos seres dentro disto e o fato que eles são os funcionários, tudo foram conhecidos e foram percebidos. De topo assentar isto se tornaram o Divine missivas cheio de significar, um dominical encarnado Qur'an, e uma exibição magnífica de Divine trabalhos. Se não para a Luz dele, se torna uma mera ruína desolada, confuso, um lugar terrível de lamentar, tombando em cima de no darknesses de non-existência, nada, morte, e obliteração. Está por causa desta verdade que as perfeições do universo, transformações propositadas, e significados eternos declaram em moda poderosa: “Nós testemunhamos aquele Muhammad é o Mensageiro de Deus!”
O Décimo quinto Testemunho: O seguinte é um pedaço árabe que inclui numerosos testemunhos sagrados. Indica o testemunho sagrado para Muhammad (PBUH) messengership dado pelos atos do dominicality e ações de clemência do Necessariamente Existente Que tem disposição em cima do universo, e por De quem vai, comande, e poder acontece toda a mudança e transformação, movimento e resto, de partículas minuciosas para os planetas, e todas as disposições de vida e morte.
Pelo testemunho do Dono do universo, seu Criador e Disposer, para o messengership de Muhammad, pelas ações da clemência dele e atos do dominicality dele; como a clemência de revelar a ele o Qur'an de Exposição Milagrosa; e exibindo muitas variedades de milagres à mão dele; e o ajudando e o protegendo em todas as circunstâncias; e por perpetuar a religião dele junto com todas suas verdades; e o elevando a uma posição de respeito alto e honour e favor em cima de todas as criaturas, como será visto e será observado; e o ato dele de dominicality de fazer para o messengership de Muhammad um sol espiritual no universo, e fazendo para a religião dele o índice das perfeições dos criados dele; e fazendo para a realidade dele um espelho inclusivo para as manifestações do Godhead dele; e o o confiando com deveres necessário para a existência de criaturas no universo dele como clemência, sabedoria, e justiça, tão necessário quanto comida e molha, e ar e luz.
Detalhes se referindo deste testemunho mais extenso, certo, e sagrado para o Risale-i Nur, aqui nós somente daremos uma olhada em um significado breve e conciso disto.
Desde então—conforme a justiça e sabedoria, clemência, favour, e proteção que nós vemos no habitual, disposições em ordem no universo—isto a prática é de dominicality sempre proteger o bem e sopros de transação ao ruim e mentirosos, como exigido por ‘os atos da clemência dele, ' este Disposer mundial e Administrador revelaram o Qur'an de Exposição Milagrosa a Muhammad (PBUH); e Ele deu nele quase mil milagres de mesmo muitos tipos; e compassivamente o preservou em todas as circunstâncias e situações perigosas, até mesmo por meio de um pombo e uma aranha; e lhe deu sucesso completo em todos seus deveres; e perpetuou a religião dele junto com todas suas verdades; e fez a religião dele de Islã esparramar em cima de toda a terra e para todo o gênero humano; e o elevando a uma posição de honour acima de tudo criaturas e um grau permanente de aceitação superior para todos o preeminente de gênero humano e, como é de acordo pelo amigo e inimigo semelhante, dado nele o caráter mais alto e qualidades, e fez para um quinto de gênero humano a comunidade dele—tudo do qual testemunham decisivamente à fidelidade dele e messengership; assim nós vemos do ponto de vista de ‘os atos de dominicality ' que este Disposer mundial e Administrador fizeram Muhammad (PBUH) messengership um sol no universo, e como é provado dentro o Risale-i Nur, fez isto dispersar todos os tipos de darknesses e mostrar suas verdades luminosas, e faz feliz todos os seres conscientes, realmente o universo, com as notícias boas de vida eterna; e Ele fez para a religião dele um índice de perfeições para todas as pessoas aceitáveis de adoração e um programme são para os atos deles/delas de adoração; e como é indicado pelo Qur'an e Jawshan, Ele fez a Realidade de Muhammad que a personalidade coletiva dele é, um espelho inclusivo para as manifestações do Godhead dele; e como é indicado pelas supracitadas verdades, e pelo fato que diariamente durante quatorze séculos ele ganhou o equivalente de todos os trabalhos bons de todos sua comunidade, e pelos trabalhos dele e rastros na reunião social de homem e vida espiritual, Ele lhe fez o líder mais alto, mestre, e autoridade de gênero humano; e o enviou à ajuda de gênero humano com deveres sagrados, sublimes, e fez os homens como necessitado para a religião dele, o Shari‘a dele, e as verdades de Islam21 como elas são para clemência, sabedoria, justiça, comida, ar, água, e luz; oferecendo testemunho sagrado assim para Muhammad (PBUH) messengership com doze provas universais, decisivas—desde que isto é assim, é a todo possível que o messengership de Muhammad (PBUH), o qual manifesta assim estes testemunhos universais, extensos do Dono do universo Que não é indiferente à ordenação da asa de uma mosca igualam ou uma flor, não deveria ser um Sol do universo?
Cada um destes quinze Testemunhos inclui numerosos testemunhos, e pela língua de milagres o Segundo inclui milhares até mesmo, enquanto provando a profissão assim “eu testemunho aquele Muhammad é o Mensageiro de Deus” poderosamente e definitivamente e proclamando sua realidade, valor, e importância, de forma que diariamente cinco vezes no tashahhud o Mundo de Islã anuncia isto ao universo com milhões de línguas. Tão também, milhares de milhões de unhesitatingly de crentes aceitam e afirmam que o Muhammadan (PBUH) Realidade que é a base daquela profissão é a semente original do universo, uma razão para sua criação, e sua fruta mais perfeita. E o Dono do universo (maio a Glória dele seja exaltada) fez aquela personalidade de coletivo de Muhammad (PBUH) o arauto mais alto da soberania do dominicality dele; o revelador preciso do talismã do universo e enigma de criação; um exemplar lustrando do favour dele e clemência; uma língua eloqüente da compaixão dele e amor; o bringer mais poderoso das novidades boas de vida perpétua e felicidade no reino eterno; e dos mensageiros dele, o Profeta final e maior dele.
Pode ser visto disto isso que um grande erro, tolice, e crime que essas pessoas cometem que não aceitam uma verdade como isto, ou não prende nenhuma importância a isto, e isso que uma perda terrível que eles sofrem.
Assim, como indicado Dois em parte, Sura al-Fatiha nas orações rituais se manifesta com provas decisivas a afirmação de Divine unidade na profissão “eu testemunho que há nenhum deus mas Deus,” que é dito no tashahhud, enquanto fixando assinaturas inumeráveis a isto; tão também esta Terceira Parte parte testemunhos poderosos à realidade de messengership reivindicada dentro “eu testemunho aquele Muhammad é o Mensageiro de Deus,” novamente declarou no tashahhud, enquanto estampando isto com assinaturas de confirmatory inumeráveis.
O Merciful do Misericordioso! Em reverência de Seu Mensageiro mais Nobre (PBUH) nos permita a intercessão dele, nos dê sucesso seguindo o Sunna dele, e nos faça neighbours para a Família dele e Companheiros no Reino de Felicidades! Amém. Amém. Amém.
O Deus! Lhe Conceda bênçãos e paz, e para a Família dele e Companheiros, para o número das cartas do Qur'an, ambos esses recitaram e esses escritos. Amém.
Glória está até Você! Nós não temos nenhum conhecimento a menos que o qual Você nos ensinou; realmente, Você é Todos-instruído, Todos-sábio.22The Prova Lustrando


Segunda Estação
No Nome de Deus, o Misericordioso, o Compassivo
E de Ele nós buscamos ajuda
[Um das verdades conteve no último verso de Sura al-Fatiha que indica a comparação das pessoas de orientação e o caminho direto e as pessoas de misguidance e rebelião e é a fonte de todas as comparações dentro o Risale-i Nur, também é expressado em moda maravilhosa e milagrosa pelo verso de Sura al-Nur:
Deus é a Luz dos céus e a terra. A parábola da luz dele é como se havia um nicho e dentro disto um abajur; o abajur incluiu em copo; o copo como seja uma estrela brilhante; iluminou de uma árvore santificada, uma azeitona, nenhum do leste nem do oeste cujo óleo quase é luminoso, entretanto fogo escasso tocou isto: Ilumine em Luz! Deus guias quem Ele vai à Luz dele; Deus parte parábolas para homens; e Deus sabe todas as coisas.23
e um verso subseqüente:
Ou [os incrédulos ' declaram] está como as profundidades de escuridão em um oceano fundo vasto, subjugou com ondule tampado por ondule, tampou por [escuro] nuvens... (para o fim do verso) ]24
É provado no Primeiro Raio que o primeiro verso sobre, o Verso Claro, contém dez insinuações para o Risale-i Nur; prediz aquele comentário de Qur'anic milagrosamente. Esta era a razão principal o nome ‘Nur ' (luz) foi dado o Risale-i Nur. Por causa da descrição na comparação de uma viagem da imaginação em uma seção da Vinte-nona Carta, de um milagre que se assemelha a isso do “a Freira de Na‘budu” na palavra “Nur” neste verso extraordinário, o viajante em O Sinal Supremo (Âyetü'l-Kübra) interrogado o universo inteiro e todo tipo de estar para buscar, ache, e aprenda sobre o Criador dele. Ele veio O conhecer por trinta-três modos e provas forçosas com ‘a certeza de conhecimento ' e ‘a visão de certeza. ' que O viajante incansável, insaciável também viajou com a mente dele, coração, e imaginação pelos séculos e os níveis dos céus e terra, e vendo e inspecionando o mundo inteiro como uma cidade, ele às vezes montou a razão dele na sabedoria do Qur'an, às vezes em filosofia, e contemplando níveis distantes no máximo pelo telescópio poderoso de imaginação, ele viu realidade como é, e em parte nos informou disto em O Sinal Supremo.
Agora, desse muitos mundos e níveis nos que ele entrou na viagem dele da imaginação que teve o significado de uma comparação e estava completamente em conformidade com realidade, nós explicaremos por via de exemplo só três níveis, extremamente concisamente para ilustrar a comparação ao término de Sura al-Fatiha. Porém, isto só será do ponto de vista do poder de razão. Nós o nos referimos o Risale-i Nur para as outras observações e comparações.
O Primeiro Exemplo está assim:
O viajante que tinha entrado somente no mundo para achar o Criador dele e tinha se familiarizado com Ele, dito à razão dele,: “Nós perguntamos para tudo interessando nosso Criador e recebemos satisfazendo respostas perfeitamente. Para aprender sobre o Sol a pessoa tem que perguntar o próprio Sol, tão agora nós faremos uma viagem adicional para achar e nos familiarizaremos com nosso Criador pelas manifestações dos atributos sagrados dele de conhecimento, irá, e dará poder a, e pelos trabalhos visíveis dele, e pelas manifestações dos Nomes dele.” Assim ele entrou no mundo. Então as pessoas de misguidance, um segundo atual, embarcou no navio da terra. O viajante vestiu os espetáculos da ciência e filosofia que não seguem a sabedoria do Qur'an, e olhando conforme o programme da geografia que não lê o Qur'an, serra que a terra era mais rapidamente que um canhão-bola travelling setenta vezes, enquanto cobrindo uma distância de vinte-mil-ano em um ano em uma órbita no meio do infinito nulo. Tinha levado em si mesmo espécies miríades de seres vivos miseráveis, desamparados. Ele percebeu que se confundisse seu modo até mesmo durante um minuto, ou se uma estrela perdida colidisse com isto, desintegraria, enquanto vertendo para tudo essas criaturas miseráveis em nada e non-existência. Percebendo a calamidade temerosa das correntes de
Não esses que receberam Sua raiva, nem esses que foram astray,25
e a escuridão sufocante de
Ou [os incrédulos ' declaram] está como as profundidades de escuridão em um ocean,26 fundo vasto
ele exclamou: “Ai! O que têm nós terminado? Por que nós subimos a bordo este navio terrível? Há qualquer modo de ser economizado disto?” esmagando os espetáculos de filosofia cega Então, ele uniu a corrente de “Esses quem Você abençoou. ”27
De repente a sabedoria do Qur'an veio à ajuda dele. Dando à razão dele um telescópio que mostra realidade, lhe disse que olhasse por isto. Ele olhou e viu o Nome de Sustainer dos Céus e Earth28 que sobem como um sol na constelação de
É Ele que fez a terra servil para você, tão o atravesse suas áreas, e coma de seu alimento.29
O Sustainer tinha feito para a terra ordenança, navio seguro, e tinha enchido isto de seres vivos junto com o alimento deles/delas, fazendo isto viajar ao redor do sol nos mares do universo para numerosos benefícios e exemplos de sabedoria, trazendo o produto das estações a esses que desejaram para alimento. Dois anjos chamaram tinham sido designadas Thawr e Cabana os capitães do navio, e eles levaram isto em sua viagem pelas regiões de dominical magníficas para o prazer das criaturas do Criador Glorioso e convidados. O viajante entendeu que isto mostrou a realidade de “Deus é a Luz dos céus e a terra,” fazendo conhecido o Criador dele por este Nome. Com todos seu coração e espírito exclamou ele: “Todo o elogio é a Deus, o Sustainer de Todos os Mundos,” e se juntou ao grupo de “Esses quem Você abençoou.”
A Segunda Amostra do que o viajante viu na viagem dele pelos mundos:
O viajante desceu do navio da terra e entrou no mundo de animais e homens. Ele olhou para aquele mundo pelos espetáculos da ciência natural que não recebe seu espírito de religião, e viu que embora essas criaturas animadas inumeráveis tiveram necessidades infinitas e foram assaltadas por inimigos inquietantes inúmeros e eventos impiedosos, o capital deles/delas era só um thousandth, ou até mesmo cem thousandth do que eles precisaram. O poder deles/delas também era talvez um milionésimo do que era necessário combater essas coisas prejudiciais. Sendo conectado a eles pela inteligência dele e fora de compaixão para os seres da mesma categoria dele, ele assim teve pena deles no plight horrível deles/delas, e sentindo uma dor infernal sentia muito muito e desesperando, que ele lamentou mil vezes em cima do alguma vez ter vindo para aquele mundo miserável dele. Então de repente sabedoria de Qur'anic veio à ajuda dele, e lhe dando o telescópio de “Esses quem Você abençoou,” lhe disse que olhasse por isto. Ele olhou e viu isso pela manifestação de “Deus é a Luz dos céus e a terra,” numeroso Divine Names como mais Misericordioso, Todos-compassivo, Provedor, Bestower, Munificente, e Preserver, cada rosa como o sol nas constelações de tais versos como:
E não há nenhuma coisa viva mas Ele tem cabo de sua chaveta.30 * as bestas não levam o próprio alimento deles/delas; Deus os sustenta, e você.31 * e nós enobrecemos os filhos de Adão.32 * e o piedoso estará em felicidades.33
Eles encheram o mundo de homens e bestas de clemência e generosidades, enquanto transformando isto em um Paraíso temporário. Ele entendeu que eles fazem conhecido perfeitamente o anfitrião generoso desta multa, convidado-casa instrutiva que vale bem que é contemplado em e mil vezes que ele repetiu: “Todo o elogio é a Deus, o Sustainer de Todos os Mundos!”
O Terceiro Exemplo das centenas das observações dele durante a viagem dele:
O viajante do mundo que quis conhecer o Criador dele pelas manifestações dos Nomes dele e atributos virado à mente dele e imaginação e disse: “Venha! Como os espíritos e anjos nós deixaremos para trás nossos corpos e ascenderemos para os céus. Nós questionaremos os habitantes dos céus que interessam nosso Criador.” o espírito dele montou a imaginação dele, e a mente dele montou o pensamento dele, e junto eles subiram aos céus. Eles levaram astronomia como o guia deles/delas, e olhou com a visão da filosofia que não atende a religião, e as correntes de “Esses que receberam Sua ira” e “Esses que foram desencaminhadamente.” Ele viu milhares de corpos celestes e estrelas ígneas, mil vezes maior que a terra e travelling cem vezes mais rapidamente que um canhão-bola, fazendo andar depressa a pessoa dentro o outro, inconsciente, inanimado, e sem propósito. Se por casualidade um deles tivesse confundido seu modo durante um segundo, teria colidido com outro globo inconsciente dentro aquele ilimitado, esvazie, mundo infinito, causando confusão absoluta e caos, como dia do juízo universal.
Direção seja qual for que ele olhou, o viajante estava cheio com terror e confusão; ele era mil vezes arrependidas em cima dele tinha ascendido para os céus. A mente dele e imaginação foram totalmente para pedaços. Eles declararam: “Nosso dever é ver e mostrar verdades boas. Nós resignamos então de observar e entender tal infernally coisas feias e dolorosas. Nós não queremos nenhuma tal coisa.” Então de repente, pela manifestação de “Deus é a Luz dos céus e a terra,” numerosos Nomes gostam “Subjugator do sol e lua,” e “Sustainer de todos os mundos,” cada rosa como sóis nas constelações de versos como:
E Nós adornamos os mais baixos céus com lamps,34
e
Faça eles então não olhar aos céus sobre eles, como Nós elevamos os e them,35 adornado
e,
Então ele retirou para o céu e formou isto em sete céus.36
Eles encheram todos os céus de luz e com anjos, transformando isto em uma mesquita enorme ou acampamento de exército. O viajante entrou na corrente de “Esses quem Você abençoou.” Ele foi salvado disso de “Esses que foram desencaminhadamente” e “Ou [os incrédulos ' declaram] está como as profundidades de escuridão em um oceano fundo vasto.” Ele viu uma terra magnífica, tão bonito e bem regulado quanto Paraíso. Observando isso em todos os lados seus habitantes estavam fazendo conhecido o Criador Todos-glorioso, o valor da mente dele e imaginação foi aumentado um thousandfold, e os deveres deles/delas avançaram igualmente.
Se referindo o Risale-i Nur as outras observações do viajante pelo universo que está fora comparável com estes três exemplos de centenas junto com conhecimento do Necessariamente Existente pelas manifestações dos Nomes dele, aqui nós bastamos com estas indicações breves e cortamos uma história longa curto. Agora, como aquele viajante pelo mundo, nós tentaremos conhecer o Criador do universo pelos trabalhos e manifestações de só três do ‘sagrado dele sete atributos: conhecimento de ', vá, e poder. Para detalhes, nós o nos referimos o Risale-i Nur.
O pedaço seguinte em árabe é a soma e substância do Hizb árabe al-Nuri,37 o qual eu constantemente recito refletidamente. Expõe três dos trinta-três graus da frase “Deus é Muito Grande” (Allahu Akbar). Isto é seguido por um tipo de tradução do pedaço árabe, enquanto consistindo em indicações breves que abrem o modo a adquirir convicção em Divine conhecimento vão, e dá poder a ao grau de ‘a visão de certeza ' por mostrar as manifestações deles/delas no universo, um assunto que grandemente preocupou os estudantes de teologia e das doutrinas de convicção. Por mostrar as manifestações de conhecimento, vá, e dê poder a, as indicações seguintes assim aberto para cima o modo para completar convicção—ao grau de conhecimento de certeza—na existência do Necessariamente Existente e unidade, e para a afirmação daquela convicção.
No Nome de Deus, o Misericordioso, o Compassivo.
Diga: “Elogio é a Deus Que não procria nenhum filho e não tem nenhum sócio dentro [o dele] domínio; nem [precisa] Ele qualquer para O proteger de humilhação; Sim, O aumente para a grandeza dele e glory!”38
Deus é maior que tudo em relação a poder e conhecimento, porque Ele está conhecendo todas as coisas com todos-cercar conhecimento necessário para a Essência dele.39 nada pode ser escondido do conhecimento dele por causa do mistério de sua presença e testemunhando e todos-cercando luminosidade; existência necessita universalidade, e a luz de conhecimento cerca todo o mundo de existência. Sim, a ordem equilibrada, e equilíbrios regulares, e sabedoria geral, propositada, e todos-abraçando, favours particular, e os decretos bem regulado, e determinando frutífero, e especificou horas designadas de morte, e o alimento regular, e as habilidades sábias, e a solicitude adornada, e a ordem totalmente perfeita, harmonia, arranjo, proficiência, e equilíbrio, e distinção absoluta com facilidade absoluta todo o ponto para o conhecimento todos-cercando do Um Todos-instruído do Não visto.
Ele não deveria saber, Ele isso criou? E Ele é o Que entende os mistérios melhores [e] bem-se familiariza [com eles].40
A comparação entre a belas-artes de homem que aponta à consciência dele e a criação boa de homem que aponta ao Criador de homem é a comparação entre o vislumbre minúsculo de uma fogo-mosca em uma noite escura e o esplendor do sol a noon.Offering cheio uma tradução concisa do anterior, nós faremos indicações breves a Divine conhecimento, esta verdade mais importante de convicção, e nos referiremos discussão detalhada disto para o Risale-i Nur.41Yes, da mesma maneira que clemência mostra para si mesmo tão claramente quanto o sol pelas maravilhas de alimento e prova um mais Misericordioso e Compassivo decisivamente atrás do véu do Não visto; tão também, pela sabedoria, propósitos, e frutas de ordem e equilibra em coisas, conhecimento que é mencionado em centenas de versos de Qur'anic e em um respeito é o chefe dos sete atributos sagrados, exibições isto como a luz do sol, fazendo conhecido com certeza a existência de Um Educado de Todas as Coisas. Sim, a comparação entre ordenou, arte medida que aponta à consciência de homem e conhecimento e a criação boa de homem que indica o conhecimento e sabedoria do Criador de homem se assemelha à comparação entre o brilho minúsculo da fogo-mosca em uma noite escura e a luz cercando do sol a noon.Now, antes de explicar as evidências de Divine conhecimento, nós mencionaremos a conversação sagrada que aconteceu durante a Ascensão do Profeta brevemente. Para Muhammad (PBUH) Ascensão indica e testemunha que, por suas manifestações no universo, o atributo sagrado de espetáculos de conhecimento o mais Puro e Santo claramente. Quando naquela noite ele recebeu o Divine endereço na presença de Deus, desde que tinham lhe enviado como um enviado em nome dos seres todo vivos e todo tipo de criatura, em vez de dar a saudação (al-salam) de seres conscientes, disse ele: “Saudações, bênçãos, bênçãos e súplicas, e palavras boas—tudo são God's,”42 que oferecem assim ao Criador dele as criaturas presentes de ', enquanto mostrando a maneira que eles fazem conhecido o Sustainer deles/delas pelas manifestações do atributo de conhecimento. Quer dizer, com as quatro palavras “Saudações, bênçãos, bênçãos e súplicas, e palavras boas” ele estava aludindo às saudações, parabéns, adoração, e reconhecimento do Um Todos-instruído do Não visto dos quatro grupos principais de seres vivos que eles oferecem pelas manifestações de conhecimento pre-eterno e poste-eterno. Por isto, a recitação desta conversação sagrada da Ascensão em seu significado largo se tornou uma parte obrigatória do tashahhud para todos os muçulmanos. Exposição detalhada se referindo daquela conversação sagrada para o Risale-i Nur, nós explicaremos um significando disto na forma de quatro indicações muito breves.
O Primeiro é “Saudações para Deus” (al-tahiyyatu lillah). Brevemente, seu significado é isto: por exemplo, um artesão de mestre inventa uma máquina maravilhosa com o conhecimento profundo dele e inteligência milagrosa, e todo o mundo que vê isto aplaude e felicita o artesão, e elogiando e o saudando, lhe oferece presentes material e imaterial. A máquina também, exibindo o wondrously do artesão arte sutil, e habilidade e conhecimento, e perfeitamente trabalhando de exatamente o modo ele quis, aapplauds ele pela língua de seu ser, em saudação de efeito ele e lhe oferecendo presentes imateriais. De exatamente o mesmo modo, todas as espécies de seres vivos no universo, junto com todos seus sócios individuais, são sob todos os aspectos máquinas milagrosas, maravilhosas que—goste de seres conscientes, homens, e jinn e anjos, aplauda e saude o verbally de Fabricante deles/delas—pelas línguas dos seres deles/delas e vidas aplauda e saude o artesão deles/delas, o Fabricante Todos-glorioso Que se faz conhecido pelas manifestações profundas e sutis do conhecimento todos-compreendendo dele que vê a relação de tudo outro com tudo e conhece todas as coisas necessário pela vida de cada e os carrega a isto no momento certo. O cumprimentando, os seres declaram: “Saudações para Deus!” Eles worshipfully oferecem o preço das vidas deles/delas diretamente ao Criador deles/delas Que conhece todas as criaturas junto com todos seus estados. Na noite da Ascensão, no nome de criaturas todo vivas, Muhammad (Paz e bênçãos estão nele) disse “Saudações para Deus!” em vez da saudação de paz na presença do Necessariamente Existente, e ofereceu as saudações, presentes, e saudações de todas essas espécies de seres vivos.
Sim, da mesma maneira que com sua ordem e equilibra, uma máquina regular ordinária indubitavelmente espetáculos um artesão diligente, hábil; assim cada uma das máquinas vivas inúmeras que enchem o universo exibe mil e uns milagres de conhecimento. Qualquer a comparação entre a luz do sol e o brilho fraco da fogo-mosca da que é a comparação o anterior e o brilho com que, pelas manifestações de conhecimento, os seres vivos testemunham à existência necessária do Fabricante eterno deles/delas e Artesão, e a aptidão dele a ser adorada.
Tbe Second o Word Sagrado da Ascensão é “bênçãos” (al-mubarakat). Desde então de acordo com Hadiths, as orações rituais são o ascension43 do crente e recebem a manifestação da Ascensão suprema; e desde que o viajante achou em todo mundo o Criador dele, o Um que Sabe do Não visto, pelo atributo dele de conhecimento; acompanhando o viajante, nós entraremos no mundo largo de coisas santificadas e “bênçãos,” que fazem esses que os vêem declarar: “Como grande é as bênçãos de Deus!” Como o viajante, nós veremos aquele mundo de “os seres santificados” e em primeiro lugar o inocente, crianças santificadas de seres com espíritos, e as sementes de criaturas animadas que são os recipientes minúsculos do programmes das vidas deles/delas e pelos estudar tentarão conhecer nosso Criador com ‘o conhecimento de certeza, ' pelas manifestações milagrosas, sutis do atributo sagrado dele de conhecimento.
Sim, com nossos próprios olhos nós vemos isso pelo conhecimento de um Todos-sábio e Educado, tudo essas tesourarias minuciosas jovens e santificadas inocentes e caixas,—completamente e isoladamente—de repente desperte e mexa em movimento, e proceda para a pontaria da criação deles/delas. Eles causam esses que os vêem como eles estão em realidade exclamar: “Maio Deus abençoa estas mil vezes em cima de! Que maravilhas infinitas Deus tem legado!”
Por exemplo, todas as sementes, ovos, esperma, e grãos têm uma ordem precisa que pula de conhecimento; e a ordem está dentro de um equilíbrio perfeito que surge de habilidade; e o equilíbrio está dentro de um reordenar constante, e o reordenar é dentro de um medir constante e equilibrar; e o medir e equilibrar são dentro um distinguindo e criando, cada que possui marcas que distinguem isto intencionalmente de seus companheiros; e este distintivo e criar são dentro de um decorar astuto e adornar; e isto adornar é dentro do dar de modo, destine, formas perfeitas e sócios; e isto dando de forma é junto com diferenças na carne e partes comestíveis dessas criaturas e frutas, com a finalidade de satisfazer os gostos desses que desejam alimento generosamente; e isto está dentro de bordados milagrosos e adornos que refletem conhecimento e são todo diferente; e isto está junto com cheiros agradáveis e gostos deliciosos que são todo diferentes. Assim, pelo desdobramento e desenvolvimento de todas estas formas com regularidade perfeita e distinção, e enquanto sendo diferente, sem falta ou erro em profusão absoluta, e com velocidade absoluta e em cima de uma área infinita, e com esta situação maravilhosa que continua ao longo das estações; tudo que esses seres santificados, isoladamente e completamente, demonstram visivelmente pelas anteriores quinze línguas as maravilhas das habilidades do Artesão deles/delas e o conhecimento milagroso dele, enquanto fazendo conhecido tão claramente quanto o sol o Um Todos-instruído do Não visto, o Fabricante Necessariamente Existente deles/delas. Estava por causa disto testemunho verdadeiramente brilhante e extenso de seu e parabéns do Fabricante deles/delas que na noite da Ascensão ao falar em nome de todas as criaturas, Muhammad (PBUH) usado a palavra “bênçãos” em vez da saudação de paz.
O Terceiro Word é “bênçãos” (al-salawat). Esta palavra sagrada que foi falada durante a Ascensão suprema de Muhammad (PBUH), centenas de milhões de oferta de crentes para o Divine Court diariamente pelo menos dez vezes no tashahhud durante as orações obrigatórias que são os crentes ascensão de '. Eles proclamam isto para o universo. Desde que foram provadas todas as verdades da Ascensão no Trinta-primeiro Word em moda mais poderosa e decisiva, até mesmo para obstinado, negadores de ateu aos que se dirige em parte, para as provas e detalhes nós o recorremos àquele Word, e aqui, extremamente concisamente, nós daremos uma olhada no mundo estranho dos vários tipos de seres conscientes e seres com espíritos que ilustram o significado largo deste Terceiro Word da Ascensão. Nós também tentaremos entender por meio da manifestação do conhecimento pre-eterno dele, a clemência perfeita e compaixão de nosso Criador, e a imensidade do poder dele e todos-cercando vão, dentro da existência dele e unidade.
Sim, nós vemos neste mundo que até mesmo se não conscientemente e por natureza com as mentes deles/delas, sentem todos os seres com espíritos e percebem isso apesar da impotência ilimitada deles/delas e fraqueza, eles têm os inimigos inumeráveis e coisas prejudicial para eles, e apesar do desejo infinito deles/delas e precisa, eles têm necessidades infinitas e desejos. Desde então o poder deles/delas e capital é insuficiente para conhecer um thousandth destes até mesmo, eles clamam e lamentam com toda sua força, e pela natureza deles/delas implore e peça. Cada com sua própria voz particular e língua oferece súplicas, solicitações, orações de um tipo, e bênçãos para Um Todos-instruído e Todos-poderoso. Então enquanto buscando refúgio o Tribunal dele, nós vemos que de repente um Todos-sábio e Poderoso Que está Sabendo Absolutamente e percebe todas as necessidades desses que clamam, entende o plaints deles/delas e plight, e ouve os abaixo-assinados inatos deles/delas e súplicas, vem à ajuda deles/delas e faz tudo aquilo que eles desejam. Ele transforma o lamentando em sorrisos e os gritos deles/delas em deles/delas obrigado. Esta ajuda sábia, instruída, compassiva faz conhecido em moda verdadeiramente brilhante pelas manifestações de conhecimento e clemência, um Contestador Ajudando de Oração, um Munificente e Compassivo. Durante a Ascensão Suprema, Muhammad (Paz e bênçãos estão nele), e durante as orações, a menos ascensão, a comunidade dele, tudo declaram “Bênçãos e súplicas, e palavras boas—tudo são Deus,” que tem o significado de especificamente oferecer a Ele todas as bênçãos e adoração do mundo de seres com espíritos.
O Quarto Word Sagrado é “words—all Bom são Deus!” (al-tayyibat lillah). Desde que muitas das verdades do Risale-i foram dados Nur a mim enquanto recitando o tesbihat que segue as orações, bastante simplesmente eu fui dirigido para explicar por meio de indicações breves involuntariamente as verdades associadas com ambos o Sura al-Fatiha, e as palavras do tashahhud.
A palavra sagrada “palavras boas,” que foi falado durante Muhammad (PBUH) Ascensão, recorre às palavras boas e ações e adoração desses com conhecimento de Deus e os crentes, e de homens, jinn, anjos, e seres de espírito que possuem consciência universal com que eles embelezam o universo. Eles olham para o mundo de belezas, e entende as belezas infinitas do Absolutamente Belo eterno e as belezas perpétuas dos Nomes dele que adornam o universo completamente e eles respondem a eles com paixão e ardour e adoração universal. Esta palavra recorre às palavras boas infinitas eles proferem ao Criador deles/delas pelos odores fragrantes da convicção lustrando deles/delas, conhecimento extenso de Ele, e elogio e louvação. Desde que foram faladas palavras boas neste significado durante a Ascensão, diariamente sem cansar as repetições de Umma inteiras que palavra sagrada no tashahhud.
Sim, o universo é o espelho de um infinito, beleza de sempiternal e encanto, e consiste em manifestações disto. Todas as belezas e perfeições do universo vêm daquela beleza eterna e se tornado bonito pela conexão deles/delas com isto, e aumenta em valor. O universo seria caso contrário uma ruína, uma casa de tristezas, um lugar de confusão absoluta. A conexão deles/delas com aquela beleza é compreendida pelo conhecimento e afirmação de homens, anjos, e seres de espírito que são os arautos e anunciadores da soberania do Godhead. Foi dado até mesmo a mim que há uma possibilidade forte que para radiodifundir o elogio bonito, doce e louvação desses arautos em todos lugares e o exaltando o Um deles/delas eles adoram, e os enviar até o Trono Sublime e apresentar essas palavras boas ao Divine Court, o elemento do ar foi determinado um estado verdadeiramente estranho e maravilhoso por meio de que suas partículas, como soldados debaixo de ordens, são línguas de miniscule e orelhas.
Assim, da mesma maneira que pela convicção deles/delas e a adoração deles/delas, homens e os anjos fazem conhecido o Todos-glorioso Todos-adorou Um; assim por fazer cada desses anunciadores um microcosmo conectou para o universo inteiro pelas capacidades inclusivas, faculdades maravilhosas, e sutilezas de conhecimento que Ele lhes deu, aquele Todos-glorioso e Sábio se faz conhecido em moda brilhante. Por exemplo, Ele mostra para Ele e claramente como o sol criando numerosas máquinas maravilhosas em um espaço o tamanho de uma noz na cabeça minúscula de homem como as faculdades dele de memória, imaginação, e pensamento, e fazendo a memória dele em uma biblioteca grande.44
Nós aludiremos agora a um significado muito breve do pedaço árabe mencionado sobre qual pontos fora provas universais de todos-cercar conhecimento, inclui provas inumeráveis, enquanto os reunindo e lhes fazendo uma prova extensa, e demonstra todos-cercando conhecimento por quinze evidências. Nós daremos um tipo de tradução do pedaço.
A Primeira de Quinze Evidências: “A ordem equilibrada”
A regularidade medida e ordem equilibrada observadas em todas as criaturas testemunham a um conhecimento todos-cercando. Sim, havendo em todas as coisas—do universo que se assemelha a um palácio em ordem e o sistema solar, e a página do ar cujas partículas exibem uma ordem surpreendente na radiodifusão de palavras e sons, e a face da terra que todas as primaveras com ordem perfeita e regularidade eleva trezentas mil espécies diferentes, para os sócios, celas, partículas, e sistemas corporais de seres todo vivos—uma ordem equilibrada e regularidade perfeita que são os trabalhos de um conhecimento profundo, inclusivo, infalível meios que eles testemunham de maneira extremamente clara e decisiva a um conhecimento todos-cercando.
A Segunda Evidência: “E equilíbrio regular”
Em todas as criaturas no universo, particular, universal, dos planetas para os corpúsculos vermelhos e brancos em sangue, em tudo, há uma medida sumamente em ordem e equilíbrio apropriado que apontam ego-evidentemente a um conhecimento todos-cercando e testemunham decisivamente a isto. Sim, nós vemos por exemplo que os sócios e sistemas corporais de uma mosca ou ser humano, e até mesmo as celas do corpo e corpúsculos vermelhos e brancos no sangue, é colocado com tão sensível um equilíbrio e multa uma medida, e eles estão ajustando assim e satisfatório para um ao outro, e a proporção mútua deles/delas com os outros sócios do corpo é tão em ordem, e eles estão em tal harmonia com eles, que é de nenhuma maneira possível aquele que conhecimento infinito necessitado poderia lhes ter dado essas situações.
Semelhantemente, um equilíbrio tão perfeito e mede tão regular e infalível governa em criaturas todo vivas e tipos de criaturas de partículas minuciosas para os planetas do sistema solar que eles provam para conclusively um conhecimento todos-cercando e testemunham a isto com claridade completa. Isto significa que todas as evidências para conhecimento são também comprova para a existência do Todos-sabendo. Desde que é impossível e impediu isso deveria haver um atributo sem o que qualifica, todas as provas de forma de conhecimento uma prova suprema poderosa e completamente certa do Todos-saber Pre-eterno a existência necessária de A pessoa.
A Terceira Evidência: “E o general, sabedoria propositada”
Em toda a criatividade e atividade no universo, e em todas as mudanças, elevando a vida, enquanto empregando em deveres e descarregando deles, todas as criaturas e todas as espécies de criaturas têm funções, usos, e propósitos que são tão intencionais e sabendo que eles não deixam nenhum quarto para chance. Nós vemos isso com respeito a criação um que não possui todos-cercando conhecimento poderia pôr reivindicação de nenhuma maneira a qualquer deles. Por exemplo, embora é só um pedaço de carne, junto com suas duas funções principais, a língua que é um dos cem sócios de homem—o ser de homem única de criaturas animadas inumeráveis—é os meios a centenas de exemplos de sabedoria, resultados, frutas, e usos. Suas funções de provar comidas, reconhecendo todos seu savours diferente, informando o corpo e o estômago, sendo inspetor exato das cozinhas de Divine clemência, e intérprete preciso e estação telefônica para o coração, espírito, e mente na função de fala todo o ponto de maneira mais brilhante e decisiva para todos-cercar conhecimento. Se por seus propósitos e frutas fornece uma única língua que tal evidência, línguas inumeráveis e seres vivos inumeráveis, criaturas infinitas, apontam e testemunham a um conhecimento infinito com a claridade e certeza do sol de meio-dia. Eles proclamam que não há nada fora dos saltos do conhecimento do Um Todo Sabendo do Não visto, ou fora da sabedoria dele e vai.
A Quarta Evidência: “E todos-abraçando, favours particular”
Os favours e exemplos de compaixão e proteção deram em criaturas todo vivas no mundo de seres conscientes, em todo espécies e indivíduo, particularmente e adequadamente, aponte ego-evidentemente a um conhecimento todos-cercando, e ofereça testemunhos inumeráveis à existência necessária de Um Cortês e Todos-instruído Que sabe esses que recebem os favours e as necessidades deles/delas.
NOTA: A explicação das palavras do pedaço árabe do qual é o resumo e essência o Risale-i Nur, indica as verdades que o Risale-i Nur—sendo destilado do Qur'an—levou dos flashes de versos de Qur'anic, e particularmente as provas e evidências para conhecimento, vá, e poder. Para o Risale-i Nur expõe as provas escolares que as palavras árabes indicam. Isto significa que em lugar de ser elucidações, explicações, e traduções dessas palavras árabes, cada uma destas provas escolares explica uma indicação e ponto bom fez através de numerosos versos de Qur'anic.
Voltar a nossa pergunta principal. Sim, com nossos próprios olhos vemos nós que há um Todos-sabendo e Compassivo Que conhece nos e todos os seres com espíritos, e os conhecendo, os protege, e sabe todas suas necessidades e plaints, e os conhecer vem à ajuda deles/delas com o favours dele. Um fora de exemplos inúmeros: os favours gerais e particulares dados em homem como alimento, medicinas, e os minerais dos que ele precisa apontam claramente a um conhecimento todos-cercando, enquanto oferecendo testemunhos a um mais Misericordioso e Compassivo para o número de comidas, medicinas, e minerais. Sim, sábio e trabalhos de purposive gostam da alimentação de homem, e particularmente do desamparado e crianças, e especialmente o carregando da cozinha do estômago os nutrientes necessário para todos seus sócios deles/delas e até mesmo as celas deles/delas, e as montanhas que são farmácias e lojas de todos os minerais necessário para homem, só poderia acontecer por um conhecimento todos-cercando. Chance sem propósito, força cega, natureza surda, e causas inanimadas, inconscientes e os elementos simples, opressivos poderiam interferir de nenhuma maneira nesta alimentação, enquanto administrando, preservação, e planejando que está sabendo percipient, sábio, compassivo, e cortês. São empregadas causas aparentes como esses somente e utilizaram dentro dos saltos do conhecimento e sabedoria de Um conhecimento absoluto possuindo, e ao comando dele e com a permissão dele, como um véu para a dignidade de Divine poder.
O Quinto e Sextas Evidências: ‘E os decretos regulares e ' determinando frutífero
As formas e proporções de todas as coisas, particularmente plantas, árvores, animais, e homens estiveram fora cortadas com arte hábil de acordo com os princípios de Divine decreto e determinando, que são dois tipos de conhecimento pre-eterno, cosidos completamente apropriado de certo modo à estatura de cada, e perfeitamente vestiram neles. Cada é determinadas formas mais bem regulado, regulares, e sábias. Estes isoladamente e todo junto ponto para um conhecimento infinito e testemunha ao número deles/delas a um Fabricante Todos-instruído.
Sim, fora de exemplos inumeráveis, nós olhamos para só uma única árvore e um indivíduo humano, e nós vemos que exteriormente e intimamente a árvore frutífera e multi-membered tripulam foi delimitado por bússolas não visto e uma caneta sutil de conhecimento, e que cada um dos sócios deles/delas foi determinadas próprias formas perfeitamente ordenadas de forma que eles pode produzir as frutas exigidas e pode resultar e executa os deveres das naturezas deles/delas. Como para isto, desde que só pudesse acontecer por conhecimento infinito, eles testemunham ao número de plantas e animais à existência necessária e conhecimento ilimitado de Fabricante e Doador de Forma, um Determiner Todos-instruído Que sabe as relações de tudo outro com tudo e mantém estes à vista, e sabem a definição pelas bússolas e caneta do decreto e determinando de conhecimento pre-eterno dos exteriores e interiores dos membros da raça humana deles/delas e da mesma categoria-árvores e as espécies deles/delas, e das proporções medidas deles/delas e forma, e eles testemunham ao Que faz isto.
As Sétimo e Oitavas Evidências: ‘E a hora designada especificada de morte e alimento fixo, regular '
Superficialmente, a hora designada e alimento parecem ser un-sabidos e não especificado, mas para um exemplo importante de sabedoria debaixo do véu de incerteza, a hora designada é determinada e especificou na página do destino de todo ser vivo no caderno de Divine pre-eterno decreto e determinando; nem não pode ser apresentado nem atrasado. Há numerosas evidências que o alimento de todo ser vivo também é designado e é determinado e se inscreveu nas tabletes de decreto e determinando. Por exemplo, uma árvore enorme que deixa para trás quando morre sua semente que é seu espírito de um tipo para continuar seus deveres em seu lugar, e isto que acontece pela lei sábia de um Preserver Todos-instruído; e ordenha, o alimento de crianças e jovem, fluindo adiante de peitos, e seu se aparecendo de entre sangue e execrement, e vertendo nas bocas deles/delas puro e limpa sem ser poluído; rejeita decisivamente claramente a possibilidade de chance e espetáculos que eles acontecem pela lei compassiva de um Todos-saber e o Provedor Compassivo. Você pode fazer uma analogia com estes dois exemplos pequenos para criaturas todo vivas e seres com espíritos.
Isto significa isso em realidade ambos a hora designada de morte é especificado e determinou, e o alimento de cada pessoa foi determinado e registrou no caderno do destino dele. Mas para a maioria dos exemplos importantes de sabedoria, a hora designada e alimento são escondidos atrás do véu do Não visto, e parece ser ser vago, não especificado, e aparentemente saltou a coincidência. Para se a hora designada tivesse sido especificada como o pôr-do-sol, o primeiro a metade de vida seria passado em heedlessness absoluto e seria perdido não trabalhando para o futuro, e o segundo que meio vai passado em terror horrível, como a pessoa era como se dando um mais passo diariamente para a forca de morte, exacerbando a calamidade de morte um hundredfold. Para qual razão que o calamidades a pessoa sofre, e a ressurreição do morto que é a hora designada do mundo de morte foi partida misericordiosamente em encobrimento dentro o Não visto.
Como para alimento, desde vida isto busca a maior tesouraria de generosidades, e a fonte mais rica de obrigado e elogia, e a mina mais inclusiva de adoração, súplica, e solicitação, foi aparentemente esquerdo vago e mostrou para ser amarrado a chance. Para em deste modo a porta de buscar alimento pela intercessão de buscar refúgio continuamente no Divine Court, e alegando e pedindo, e elogia e obrigado, não está fechado. Para se tivesse sido especificado claramente, sua natureza teria sido mudada completamente. As portas de súplicas gratas, gratas e solicitações, realmente de adoração humilde, teriam estado fechadas.
As Nono e Décimas Evidências: ‘E a excelência regular e adorno cuidadoso '
Todas as criaturas bonitas que especialmente exibem as manifestações de uma beleza eterna e encanto pela primavera na face da terra, por exemplo as flores, frutas, pássaros pequenos e moscas, e especialmente os douraram, insetos voadores cintilantes—na criação deles/delas, formas, e sócios são tal uma habilidade milagrosa e precisão, tal uma arte maravilhosa, domínio, e excelência, e todos os tipos de formas e máquinas minúsculas que mostram o proficiência maravilhosa do artesão deles/delas que eles apontam decisivamente a um conhecimento verdadeiramente inclusivo, e—não haja nenhum engano na expressão—um conhecimento inato extremamente hábil, científico, e testemunha que é impossível que chance sem propósito e inconsciente, causas confusas poderiam interferir. Enquanto a frase “e decoração cuidadosa” meios que esses artefatos bons são de certo modo adornados tão agradável, está de certo modo tão docemente enfeitado, exibe uma beleza e arte tão atraente, que o fabricante deles/delas só pudesse criar estes trabalhos por um conhecimento infinito. Ele sabe a melhor maneira de tudo, e deseja exibir a seres conscientes a beleza de habilidade primorosa e a perfeição de sua beleza. Porque Ele cria e decora a flor mais insignificante e mosca mais minúscula com o maior cuidado, habilidade, e arte, enquanto lhes dando a maior importância. Este adornando atento e embelezando ponto ego-evidentemente para um ilimitado e todos-cercando conhecimento, e testemunha ao número dessas belezas à existência necessária de um Todos-saber e o Fabricante Belo.
A Décima primeira Evidência que inclui cinco evidências universais e provas: ‘A ordem totalmente perfeita, equilíbrio, e distinção total com facilidade absoluta, e a criação de coisas em abundância ilimitada com habilidade absoluta e acelera com equilíbrio absoluto, para uma extensão irrestrita com beleza perfeita e arte, em cima de distâncias infinitas com congruência completa, com se misturar ilimitado ainda com distinção completa. '
Esta evidência é outro e forma melhor das linhas semelhantes ao término do pedaço árabe acima, mas por causa de minha doença severa explica as cinco ou seis evidências que só inclui na forma de uma indicação muito breve.
Primeiramente: Ao longo da terra nós vemos a fabricação de máquinas vivas maravilhosas, alguns instantaneamente e alguns em um minuto ou dois, na ordenança e moda medida, cada diferente de seus companheiros, com a maior facilidade, surgindo de um conhecimento completo e habilidade tudo dos quais ponto para um conhecimento infinito e testemunha que a perfeição de conhecimento é proporcional à facilidade que resulta da habilidade e conhecimento na arte.
Secundariamente: Criações perfeitas da maior arte dentro da maior profusão e multidão, aponte a um conhecimento ilimitado dentro de um poder infinito, e testemunhe ao número deles/delas a Um Que está Sabendo Absolutamente e Poderoso.
Em terceiro lugar: Criações que são do equilíbrio melhor e medem apesar de ser feito com velocidade absoluta, aponte a um conhecimento ilimitado e testemunhe ao número deles/delas a Um Sabendo Absolutamente e Absolutamente Poderoso.
Fourthly: A fabricação de seres animados inumeráveis na face larga da terra com a maior arte, adorno, e beleza de arte apesar da extensão larga deles/delas, pontos para um conhecimento todos-cercando que não confundindo nada, vê todas as coisas junto, e para qual nada é um obstáculo a qualquer outra coisa. Também testemunha que isoladamente e completamente eles são os artefatos de Um que Conhecem Todas as Coisas, um Absolutamente Poderoso.
Fifthly: A vinda em ser dos sócios de umas espécies que estão longe de um ao outro, com um no leste, um no oeste, um no norte, e um no sul, da mesma maneira, se assemelhando a um ao outro e diferindo, só poderia acontecer pelo poder infinito de Um que Sabe Absolutamente e Absolutamente Poderoso Que governa o universo inteiro, e pelo conhecimento infinito dele que cerca todos os seres junto com todos seus estados enquanto apontando assim a um conhecimento todos-cercando e testemunha a Um Todos-instruído do Não visto.
Sixthly: A criação de uma grande multidão de máquinas vivas confundindo circunstâncias e lugares de escuridão, por exemplo sementes debaixo do chão, sem confusão, apesar da semelhança deles/delas e todo o ser misturado para cima junto, em moda milagrosa sem negligenciar qualquer único um de qualquer tipo, junto com todas suas características distinguindo, pontos tão claramente quanto o sol para conhecimento pre-eterno e testemunha tão brilhantemente quanto luz do dia à criatividade e dominicality de Um Absolutamente Poderoso e Absolutamente Sabendo. Para os detalhes nós o nos referimos o Risale-i Nur e aqui cortaram uma história longa curto.
Agora nós começamos a pergunta de “o Will,” que está em Hulâsatü'l-Hulâsa, o resumo de O Sinal Supremo,:45, 46,
Este pedaço consiste em uma prova universal longa de Divine vá que inclui muitas das provas de Will. Em uma tradução curta disto, nós partimos evidência que prova o Divine decisivamente vá e escolha e volição. Todas as anteriores evidências para Divine conhecimento também é evidências para vá. Para as manifestações e trabalhos de conhecimento e vai é junto aparente em todas as criaturas.
O significado do anterior pedaço árabe em resumo:
Tudo existe pelo testamento dele e volição. O que Ele lega acontece, o que Ele faz não vai não aconteça. Se Ele fizesse não vá, nada aconteceria. Uma prova é isto:
Nós vemos isso entre infinito, possibilidades confusas e vários modos infrutíferos, entre intervir e mutuamente elementos adversários que fluem como inundações que causam caos, no meio de numerosos outros se assemelhando a eles que são a causa de desordem toda criatura com sua própria essência específica, atributos particulares, caráter individual, e forma distintiva, é levado dentro um preciso, aperfeiçoe, ordem regular; todos seus sócios e órgãos são pesados para cima com uma medida sensível, exata e são equilibrados e fixo a isto; seu mutuamente são criados os sócios adversários vivendo e com arte extrema de assunto simples, inanimado. Por exemplo, um ser humano é criado com cem órgãos diferentes de uma gotinha de fluido, e um pássaro é feito com numerosos sócios diferentes e órgãos de um ovo simples e vestiu em uma forma milagrosa, e uma árvore está fora tirada de uma semente minúscula que inclui carbono simples, inanimado, nitrogênio, hidrogênio, e oxigênio, junto com suas filiais e ramos e vários sócios e partes, e vestiu em ordenança, forma frutífera. Isto ego-evidentemente, indubitavelmente, decisivamente, e necessariamente prova que todas essas criaturas junto com todas suas partes e partículas, forma e natureza, é determinado os estados perfeitos particulares deles/delas pelo testamento, escolha, volição, e intenção de Um Poder Absoluto possuindo. Também prova que tudo é governado um todos-abraçando vá. Estas únicas criaturas que apontam deste modo indubitável a Divine vão espetáculos que todas as criaturas oferecem testemunho ao número deles/delas com uma certeza tão claro quanto o sol ao meio-dia para Divine vá cercando todas as coisas, e que eles incluem provas inúmeras da existência necessária de um Possuidor Todos-poderoso de Will.
Todas as evidências para Divine conhecimento mencionado acima também é evidências para Divine vá, desde ambos função junto com poder. A pessoa não pode ser sem o outro. Da mesma maneira que toda a correspondência e conformidades entre os sócios de espécies e tipos de seres indicam que o Fabricante deles/delas tem Um anos e o mesmo; assim o ser de características deles/delas distintivo e diferente de um ao outro em modo e moda de purposive definitivamente indica que o Único Fabricante deles/delas de atos de Unidade com vá e escolha. Ele cria tudo com vá, escolha, volição, e intenção.
Isto marca o fim de minhas explicações do pedaço árabe está significando que fixa uma prova universal de Divine adiante vá. Eu tinha pretendido escrever para muitos pontos mais importantes, como para a pergunta de Divine conhecimento, mas meu cérebro era exausto devido à doença que eu estava sofrendo como resultado de ser envenenado, assim foi adiado a outro tempo.
O pedaço árabe sobre Divine poder:
Deus é Muito Grande! Pelo poder dele e vai, maior que todas as coisas. Porque Ele é poderoso em cima de todas as coisas com absoluto, todos-cercando poder, necessário e intrínseco à mais Pura e Santa Essência dele. É impossível que o oposto do poder dele deveria intervir nisto, para isto não tem nenhum grau; igual antes disto estão partículas e estrelas, particulares e universals, a parte e o todo, a semente e a árvore, o mundo e homem—pelo mistério da ordem totalmente perfeita observável, equilíbrio, distinção, e precisão, junto com a facilidade na abundância absoluta, acelere, e se misturando; e pelos mistérios de luminosidade, transparência, reciprocidade, equilíbrio, ordem, e obediência; e pelos mistérios da ajuda de unidade, facilidade de unidade, e a manifestação de unidade; e pelos mistérios de necessidade, separação total, e otherness completo de essência; e pelos mistérios de unrestrictedness, não sendo encadernado através de espaço, e indivisibilidade; e pelos mistérios da transformação de obstáculos e obstruções em meios de facilidade; e pelo mistério da intuição que o particular, a parte, a semente e homem não são inferiores como arte de cumprimentos e eloqüência para a estrela, e que o Criador do universal, o todo, a árvore, e o mundo é o Criador do anterior; e pelo mistério dos ambientes e todo que estão inevitavelmente no aperto do Criador das coisas que são rodeadas e as partes, como a miniatura os seres se inscreveram semelhante a eles, ou ‘ordenhou, ' extraiu gotinhas, porque eles e o deles/delas gosta é incluído dentro o anterior com o equilíbrio do conhecimento dele, ou é ‘ordenhou ' deles conforme os princípios da sabedoria dele; e pelo mistério de um Qur'an de Dignidade se inscrito com partículas de éter em um átomo ou partícula de minutest que não é de menos eloqüência ou arte maravilhosa que um Qur'an de Grandeza escrito com a tinta das estrelas e sóis na página dos céus; semelhantemente, pela relação deles/delas para o poder do Criador do universo, a rosa florescente que não é de menos eloqüência e arte que a estrela Vênus; nem a formiga que é inferior ao elefante; nem o micróbio inferior ao rinoceronte, nem é a abelha inferior para a data-palma. Além disso, a facilidade extrema e acelera na criação de causas de coisas as pessoas de misguidance confundir formação com ego-formação que necessita impossibilidades inumeráveis e é uma ilusão; enquanto provar às pessoas de orientação que em relação ao poder das partículas de Criador do universo e as estrelas é igual, possa a glória dele seja exaltado, para lá é nenhum deus mas Ele; Deus é Muito Grande!
Antes de dar uma tradução deste pedaço árabe do ponto de vista da pergunta verdadeiramente vasta de Divine poder, e um significado breve disto, eu descobrirei uma verdade que foi dada a mim. Estava assim:
A existência de Divine poder é mais certo que a existência do universo. Realmente, isoladamente e todo junto criaturas são as palavras encarnadas de poder; eles demonstram sua existência com ‘a visão de certeza. ' que Eles testemunham ao número deles/delas ao Absolutamente Poderoso, o qualificado por isto. Há nenhuma necessidade para provar aquele poder com provas adicionais. Mas porque é um das bases mais importantes de fé, e os meios mais necessários para entender as verdades de Qur'anic, e como reivindicado pelo verso,
Sua criação e sua ressurreição é mas como um único soul,47
e porque não todo o mundo achou o modo a isto pelo uso de razão, algumas pessoas permaneceram confusas e uncomprehending antes de poder e outros negaram isto, e é então necessário provar uma verdade temerosa que interessa isto.
Como para a supracitada base, fundação, meios, afirmação, e verdade, é o significado do anterior verso. Quer dizer: “Os homens e jinn! A criação de tudo de você e seu ser ressuscitou e elevou a vida à ressurreição é como fácil para Meu poder como a criação de um único indivíduo!” o Divine poder cria a primavera tão facilmente quanto cria uma única flor. Para aquele poder, não há nenhuma diferença entre particular e universal, pequeno e grande, muitos e poucos. Gira planetas tão facilmente quanto gira partículas.
Em nove ‘Steps ', a anterior passagem árabe expõe uma prova mais conclusiva, forçosa desta pergunta temerosa. Muito brevemente, seu significado é como segue. A base dos passos é indicada por isto:
Porque Ele é poderoso em cima de todas as coisas com absoluto, todos-cercando poder, necessário e intrínseco à mais Pura e Santa Essência dele; é impossível que o oposto do poder dele deveria intervir nisto, para isto não tem nenhum grau; igual antes disto estão partículas e estrelas, particulares e universals, a parte e o todo, a semente e a árvore, o mundo e homem.
Quer dizer, Divine poder é tal que é poderoso em cima de todas as coisas, cerca todas as coisas, é essencial ao Necessariamente Existente, e de acordo com lógica, é “necessário” para Ele; é impossível que deva ser separado de Ele; há nenhuma possibilidade que poderia ser. Considerando que a mais Pura e Santa Essência possui tal poder necessário, impotência, seu oposto, poderia intervir certamente de nenhuma maneira nisto. Impotência não pôde encontrar na Essência Todos-poderosa. Como a existência de graus em uma coisa acontece pela intervenção de seu oposto—por exemplo, os graus e níveis de calor acontecem pela intervenção de resfriado, e os graus de beleza, pela intervenção de feiúra—impotência, o oposto deste poder essencial, pode chegar isto de nenhuma maneira; não há nenhuma possibilidade tudo que que pôde. Não pode haver nenhum grau naquele poder absoluto. Desde então não pode haver nenhum grau nisto, estrelas e partículas são iguais àquele poder, e não há nenhuma diferença para isto entre a parte e o todo, ou um indivíduo e umas espécies. O aumento para vida de uma semente e uma árvore enorme, e o universo e tripula, e um individual e todos os seres com espíritos à ressurreição do morto são iguais em relação àquele poder, e tudo são igualmente fáceis. Não há nenhuma diferença entre grande e pequeno, muitos e poucos. Testemunhas decisivas para esta verdade são a arte perfeita, ordem, equilíbrio, distinção e profusão que nós vemos na criação de coisas com velocidade absoluta, facilidade absoluta, e facilidade completa.
Primeiro Passo
Pelo mistério da ordem totalmente perfeita observável, equilíbrio, distinção, e precisão, junto com a facilidade na abundância absoluta, acelere, e se misturando.
Para o significado disto, veja a anterior verdade.
Segundo Passo
Pelos mistérios de luminosidade, transparência, reciprocidade, equilíbrio, ordem, e obediência.
Para explicação detalhada disto nós o recorremos ao fim do Décimo Word, o Vinte-nono Word, e a Vigésima Carta, e aqui faz só uma insinuação breve. Da mesma maneira que com respeito a luminosidade e por dominical dê poder a, a luz do sol é refletida facilmente como na superfície do mar e em todas suas bolhas como é isto em um único fragmento de copo; os dois são iguais; assim é como fácil para o poder luminoso da Luz de Luzes criar e girar os céus e estrelas como é criar moscas e partículas e os girar; nenhum presentes qualquer dificuldade para isto.
Também, da mesma maneira que pela qualidade de transparência e por Divine poder, a imagem do sol está presente com a mesma facilidade em um espelho minúsculo ou no aluno do olho como, pelo Divine comando, sua luz que lustra coisas e gotinhas é refletida em tudo, e motes translúcido, e na superfície do mar; tão também, como as faces internas das essências de coisas é transparente e lustrando, a manifestação e efeito de poder absoluto criam os seres todo vivos com a facilidade de criar um único indivíduo; não há nenhuma diferença entre muitos e poucos, grande e pequeno.
Também, se fossem colocadas duas nozes de peso igual em um par de balanças que eram absolutamente preciso e grande bastante pesar montanhas, e uma semente minúscula foi acrescentada a um das nozes, elevaria um das panelas à altura de um montanha-topo e abaixaria o outro ao fundo do vale com a mesma facilidade como elevar uma panela para os céus e abaixar o outro ao fundo de vale se tivessem sido colocadas duas montanhas de peso igual nas panelas e uma noz acrescentadas a um. De exatamente o mesmo modo, na terminologia da ciência de teologia (kalam), contingência é igual com respeito a existência e non-existência. Quer dizer, se não houver nada que causar a existência deles/delas, coisas que não são necessárias mas contingentes são iguais com respeito a existência e non-existência; não há nenhuma diferença. Poucos ou muitos, grande ou pequeno é o mesmo com respeito a esta contingência e igualdade. Assim, criaturas são contingentes, e desde então dentro da esfera de contingência a existência deles/delas e non-existência é igual, é como fácil para o poder pre-eterno ilimitado do Necessariamente Existente dar existência a um único ser contingente sobre dê toda a existência de seres contingente e veste tudo em um ser apropriado, enquanto deteriorando o equilíbrio de non-existência. E quando os deveres do ser são completados, Ele se vai seu artigo de vestuário de existência externa e envia isto aparentemente a non-existência, mas na realidade para uma existência dentro da esfera do conhecimento dele. Isto significa que se são designadas coisas ao Absolutamente Poderoso, o aumento para vida da primavera fica tão fácil quanto isso de uma flor, e o aumento para vida de todo o gênero humano à ressurreição do morto tão fácil quanto elevando a vida uma única alma. Considerando que se eles são designados a causas, uma flor fica tão difícil quanto a primavera, e uma mosca tão difícil quanto os seres todo vivos.
Também, pelo mistério de ordem, a colocação em movimento de um navio grande ou um aeroplano por apertar um botão com o dedo da pessoa é tão fácil quanto pondo em jogo a causa principal de um relógio virando a chave com o dedo da pessoa. Tão muito desde então pelos princípios de conhecimento pre-eterno, e leis de sabedoria eterna, e manifestações universais de dominical vão e seus princípios especificados, todas as coisas, universal e particular, grande e pequeno, muitos e poucos, foi determinado um imaterial modele, medida particular e proporções, e limites completamente, eles estão completamente dentro da ordem de Divine que conhecimento e leis de Divine vão. Certamente, é como fácil para o Absolutamente Poderoso girar o sistema solar e fazer o navio da terra navegar sua órbita anual ao redor pelo poder infinito dele como é para Ele fazer sangue circular em um corpo na ordenança e moda sábia e os corpúsculos vermelhos e brancos circule no sangue, e as partículas circulam nos corpúsculos minúsculos, para Ele cria um ser humano junto com os órgãos maravilhosos dele de uma gotinha de fluido no padrão do universo sem dificuldade. Isto significa, se designou àquele poder pre-eterno, infinito, a criação do universo é tão fácil quanto a criação de um único ser humano. Mas se não designou àquele poder, se torna como difícil de criar um único ser humano junto com os órgãos maravilhosos dele, sócios e sensos sobre crie o universo.
Também, pelo mistério de obediência, complacência, e conformando a comandos, com o comando de “marcha Dianteira!” um chefe impele um único soldado para atacar, e com o mesmo comando ele dirige adiante ao ataque um exército grande, disciplinado. Tão também, com desejo inato e ânsia que se assemelham a soldados totalmente obediente para as leis de Divine vá e servil aos sinais do creational de dominical comanda, criaturas são mil vezes mais obediente que os soldados de um exército—dentro dos saltos da linha de ação determinados por conhecimento pre-eterno e sabedoria—e é completamente complacente e servil. É então como fácil pelo comando de dominical de “Entre em existência fora de non-existência e baixe seu negócio!” e da maneira determinada por conhecimento e na forma especificada por vá, para poder vestir um ser animado individual em um particular de existência para isto, e leva isto pela mão e traz isto em ser como é criar o exército de seres vivos da primavera e lhes nomear os deveres deles/delas. Quer dizer, se tudo é atribuído àquele poder, a criação do exército inteiro de partículas minuciosas e divisões de estrelas é como fácil e livre de dificuldade como a criação de uma única partícula e única estrela. Considerando que se atribuiu a causas, a criação de uma partícula no aluno do olho de um ser vivo ou em seu cérebro junto com sua habilidade para executar seus deveres maravilhosos, seria tão difícil e problemático quanto isso do exército de animais.
Terceiro Passo
Pelos mistérios da ajuda de unidade, facilidade de unidade, e a manifestação de unidade.
Nós olharemos para o significado disto por meio de indicações breves. Quer dizer, é como fácil para uma regra e comandante supremo governarem um país grande e numerosa nação devido à unidade de soberania e todos seus assuntos que agem em conformidade aos comandos dele só, como é governar as pessoas de uma aldeia. Para devido à unidade do decreto dele, os sócios da nação se tornam há pouco uns meios de facilidade igual os soldados, e são executadas o com-mands dele e leis facilmente. Considerando que se fosse deixado a várias regras, além de afundar em confusão, governar uma aldeia, ou até mesmo uma casa, seria tão difícil quanto governando o país. E desde que a nação obediente é prendida ao único chefe, como soldados individuais, pela força de confiar na força do chefe, e a munição dele armazena e exército, cada pode levar um rei inimigo cativo e pode executar trabalha, enquanto excedendo a própria força individual dele longe. A conexão dele com a regra obtém para ele uma força infinita e dá poder a, de forma que ele podem executar grandes trabalhos. Mas se a relação é cortada, ele perde aquela força vasta, e com a própria força insignificante dele executa só trabalha à extensão dos braços e munição na parte de trás dele. Para se fosse requerido dele para executar todos os trabalhos que ele levou a cabo confiando no poder da conexão dele com a regra, ele teria que ter no braço dele a força do exército e na parte de trás dele as lojas de toda a regra de braços e munição.
De exatamente o mesmo modo, devido à unidade da soberania dele e rulership absoluto, o Monarca de Pre-eternidade e Poste-eternidade, o Fabricante Todos-poderoso, cria o universo tão facilmente quanto uma cidade, e aumentos para vida a primavera tão facilmente quanto um jardim, e aumentos para vida todo o morto à ressurreição tão facilmente quanto criando as folhas, flores, e frutas das árvores do jardim pela primavera. Ele cria uma mosca facilmente no padrão de uma águia. Ele faz facilmente para o homem o microcosmo. Considerando que se designou a causas, um micróbio seria tão difícil quanto um rinoceronte, e uma fruta tão difícil quanto uma árvore poderosa. Talvez também, toda partícula que executa suas tarefas maravilhosas no corpo de uma criatura viva teria que ser dada um olho que vê todas as coisas e conhecimento que sabem todas as coisas de forma que isto poderia levar fora esses deveres vitais sutis e perfeitos.
Também, facilidade e alcance de facilidade tal um grau em unidade que eles ficam necessários. Para se o equipar de um exército é de uma mão, de uma fábrica, que fica tão fácil quanto equipando um único soldado. Considerando que se numerosas mãos diferentes interferem e as várias partes do equipamento são tudo trazidos de fábricas diferentes, quantitively o equipamento de um único soldado só poderia estar preparado com mil dificuldades; desde que numerosos oficiais interferiram, seria tão difícil quanto mil soldados. Também, se são dados a administração e comando de mil soldados a um único oficial, em um respeito fica tão fácil quanto um único soldado, considerando que se eles fossem nomeados a dez oficiais ou os soldados eles, resultaria em confusão e grande dificuldade.
De exatamente o mesmo modo, se todas as coisas são atribuídas o Único Um de Unidade, eles ficam tão fáceis quanto uma única coisa. Mas se eles são atribuídos a causas, uma única criatura viva fica tão difícil quanto a terra inteira, e talvez impossível. Isto significa isso em facilidade de unidade e facilty está ao nível de necessidade. E com a interferência de numerosas mãos, as dificuldades chegam a impossibilidade.
Como Cartas dizem (Mektûbat), se as alternações de dia e noite, e os movimentos das estrelas, e as estações do ano, o outono, inverno, fonte, e verão, é deixado a único oficial e organizador, que o comandante supremo comanda o globo da terra que é um soldado: “Se levante, gire, e viaje!” Fora de alegria e se encanta a receber o comando, com dois movimentos como um dervish de Mevlevi em ectasy, é facilmente os meios às mudanças diárias e anuais e os movimentos aparentes, imaginários das estrelas, enquanto demonstrando a facilidade total e facilidade de unidade assim. Mas se não é esquerdo ao único chefe mas para causas e os caprichos das estrelas, e terra é contada: “Você parada em seu lugar e não viaja!”, todas as noites e todo milhares de ano de estrelas e põe ao sol milhares de tempos maior que a terra teria que cortar distâncias de milhares de milhões de anos, de forma que pelo travelling deles/delas, as situações da terra e céus como as estações e dia e noite, poderia ocorrer. Mas seria tão difícil sobre seja impossível.
A frase E a manifestação de unidade aludem a uma verdade vasta e extremamente sutil, profunda, e extensa. Explicação se referindo e prova disto para o Risale-i Nur, nós devemos aqui parta um único ponto por meio de uma comparação.
Sim, da mesma maneira que por sua luz o sol ilumina a terra inteira e é um exemplo de unidade, assim por sua imagem, reflexão, sete-coloured luz, e forma que se aparece em todas as coisas transparentes que enfrentam isto, como espelhos, forma um exemplo de unidade. Se o sol possuiu conhecimento, dá poder a, e vai, e os fragmentos de copo e gotinhas e bolhas nos quais os sóis minúsculos se aparecidos tiveram a capacidade, pela lei de Divine vá, em cada e próximo a cada um sol completo estaria presente junto com sua imagem e atributos, como também em todos os outros lugares. Não havendo nenhuma deficiência em seu poder de disposição, pelo comando, efeito, e palavra de poder de dominical, seria a causa de manifestações verdadeiramente extensas, enquanto demonstrando a facilidade extraordinária e facilidade de unidade assim.
De exatamente o mesmo modo, da mesma maneira que em relação à unidade dele, o Fabricante Todos-glorioso olha pelo conhecimento dele, vai, e dá poder a que cerca todas as coisas e é todos-presente e todos-vendo em todos lugares, assim com respeito à unidade dele e por sua manifestação, Ele está presente junto com os Nomes dele e atributos com todas as coisas, e particularmente coisas vivas, de forma que facilmente, em um momento, Ele cria uma mosca no padrão de uma águia e um ser humano de acordo com o sistema do universo. Ele cria criaturas vivas de certo modo tão milagroso que se todas as causas eram se reunir, eles não puderam fazer um rouxinol ou uma mosca. E o Que cria o rouxinol, é o Que cria todos os pássaros; e o Que cria um ser humano poderia ser só o Que cria o universo.
Os Quarto e Quintos Passos
Pelos mistérios de necessidade, separação total, e otherness completo de essência; e os mistérios de unrestrictedness, não sendo encadernado através de espaço, e indivisibilidade.
Isto que é muito difícil de expressar a realidade destes dois passos a todo o mundo, o significado deles/delas será explicado em um ou dois pontos muito breves. Quer dizer, em relação ao poder de um Absolutamente Poderoso Cuja existência está ao grau de necessidade, o mais poderoso e estável dos graus de existência, e é pre-eterno e poste-eterno, e Que é totalmente destacado de e livre de materialidade, e De quem natureza santa é totalmente diferente a todas as outras naturezas,—em relação ao poder dele, as estrelas estão como partículas minuciosas, e a ressurreição do morto como a primavera, e elevar a vida todos os homens à ressurreição é tão fácil quanto elevando a vida uma única alma. Para até uma unha dos níveis de existência que é poderosa uma montanha pode segurar de um nível insubstancial de existência, e pode manipular isto. Por exemplo, um espelho e faculdade de memória do nível de existência poderosa, externa podem segurar cem montanhas e mil livros do nível de existência do Mundo de Similitudes e existência de non-material que são fracos e insubstanciais e eles podem ter disposição em cima deles. Assim, porém inferior como poder de cumprimentos o nível de existência do Mundo de Similitudes é ao nível de existência externa, os criaram, existências acidentais de seres contingentes são milhares de tempos mais inferior e mais fraco que uma existência pre-eterna, perpétua, necessária, de forma que pela manifestação de uma partícula Ele pode manipular um mundo dos mundos de seres contingentes. Por enquanto, Regretably três razões importantes não me permitem explicar esta verdade prolongada e seus pontos bons por completo, assim nós nos referimos isto para o Risale-i Nur e outro tempo.
Sexto Passo
Pelo mistério da transformação de obstáculos e impedimentos em meios de facilidade.
Por uma lei da manifestação de Divine vá chamado em ciência “o nó de vida,” e do comando de creational, e pelo comando e vai sendo virado para eles, as filiais inconscientes e ramos duros de uma árvore enorme não forme obstáculos ou impedimentos às substâncias necessárias e comidas das quais passam a suas frutas, folhas, e flores o “nó de vida,” que está como a causa principal da árvore e estômago; realmente, eles facilitam o processo. Em só o mesmo modo, desde tudo [potencial] obstáculos na criação do universo e criaturas deixam de ser obstáculos em face a uma manifestação de vá e considere do comando de dominical e meios se tornados de facilidade, poder eterno cria o universo e todas as espécies de criaturas na terra tão facilmente quanto criando uma única árvore. Nada é difícil para isto. Se não são designados todos esses atos de criação àquele poder, então a criação e administração da única árvore seriam tão difíceis quanto a criação e administração de todas as árvores, realmente, como o universo. Para então tudo se tornariam obstáculos e obstruções, e se todas as causas eram se reunir, eles não puderam enviar o alimento necessário às frutas, folhas, filiais e ramos em ordenança, moda regular do estômago e causa principal de uma árvore “nó de vida,” que procede de comande e vá. A menos que todas as partes da árvore, e todas suas partículas igualam, era determinado um olho, enquanto todos-cercando conhecimento, e poder maravilhoso que veria a árvore inteira junto com suas partes e partículas, e os conhece e os ajuda.
Assim escale estes cinco passos e dê uma olhada; veja que dificuldades—realmente, impossibilidades—está presente em incredulidade e associando os sócios com Deus, e como distante elas são de razão e lógica, e como impediu eles são. Então veja o que alivia está a caminho que sua facilidade está ao grau de necessidade, e como aceitável e razoável é, e isso que certo e satisfazendo verdade é achado em seu modo, tão certo sobre seja necessário. Entenda isto e diga: “Todo o elogio é a Deus para a generosidade de convicção!”
(As dificuldades eu estava sofrendo e minha indisposição causou a parte restante deste passo importante ser adiado.)
Sétimo Passo
E pelo mistério que o particular, a parte, a semente e homem não são inferiores como arte de cumprimentos e eloqüência para a estrela, o universal, o todo, a árvore, e o mundo.
[NOTA: A base, mine, e sol das verdades conteve nestes nove Passos é os versos: Diga, Ele é Deus, o Um; * Deus, o Eterno e Já-pedido.48 eles são indicações breves a flashes da manifestação de Divine unidade e besoughtedness eterno. Um ou dois pontos fazendo, nós daremos uma olhada no significado deste Sétimo Passo, e para os detalhes o se refira o Risale-i Nur.]
Quer dizer, uma partícula que executa deveres maravilhosos no olho ou cérebro não é inferior a uma estrela; nem é uma parte inferior para o todo; por exemplo, o cérebro e olho não são como um todo inferiores ao ser humano; nem com respeito a beleza de arte e as maravilhas de sua criação um indivíduo particular é inferior a umas espécies universais; nem com os sócios estranhos dele e faculdades são um homem inferior para todas as espécies animais; nem com respeito a habilidade boa e sendo tesouraria-como, e se assemelhando a um índice, programme, e memória, é uma semente inferior para uma árvore poderosa; nem com respeito à criação dele, e órgãos maravilhosos, inclusivos e faculdades criaram para executar milhares de deveres surpreendentes, é um homem, o microcosmo, inferior ao universo. Isto significa que o Que cria a partícula não pode faltar o poder para criar a estrela. E o Que cria um órgão como a língua, certamente facilmente cria o homem. E o Que cria assim perfeitamente seguramente um único homem pode criar todos os animais, e isto que Ele faz antes de nossos olhos. E o Que cria uma semente como uma lista, um índice, um caderno das leis que emitem do Divine comando, e como um “nó de vida,” é certamente o Criador de todas as árvores. E o Que cria o homem como um tipo de semente do mundo e como sua fruta inclusiva, e lhe faz o espelho para todo o Divine Names, e conectado a todo o universo, e o vicegerent dele em terra, certamente possui tal poder que Ele cria o universo tão facilmente quanto Ele cria o homem, e jogos isto em ordem. Em qual caso, quem é o Criador, Fabricante, e Sustainer da partícula, separe, o indivíduo particular, semente, e homem devem ser o Criador, Fabricante, e Sustainer das estrelas, espécies, o todo, universals, árvores, e o universo inteiro. Que deveria ser é caso contrário impossível e impedido.
Oitavo Passo
Pelo mistério dos ambientes e todo que estão inevitavelmente no aperto do Criador das coisas que são rodeadas e as partes, como a miniatura os seres se inscreveram semelhante a eles, ou ‘ordenhou, ' extraiu gotinhas, porque eles e o deles/delas gosta é incluído dentro o anterior com o equilíbrio do conhecimento dele, ou é ‘ordenhou ' deles conforme os princípios da sabedoria dele.
Quer dizer, a relação para o universals grande que os cerca dos particulares que são cercados, e de indivíduos, sementes, e grãos que estão dentro de universals e todo, é como miniaturas minúsculas, e como as amostras idênticas do universal e todo, se inscritos em miniatura na escritura muito melhor. Desde que isto é assim, o cercando universal deve estar dentro do aperto do Criador dos particulares e completamente debaixo da disposição dele de forma que pelos equilíbrios do conhecimento dele e suas canetas boas Ele pode incluir aquele livro todos-cercando enorme em centenas de seções de miniscule e cadernos. A relação e comparação, então, das partes cercadas e particulares com os ambientes deles/delas são como gotinhas ‘ordenhou ' do que os cerca, como leite, ou como se alguém apertasse os ambientes e esses pontos gotejados deles. Por exemplo, uma semente de melão é uma gotinha ordenhada de todos seus ambientes ou um ponto em qual é escrito o livro inteiro, para isto contém seu índice, lista, e programme. Considerando que é assim, os todo cercando e universals devem estar dentro da mão do Fabricante desses particulares, gotinhas, e pontos de forma que Ele pode ordenhar os indivíduos, gotinhas, e pontos deles com os princípios sensíveis da sabedoria dele. Isto significa que o Que cria a semente e o indivíduo deve o Que cria o todo e o universals, e o outro universals e tipos que cercam o posterior e é maior que eles; não pôde ser outro ninguém. Em qual caso, o Que cria uma única alma pode ser só Ele Que cria todo o gênero humano. E o Que eleva a vida uma pessoa morta, pode elevar a vida todos o jinn e homens à ressurreição do morto, e os elevará a vida. Assim veja, o que é reivindicado e declarou pelo verso,
Sua criação e sua ressurreição é mas como um único soul49
definitivamente é e brilhantemente pura verdade e realidade.
Nono Passo
E pelo mistério de um Qur'an de Dignidade se inscrito com partículas de éter em um átomo ou partícula de minutest que não é de menos eloqüência ou arte maravilhosa que um Qur'an de Grandeza escrito com a tinta das estrelas e sóis na página dos céus; semelhantemente, pela relação deles/delas para o poder do Criador do universo, a rosa florescente que não é de menos eloqüência e arte que a estrela Vênus; nem a formiga que é inferior ao elefante, nem o micróbio inferior ao rinoceronte, nem a abelha inferior à data-palma. Além disso, a facilidade extrema e acelera na criação de causas de coisas as pessoas de misguidance confundir formação com ego-formação que necessita impossibilidades inumeráveis e é uma ilusão; enquanto prova às pessoas de orientação que em relação ao poder das partículas de Criador do universo e as estrelas é igual, maio a glória dele seja exaltada, para lá é nenhum deus mas Ele; Deus é Muito Grande!
[Eu quis explicar o significado deste último passo a comprimento, mas regretably que eu fui prevenido por minha angústia extrema, enquanto surgindo de opressão arbitrária e molestamento, e minha fraqueza e ssicknesses sério, sendo o resultado de envenenar. Eu tido tido sido compelido para bastar com uma indicação breve então.]
Quer dizer, se um Qur'an de Estatura Poderosa fosse escrito em uma partícula que é suposto que é indivisível e chamou a ciência de teologia (kalam) e em filosofia “jawhar-i fard,” em partículas de éter que é importe até melhor, e se outro Qur'an poderoso fosse escrito em estrelas e sóis nas páginas dos céus, então os dois foram comparados, o Qur'an microscópico escrito em partículas não seria inferior em relação a maravilhas e arte milagrosa que o Qur'an vasto que doura a face dos céus; realmente, de alguns modos seria superior.
Do ponto de vista da originalidade e eloqüência na criação deles/delas, em relação ao poder do Criador do universo, a rosa não é inferior à estrela Vênus de exatamente o mesmo modo, a formiga não é inferior ao elefante, e um micróbio é mais maravilhoso como cumprimentos sua criação que um rinoceronte, e com seu marvellous faculdades inatas a abelha é superior à data-palma. Isto significa que o Que cria a abelha pode criar todos os animais. O Que eleva uma única alma a vida pode elevar a vida todos os homens à ressurreição do morto e pode os se reunir na arena do Grande Ajuntamento, e os se reunirá. Nada é difícil para Ele, para antes de nossos olhos todas as primaveras Ele cria cem mil amostras da ressurreição com a maior facilidade e velocidade.
Muito brevemente, o significado da oração árabe final é isto: como as pessoas de misguidance não conhecem as verdades de unshakeable dos anteriores Passos de ‘, ' e desde que criaturas entram extremamente facilmente em existência e extremamente depressa, eles imaginam a formação deles/delas e criação pelo poder infinito de um Fabricante ser ego-formação e que eles entram em existência deles. Eles abriram assim em todos os sentidos para eles a porta de impossível e impediram superstições que nenhuma mente, e nem mesmo ilusão, poderia aceitar. Por exemplo, naquele caso, toda única partícula de toda criatura animada teria que ser designada um poder infinito, conhecimento, e olho que vêem tudo, e poder suficiente executar toda arte e habilidade. Assim, não aceitando um único Deus, eles são encadernados pelos modos deles/delas para aceitar deuses ao número de partículas, e assim merece entrar entre o mais baixo do baixo de Inferno.
Como para as pessoas de orientação, as verdades poderosas e provas irrefutáveis do anterior ‘Steps ' dispõem aos corações sãos deles/delas e mentes de reta a convicção mais firme e convicção mais poderosa e consentem ao nível de ‘a visão de certeza, ' de forma que eles acreditam sem dúvida ou misgiving e com paz de mente que em relação a Divine poder não há nenhuma diferença entre estrelas e partículas, ou o menor e o maior, para tudo estas coisas maravilhosas acontecem antes de nossos mesmos olhos. E toda maravilha de arte confirma a afirmação do verso,
Sua criação e sua ressurreição é mas como uma única alma,
e testemunha que as que declara é pura verdade e realidade, e pelas línguas dos seres deles/delas declaram eles: “Deus é Muito Grande!” Nós também declaramos: “Deus é Muito Grande!” para o número deles/delas. E com toda nossa força e convicção nós afirmamos a reivindicação do verso, e nós testemunhamos com provas inumeráveis que as que declara é pura verdade e realidade.
Glória está até Você! Nós não temos nenhum conhecimento a menos que o qual Você nos ensinou; realmente, Você é Todos-instruído, Todos-sábio.50
O Deus! Conceda bênçãos e paz ao quem Você enviou como uma Clemência para todos os mundos, e todo o elogio seja a Deus, o Sustainer de Todos os Mundos.
* * *
[Um Elogio que responde as perguntas: O que é o Risale-i Nur? O que é sua verdadeira natureza, e o que é a verdadeira natureza de seu Intérprete?]
Os criados altos de religião que é descrita em Hadiths como vindo ao começo de todos os séculos não são os inovadores, eles são os seguidores. Quer dizer, eles não criam nada novo eles, eles não trazem nenhuma ordenação nova; eles ajustam e fortalecem religião por via de seguir à carta os fundamentos e ordenações de religião e o Sunna do Profeta Muhammad (PBUH); eles proclamam o verdadeiro e original significado de religião; eles removem e fazem os assuntos infundados que estiveram misturado para cima com isto nulo e sem valor; eles rejeitam e destoy os ataques fizeram em religião; eles estabelecem o Divine comanda, e proclama e faz conhecido a nobreza e exaltedness do Divine ordenações. Só, eles levam fora os deveres deles/delas por métodos novos de persuasão apropriado para sem deteriorar a posição básica ou danificar o espírito original, o entenda da idade, e de modos novos e com detalhes novos.
Estes funcionários de dominical confirmam as posições deles/delas pelas ações deles/delas e ações. Eles levam a cabo o dever deles/delas de refletir a firmeza da convicção deles/delas e a sinceridade deles/delas. Eles exibem nas ações deles/delas o grau deles/delas de fé. Eles mostram que eles seguem à carta as práticas de Muhammad (PBUH) e que verdadeiramente eles foram investidos com o roupão Profético. Em resumo: para a comunidade de Muhammad (PBUH) eles formam modelos perfeitos em relação a ações e moralidade e seguindo e aderindo ao Sunna do Profeta; eles são exemplos merecedor de ser seguido. Os trabalhos que eles escrevem para expondo o Livro de Deus e para elucidando as proibições de religião, e o apresentando estes conforme a compreensão da idade e seu grau de aprender deles/delas, não é os produtos das próprias mentes elevadas, férteis deles/delas; eles não são o resultado da própria inteligência deles/delas e conhecimento. Eles são diretamente as inspirações e promptings da Pura Essência de Messengership (PBUH), que é a fonte de revelação. Jaljalutiyya, Mathnawi-i Sharif, e Futuh al-Ghayb e tais trabalhos são tudo deste tipo. Essas pessoas santas têm uma parte na ordenação desses trabalhos escolhidos, e da maneira deles/delas de exposição; quer dizer, eles são os lugares onde os significados deles/delas são manifestados e são refletidos.
Vir o Risale-i Nur e seu Intérprete: desde então neste trabalho alto nunca é um effulgence elevado e perfeição infinita antes encontrou em qualquer trabalho semelhante; e desde que é observado que, de certo modo hitherto não visto em qualquer trabalho, é o herdeiro ao effulgences do Qur'an que é um Divine abajur e o sol de orientação e lua de felicidade; é um fato tão claro quanto o sol que sua base é a pura luz do Qur'an e que agüenta o effulgence das luzes de Muhammad (PBUH) para uma maior extensão que os trabalhos dos santos, e que a parte nisto, e interessa com isto, e disposição sagrada em cima disto da Pura Essência de Messengership (PBUH) é maior que nos trabalhos dos santos, e o conseguimento e perfeições do que é seu Intérprete e lugar de manifestação são elevadas e sem igual ao mesmo grau.
Sim, enquanto ainda na infância dele e nunca tendo estudado, no espaço de três mês estudo para ser economizado de externals, o Risale-i o Intérprete de Nur foi feito o herdeiro às ciências cedo e posteriores, conhecimento místico, as realidades de coisas, os mistérios do universo, e Divine sabedoria que previamente tinha sido dada em ninguém. Com a aprendizagem dele e fortaleza de moral, consistindo no ser dele encarnaram castidade, e a coragem extraordinária dele e auto-suficiência completa, ele era um milagre de criação, uma incorporação de Divine favour; as habilidades dele eram Deus-determinadas.
Como um estudante sem igual, um prodígio extraordinário, desafiando o mundo inteiro de aprender antes de alcançar a idade de puberdade, ele silenciou todos os estudantes com quem ele debateu, respondeu absolutamente corretamente e quase sem hesitação todas as perguntas posaram a ele, agüentaram o manto de ‘mestre ' da idade de quatorze, e continuamente irradiaram o effulgence de conhecimento e luz de sabedoria. Com a sutileza e profundeza da exposição dele, a concisão e loftiness das explicações dele, e a perspicácia dele, perspicácia e luz de sabedoria, ele surpreendeu os estudantes e instruído, ganhando o título ilustre de ‘Bediuzzaman ' merecidamente (o Wonder da Idade). Como alguém que com as qualidades elevadas dele e virtudes escolares propagou e provou a religião de Muhammad perfeitamente (PBUH), ele recebeu o favours mais alto do Deus dos Profetas seguramente (PBUH), e estava debaixo da proteção alta dele e patrocínios. Indubitavelmente ele era um de virtude nobre que avançou ao decreto do Profeta mais Santo (PBUH), e agiu debaixo do comando dele, e era o herdeiro às verdades dele e refletiu as luzes dele.
Como indicado o fazendo as luzes e conhecimento de Muhammad dele (PBUH) e brilho da Divine Candle (Qur'an) lustre brilhantemente, e as significações matemáticas do Qur'an e Hadith que são cumpridos nele, e as exposições matemáticas de versos que expressam as expressões vocais proféticas que concentram nele, não há nenhuma dúvida que ele era um espelho polido ao Divine Messengership servindo a causa de convicção, e a fruta luminosa final da árvore de Messengership, e a boca final de realidade em relação ao legado da língua de Messengership, e portador feliz final de ‘a Divine Candle ' em relação a servir convicção.
Assinado no nome do Risale-i estudantes de Nur que assistiram à única lição de ‘' da terceira Escola de Joseph, enquanto consistindo em A Prova Lustrando e Zühretü'n-Nur,
Ahmed Feyzi, Ahmed Nazif, Salâhaddin, Zübeyir, Ceylan, Sungur, Tabancali,,
Eles me outorgaram uma parte que excede minha dívida longe. Mas faltando a coragem para ofender estes signatários, eu permaneci calado, e aceitou o elogio deles/delas no nome da personalidade coletiva do Risale-i os estudantes de Nur.
SAID NURSI
* * *
No Nome dele, seja Ele glorificou!
E há nada mais que isto O glorifica com elogio.
Paz está em você e a clemência de Deus e bênçãos, para sempre!
Nosso mais Amado, Santificado, Altamente-avaliou, o Mestre Bondoso!
Nosso Mestre venerado que abandonou o próprio testamento dele e esquerda completamente todos os assuntos para dominical vai, que vê a clemência e sabedoria de Divine Determining em toda calamidade aparente e sofrimento, e com confiança perfeita e submissão espera em paciência perfeita os resultados daquela manifestação de dominical! Neste século terrível quando em alguns lugares as coisas nas quais os crentes confiam começaram a esmigalhar, e com publicações que opõem os pilares de convicção os negadores de Deus ostentam eles abertamente e arrogantemente, e agir em oposição aos comandos do Qur'an e não acreditar em forças espirituais, e designar o direito de criação a natureza inconsciente, cega, surda são considerados marcas de civilização e de ser ‘cultivou ' e intelectual—em tal um momento, escreveu nosso Mestre cortês o Risale-i Nur, um milagre do Qur'an, e oferecendo suas curas acalmando a corações agitados, miseráveis necessitado para a água de vida de convicção, lhes deu as notícias boas de felicidade eterna. Em sua rodovia de realidade que prova seus ensinos com argumentos decisivos, categóricos e provas, e pelo mistério de nosso Líder Ilustre (PBUH), para quem se refere “a causa está como o fazedor,” o equivalente de todas as ações boas executadas por centenas de milhares de Risale-i estudantes de Nur por que economizaram a convicção deles/delas o Risale-i Nur passou ao registro das ações boas dele!
Da mesma maneira que em Prisão de Denizli Deus Todo-poderoso deu As Frutas de Convicção cujos remédios eram suficientemente eficazes para não reduzir a nada a angústia do encarceramento, e o doce cheiro daquela rosa eliminou todas as dores de seus espinhos, enquanto dispersando toda nossa angústia temporária; tão muito aqui em Prisão de Afyon, os desconfortos físicos de um dia de qual é igual ao desconforto de um mês em Prisão de Denizli, a mais Munificente e Compassiva de Beleza deu à mão de você nosso Mestre amado provas sublimes que afirmam o Divine unidade e elogiou, e o messengership de Muhammad (PBUH), que são curas e antídotos. Nós a maioria dos estudantes defeituosos seu, quem pelo effulgences do Risale-i Nur têm learnt para ler e escrever, considere estes três tratados curtos para ser ambas as provas conclusivas do Risale-i a veracidade de Nur e um tipo de resumo disto, da mesma forma que são encapsulados o programme e índice de uma ansiar-árvore poderosa em sua semente.
Nós somos incapazes de descrever as virtudes destes três tratados, mas em ler nossos espíritos para eles experimente um alívio poderoso, nossos sofrimentos físicos são transformados em alegria, e eles nos trazem frutas inumeráveis do jardim de convicção. Com suas onze provas de Divine unidade, o primeiro deles dispersa o darknesses de descrença, misguidance, e natureza neste momento. O segundo expõe com provas sagradas de convicção Sura al-Fatiha, a fonte, base, e mestre de todas as comparações no Risale-i Nur. E o terço explica brilhantemente de certo modo isso assegura certeza completa a parte sobre o messengership de Muhammad (PBUH) que foi dado a você nosso Mestre amado, aqui em Prisão de Afyon.
Embora nós somos de nenhuma maneira merecedores de qualquer coisa, nós nos esforçaremos com todo nosso poder para publicar estes trabalhos que nós recebemos. Oferecendo infinito graças a Deus Todo-poderoso, nós rezamos a Ele dizendo: “Mais Misericordioso do Misericordioso! Você possa ser agradado para sempre com nosso Mestre!”
O Suportando, Ele é o Suportando!
No nome do Risale-i os estudantes de Nur,
Zübeyir, Ceylan, Sungur, Ibrahim,
* * *
Introdução para a Tradução turca do ‘Damasco Sermão árabe Original '
No Nome dele, seja Ele glorificou!
E há nada mais que isto O glorifica com elogio
Paz está para sempre em você e a clemência de Deus e bênçãos!
Meus Queridos, Leais Irmãos!
[Com um pressentimento do futuro, o Velho Disse percebido as verdades expressas neste sermão árabe que, ele entregou na Mesquita de Umayyad quarenta anos atrás a uma congregação de fim em dez mil que incluiu cem estudantes religiosos na insistência das Damasco religioso autoridades,; ele deu notícias dessas verdades com certeza completa como se eles iam ser percebidos brevemente. Porém, as duas Guerras mundial e vinte e cinco anos de despotismo absoluto demoraram a realização deles/delas; é agora que os sinais disto, foram preditos que então, está começando a ser visto no Mundo de Islã. Então, se você considerar isto apropriado, você pode publicar a tradução deste pedaço mais importante e instrutivo, não como um sermão velho, antiquado, mas como instrução fresca, pertinente em reunião social e endereçamento de perguntas islâmico diretamente, em 1371 em vez de 1327, a congregação de trezentos e setenta (agora mais que um milhão de) milhões na mesquita do mundo islâmico, em lugar de na Mesquita de Umayyad.]
Está ajustando aqui para escrever a resposta mais importante a uma pergunta mais importante. Para o prophetically de raio Dito Velho naquela lição de quarenta anos atrás como se ele estava vendo os ensinos maravilhosos do Risale-i Nur e seus efeitos. É por isto que eu estou escrevendo aquela pergunta e resposta aqui. Está assim:
Muitos perguntaram para ambos me e o Risale-i os estudantes de Nur: “Por que é que o Risale-i Nur não é derrotado em face a tanto oposição e tantos filósofos obstinados e as pessoas de misguidance? Prevenindo a uma extensão a disseminação de numerosos valiosos, verdadeiros livros em convicção e Islã, e por meio dos prazeres mundanos deles/delas e vícios, eles privaram muitos mocidades e outras das verdades de convicção. Mas os ataques mais violentos deles/delas, tratamento vicioso, mentiras e propaganda foram dirigidos ao Risale-i Nur, destruir isto e assustar as pessoas longe disto e os fazer deixam isto. Apesar disto, o Risale-i Nur esparramou de certo modo nunca visto em qualquer outro trabalho, seiscentas mil cópias de seus tratados sendo escrito à mão fora com zelo incansável e publicou secretamente. Como está que se causa para ser lido com tal entusiasmo, ambos dentro do país e no estrangeiro? O que é a razão para isto? Em resposta para o muitas perguntas deste tipo, nós dizemos:
Sendo um verdadeiro commentrary no Qur'an Todos-sábio pelo mistério de seu miraculousness, o Risale-i Nur demonstra isso em misguidance é um tipo de Inferno neste mundo, enquanto em convicção está um tipo de Paraíso. Mostra as dores dolorosas em pecados, ações ruins, e prazeres proibidos, e prova isso em ações boas e virtudes e as verdades do Shari‘a será achado prazeres como os prazeres de Paraíso. Em deste modo isto economiza o sensato entre esses que entraram em vício e misguidance. Para neste momento há duas condições temerosas:
T H E F I R S T: Como as emoções de homem que são cego às conseqüências de coisas e preferem uma onça de prazer presente a toneladas de alegrias futuras, veio prevalecer em cima de mente e argumentar, o único modo para economizar os dissiparam do vício deles/delas é lhes mostrar o presente de dor no prazer deles/delas e derrotar as emoções deles/delas. Embora eles estão atentos do diamante-como generosidades e prazeres do futuro, como o verso,
Eles julgam amável a vida deste world51
indica, enquanto sendo os crentes, as pessoas de misguidance escolhem prazeres mundanos que estão logo como pedaços de copo ser quebrado. O único modo dos salvar deste amor do mundo e do perigo de sucumbir a isto está lhes mostrando os tormentos infernais e dores eles sofrem até mesmo neste mundo. Este é o modo o Risale-i objetos pegados de Nur. Para neste momento, devido ao obduracy que surge de incredulidade absoluta e a intoxicação causado pelo vício e misguidance que surge de ciência, talvez só um em dez ou até mesmo podem ser induzidos vinte deixar os modos ms dele provando a existência de Inferno e seus tormentos, depois de ter lhe contado Deus Todo-poderoso. Tendo ouvido isto, é provável que tais pessoas digam: “Deus está Perdoando e Compassivo, e Inferno é um modo longo fora,” e continua na dissipação deles/delas. Os corações deles/delas e álcoóis são superados pelas emoções deles/delas.
Assim, mostrando pela maioria de suas comparações os resultados dolorosos e terríveis neste mundo de descrença e misguidance, o Risale-i Nur faz as pessoas mais teimosas e arrogantes até mesmo sentir desgosto a esses prazeres desfavoráveis, ilícitos, enquanto os levando a se arrepender. As comparações curtas no Sexto, Sétimo, e Oitavas Palavras, e o um no Terço Boça* da amarra-lugar longo na Trinta-segunda dianteira de Word uma pessoa para sentir repugnância ao vício e misguidance do modo ele levou, e o faz aceitar o que eles ensinam. Como um exemplo, eu recontarei as situações que eu vi em uma viagem da imaginação que era na realidade realidade brevemente. Esses desejar para uma conta mais detalhada podem olhar ao término de Sikke-i Tasdik-i Gaybi (O Selo Ratificando da Coleção Não visto).
Quando naquela viagem da imaginação eu olhei para o reino animal pelos olhos de filosofia de materialista e as pessoas de misguidance e heedlessness, as necessidades inumeráveis de animais e a fome terrível deles/delas junto com a fraqueza deles/delas e impotência se apareceu a mim como mais comovente e doloroso. Eu clamei. Então eu vi pelo telescópio de sabedoria de Qur'anic e convicção que o Divine Name de Todos-misericordioso tinha subido no sinal de Provedor goste de um sol lustrando; dourou com a luz de sua clemência que mundo de animal faminto, miserável.
Então eu vi dentro do mundo animal outro mundo doloroso que foi embrulhado em escuridão e faria qualquer um sinta compadeça e em qual jovem estava lutando na necessidade deles/delas e ineficácia. Eu sentia muito eu tinha olhado pelos olhos das pessoas de misguidance. De repente, convicção me deu outros espetáculos e eu vi o Nome de elevação Todos-compassiva no sinal de clemência; transformou e iluminou aquele mundo lamentável em moda jovial e bonita, enquanto mudando minhas lágrimas de reclamação e se entristece em lágrimas de alegria e obrigado.
Então o mundo de humanidade se apareceu a mim como se em uma tela de cinema. Eu olhei pelo telescópio das pessoas de misguidance e vi que mundial ser tão escuro e terrificando que eu clamei das profundidades de meu coração. “Ai!” eu chorei. Porque eles tiveram desejos e esperam que estirou a eternidade, pensamentos e imaginings que abraçaram o universo, o desejo sério para felicidade perpétua e Paraíso, uma capacidade inata e poderes nos quais nenhum limite tinha sido colocado e que era grátis, contudo apesar das necessidades inumeráveis deles/delas e a fraqueza deles/delas e impotência eles foram expostos aos ataques de inimigos inumeráveis e os sopros de calamidades inumeráveis. Debaixo da ameaça perpétua de morte, eles sobreviveram as vidas breves e tumultuosas deles/delas em circunstâncias miseráveis. Já olhando à sepultura que para o extraviado é a porta a escuridão perpétua, eles sofreram os sopros contínuos de morte e separação, o estado mais doloroso para o coração e consciência. Eu vi isso isoladamente e em grupos eles estavam sendo lançados bem naquele preto.
Em ver o mundo de humanidade nesta escuridão eu estava a ponto de clamar com meu coração, espírito, e mente, e todas minhas faculdades internas sutis, realmente todas as partículas de meu ser, quando a luz e poder de convicção que procede do Qur'an esmagaram esses espetáculos de misguidance, enquanto me dando perspicácia. Eu vi o Divine Name de Todos-só subir como o sol no sinal de Todos-sábio, o Nome de subir Todos-misericordioso no sinal de Munificente, o Nome de subir Todos-compassivo no sinal de, quer dizer, no significado de, Todos-perdoando, o Nome de Resurrector que sobe no sinal de Herdeiro, o Nome de Granter de Vida que sobe no sinal de Abundante, e o Nome de Sustainer que sobe no sinal de Dono. Eles iluminaram o mundo inteiro de humanidade e todos os mundos dentro disto. Eles dispersaram esses estados infernais, abertos janelas sobre os mundos luminosos do futuro, e se espalharam luzes em cima do mundo de humanidade. Eu declarei: “Elogie e obrigado seja a Deus ao número de partículas em existência!” eu entendi com certeza completa que em convicção também é um tipo de paraíso neste mundo e em misguidance, um tipo de inferno.
Então o mundo da terra se apareceu. Naquela viagem da imaginação, a escuridão, regras hipotéticas da filosofia que não obedece religião descreveram um mundo horrível. Navegando por espaço no navio da terra velha—que viaja setenta vezes mais rapidamente que um canhão-bola uma distância de vinte e cinco mil anos em um ano, já disposto para se separar, seu interior em um estado de motim—a situação de tipo humano miserável se apareceu a mim em uma escuridão desolada. Meus olhos. Eu arremessei os espetáculos de filosofia ao chão, enquanto os esmagando. Então eu olhei com um illumined de visão com a sabedoria do Qur'an e convicção, e eu vi os Nomes de Criador dos Céus e Terra, Todos-poderoso, Todos-instruído, Sustainer, Alá, Sustainer dos Céus e Terra, que Subjugator do Sol e Lua tinha subido como sóis nos sinais de clemência, grandeza, e dominicality. Eles iluminaram aquela escuridão, devaste, e terrificando mundo de forma que o globo se apareceram a meu olho de convicção como um bem regulado, dominou, navio agradável, e seguro, ou aeroplano, ou trem. Conteve todo o mundo providências, e tinha sido enfeitado fora para comércio e prazer e levar os seres com espíritos pelos reinos de dominical ao redor do sol. Eu exclamei: “Todo o elogio é a Deus ao número de partículas da terra para a generosidade de convicção.”
Isto foi provado com muitas comparações dentro o Risale-i Nur, que esses que seguem vício e misguidance sofrem um tormento infernal também neste mundo, enquanto pelas manifestações de convicção, os crentes e íntegro pode provar pelos estômagos de Islã e humanidade os prazeres de Paraíso. Eles podem beneficiar de acordo com o grau da convicção deles/delas. Mas nestes tempos tempestuosos, correntes que entorpecem os sensos e se espalham a atenção de homem em assuntos periféricos, enquanto o mergulhando neles, enfraqueceu os sensos dele e o desnorteou. Como resultado deste as pessoas de misguidance não podem temporariamente sentir o tormento deles/delas, enquanto as pessoas de orientação são subjugadas através de heedlessness e não podem apreciar seus prazeres verdadeiramente.
O Segundo Condição Temerosa Esta Idade: Em tempos anteriores, comparou com o presente havia muito pouca descrença absoluta, ou misguidance que surge de ciência, ou a descrença que surge de obstinação perversa. A instrução dos estudantes islâmicos dessas vezes e os argumentos deles/delas seja então suficiente, enquanto dispersando qualquer incredulidade que surge de dúvidas depressa. Convicção em Deus era geral, e eles poderiam persuadir a maioria das pessoas para deixar o misguidance deles/delas e mal pelos ensinar sobre Deus e os fazer lembrar de Inferno-fogo. Mas agora há cem disbelievers absoluto em uma cidade pequena em vez de talvez um em um país inteiro. Esses que se perdem devido a ciência e aprendendo e teimosamente opõe as verdades de convicção aumentaram um hundredfold em relação a tempos anteriores. Com orgulho assim do Pharaoh e o misguidance terrível deles/delas estes negadores obstinados opõem as verdades de convicção. De uma verdade sagrada é precisada então muito isso destruirá as bases da descrença deles/delas completamente neste mundo, como uma bomba atômica, e parará a agressão deles/delas e trará alguns deles a convicção.
Todo o elogio é a Deus Todo-poderoso que com seu muitas comparações, como o remédio perfeito para as feridas deste tempo, o Risale-i Nur—um milagre do Qur'an de Exposição Milagrosa que procede de seu effulgence—derrotou o pior desses negadores obstinados até mesmo com a espada de diamante do Qur'an. Suas provas e argumentos para o número dos átomos do universo que demonstra o Divine unidade e as verdades de espetáculo de convicção que em vinte e cinco anos que não foi derrotado em face aos ataques de severest, mas se tem prevalecido e sido vitorioso. Sim, com suas comparações de convicção e incredulidade, e orientação e misguidance, o Risale-i Nur prova essas verdades ego-evidentemente. Se nota é tomada, por exemplo das provas e flashes da Segunda Estação do Vinte-segundo Word, o Primeiro Boça* da amarra-lugar do Trinta-segundo Word, o ‘Windows ' da Trinta-terceira Carta, e as onze provas de O Pessoal de Moses (o Asa-yi Musa), será entendido que é as verdades do Qur'an manifestadas dentro o Risale-i Nur que esmagará e destruirá descrença absoluta e misguidance perverso neste momento.
Da mesma forma que as partes do Risale-i foram colecionados Nur que resolvem os maiores mistérios de religião e os enigmas da criação do mundo junto em Os Mistérios de ‘Coleção de ' (Tilsimlar Mecmuasi), os pedaços que descrevem o inferno neste mundo das pessoas de misguidance e os paraíso-iguais prazeres das pessoas de orientação e mostram que convicção está como uma semente de Paraíso enquanto incredulidade é uma semente da Zakkum-árvore de Inferno, será reunida em uma coleção pequena, Deus que lega, e será publicada.
SAID NURSI
No Nome dele, seja Ele glorificou!
E há nada mais que isto O glorifica com elogio.
Meu Querido, Leal, Unshakeable, Irmãos Constantes, Dedicados, Fiéis!
Você sabe que os peritos de Ankara o comitê de ' não pôde negar os exemplos de maravilha-trabalhar e predições que olham o Risale-i Nur; seus sócios só impropriamente suposto que eu tive uma parte neles, e contestou declaração: “Não deveriam ter sido escritas tais coisas no livro; maravilha-trabalhando não deveriam ser tornados público.” Em resposta para esta crítica secundária, eu disse em minha defesa:
Eles não são meus e de qualquer maneira eu não ousaria pôr reivindicação a tal deseja saber, eles são bastante destilações e flashes do miraculousness do Qur'an que levando a forma de maravilhas dentro o Risale-i Nur que são um verdadeiro comentário nisto são um tipo de Divine favor (para fortalecer a moral de seus estudantes). Fazer o Divine público favor é obrigado de um tipo e permissível, e é aceitável. Agora, por uma razão importante, eu elucidarei minha resposta um pequeno. Eu também fui perguntado por que eu lhes faço o público e por que eu concentro tanto neste ponto, e por que durante os últimos meses eu entrei muito adicional no assunto. A maioria das cartas é relacionado ao maravilha-funcionamento.
T H E UM N S W E R: Embora neste momento no Risale-i o serviço de Nur de centenas de convicção religiosas de milhares de reparadores de ‘' são necessários em face aos milhares de forças destrutivas; e embora eu tenho necessidade de centenas de escriturários e assistentes; e embora as pessoas e as autoridades se appreciatively e encouragingly deveriam nos ajudar e adquire em contato conosco em lugar de nos evitar e não tendo contato conosco; e embora os crentes são obrigados dar preferência ao serviço de convicção em cima das ocupações desta vida mundana e seus benefícios, desde que olha a vida eterna; se levando como um exemplo, eu digo isto:
Por causa de nossos oponentes me impedindo de ter contato com pessoas e ter os ajudantes, e de tudo; e o destruindo a moral de meus amigos deles/delas tanto quanto podem possivelmente eles, e os fazendo olhar coldly em mim e o Risale-i Nur; e por causa de meu ser carregado com os deveres de mil pessoas apesar de ser um estranho velho, doente, fraco, miserável sem um; e por causa de meu ser compelido para evitar ter contato com pessoas e misturar com eles devido a um tipo de doença física causado estando isolado e oprimido; e por causa do deles/delas espantando as pessoas tão efetivamente e destruindo a moral deles/delas;—por causa de tudo estes e em face a todos esses obstáculos, eu fui feito escrever coisas daquele tipo para reunir forças espirituais ao redor do Risale-i Nur, e descreve o Divine favores que são uns meios de fortalecer a moral do Risale-i os estudantes de Nur, e mostrar para isso em seu próprio o Risale-i Nur é tão poderoso quanto um exército (e está em nenhuma necessidade de outros). Para para se vender, proibe Deus, e faz eu gostei, e ostentar e se exibir seriam danificar o mistério de sinceridade da qual é um princípio importante o Risale-i Nur. Da mesma maneira que, Deus que lega, o Risale-i Nur se defenderá e demonstrará seu verdadeiro valor, assim também vá em efeito nos defenda, e seja os meios de ter nossas faltas perdoados.
Milhares enviando de saudações para todos meus irmãos e irmãs, e particularmente para o ancião inocente e venerável cujas orações são aceitáveis, e oferecendo orações para tudo, nós os felicitamos no mês de Ramadan e pedido que eles pedem para nós.
Seu irmão doente,
SAID NURSI
* * *
No Nome dele, seja Ele glorificou!
Este irmão impotente seu diz este ambos àquele velho amigo que contestou, e para o atento, e para yourselves: pelo effulgence do Qur'an de Exposição Milagrosa, o Novo Disse põe provas dianteiras das verdades de convicção tão lógico e correto que eles não só compelem os estudantes muçulmanos, mas também os filósofos de europeu mais obstinados para submeter, e isto que eles fazem. Como para os sinais e insinuações do Qur'an de Exposição Milagrosa, do nível de seus significados alusivos, chamando a atenção para o Risale-i Nur que é um de seus milagres neste momento é uma marca do miraculousness do Qur'an—semelhante às profecias alusivas e simbólicas de Imam ‘Ali (maio Deus seja agradado com ele) e Gawth al-A‘zam (maio Deus seja agradado com ele) relativo ao Risale-i a importância de Nur e valor. Fazer assim também é necessitado pela eloqüência milagrosa daquela língua do Não visto.
Sim, foi dado a mim em Prisão de Eski_ehir em um momento terrível quando nós estávamos em necessidade medonha de um consolo sagrado: “Você cita os santos de tempos velhos como testemunhando o Risale-i a aceitabilidade de Nur, mas conforme o significado interno do verso,
Nem qualquer coisa fresco ou seco [verde ou murcho], mas é [se inscreveu] em um Registro Clear,52
é o Qur'an que deveria ter a palavra neste assunto. Acha o Risale-i Nur aceitável? Como olha nisto?” de mim fui estado em frente com esta pergunta estranha. Assim eu busquei ajuda do Qur'an, e dentro do espaço de uma hora percebi eu que o Risale-i Nur era um elemento do nível de significados alusivos de trinta-três versos, do nível constituiu por detalhes dos significados explícitos deles/delas (e incluiu na generalidade dos significados alusivos), e que havia conclusões poderosas a sua inclusão e distinção. Uma parte destes que eu vi em algum detalhe, e uma parte eu vi forma em resumo. Em minha visão, permaneceram nenhuma dúvida, hesitação, suspeita, ou misgiving. E eu escrevi aquela convicção de empresa meu com a intenção de fortalecer a fé dos crentes pelo Risale-i Nur, e eu dei isto a meu mais íntimo (tem) os irmãos em condição foi segurado para ser confidencial. No tratado, não dizemos nós que este é o significado explícito do verso, para que não o hojas dizem “ele foi atingido duramente pelo mal-olho.” E nós não dizemos que esta é a generalidade do significado alusivo. Nós dizemos que estando por baixo de o significado explícito são numerosas camadas ou níveis um dos quais são o significado alusivo e simbólico e que o significado alusivo é uma generalidade. Todos os séculos, isto tem particularidades. E este século o Risale-i Nur é um elemento na generalidade daquele nível de seu significado alusivo. Conclusões puxadas por meio dos princípios de jafr e números, practised desde tempos cedo pelo ulama de ‘, realmente, provas, mostre que aquele elemento é segurado intencionalmente à vista e executará uma função importante, e isto não prejudica o verso do Qur'an ou seu significado claro, mas saques seu miraculousness e eloqüência. Um que não pode negar as deduções inumeráveis feito pelas pessoas de realidade de insinuações de Qur'anic, não deveria negar isto, e ninguém pode negar isto.
Porém, se a pessoa que fora de assombro julga isto improvavelmente aquele tal um trabalho importante deveria se aparecer à mão de uma pessoa insignificante me goste idéia na criação de uma ansiar-árvore o tamanho de uma montanha de uma semente o tamanho de um grão de trigo como sendo um sinal de Divine poder e grandeza, ele é ligado para dizer seguramente que o aparecimento deste trabalho a tal um tempo de intensa necessidade de alguém tão absolutamente impotente e ausente quanto eu sou evidência para a extensão vasta de Divine clemência. Pelo honour do Risale-i Nur, eu o asseguro e esses que objeto, que estas insinuações e predições simbólicas e indicações dos santos sempre me dirigiram oferecer obrigado e elogia e buscar perdão por meus pecados. Eu posso provar a você pelos olhar rápido que você teve de minha vida, debaixo de seus mesmos olhos estes vinte anos que em nenhum momento, nem mesmo durante um minuto, eles incharam meu ego e fazem minha alma mal-dominante orgulhoso e arrogante. Não obstante, homem não está livre de falta ou esquecimento. Eu tenho numerosas faltas das quais eu não estou atento. Também, talvez minhas próprias idéias rastejaram dentro e há alguns erros em alguns dos tratados. Mas desde que eles não contestam o falso e corrompendo interpretações das pessoas de misguidance, escondido montando traduções artificiais em lugar das cartas sagradas do Qur'an, nas cartas deficientes do novo [o latim] manuscrito, e o prejudicando os significados claros de versos deles/delas, eles seguramente não deveriam contestar a alguém miserável e deveriam perseguir expondo um ponto bom do miraculousness do Qur'an para fortalecer a convicção dos irmãos dele, à extensão do desencorajar no serviço dele de convicção, como não só as pessoas de realidade, concordaria qualquer um com até mesmo um grão de justiça.
Além disso eu digo isto: em face aos ataques temerosos de misguidance a este tempo, os modos poderosos, verdadeiros, caminhos, e tariqats com milhões de seguidores dedicados foi derrotado aparentemente. Mas uma pessoa semi-alfabetizada debaixo de vigilância constante oposto vivo o polícia-estação que está só e o objeto de um muitos-apoiou campanha de difamação para fazer todo o mundo o execre, não pode pôr reivindicação para o Risale-i Nur que está mais avançado que esses outros modos e resistiu aos ataques mais fortemente, e aquele trabalho não pode ser o produto da habilidade dele, e ele não pode se orgulhar disto. Foi dado bastante diretamente por Divine clemência como um milagre do Qur'an Todos-sábio neste momento. Ele pôs mãos naquele presente do Qur'an junto com milhares dos amigos dele. Sem dúvida o dever de intérprete principal caiu a ele, mas evidência que não é o trabalho do pensamento dele, conhecimento, e inteligência é isso dentro o Risale-i Nur são partes que foram escritas em seis horas, outros que foram escritos em duas horas, outros em uma hora, e alguns em dez minutos igualam. Eu juro aquele até mesmo com o poder de memória do Velho Disse (maio Deus seja agradado com him)53 com meu próprio pensamento que eu não pude escrever em dez horas o que foi escrito em dez minutos. Com minha própria mente e capacidade eu não pude escrever em dois dias o tratado que foi escrito por uma hora. E nem eu nem o filósofo de religioso mais exato poderiam pesquisar os assuntos do Trigésimo Word e escreve isto em seis dias, embora foi escrito em um dia em seis horas. E assim por diante.
Quer dizer, apesar de ser falido, eu sou o arauto e criado da loja de um joalheiro maravilhosamente rico. Fora da graça dele e munificência pode Deus Todo-poderoso nos faça e tudo Risale-i os estudantes de Nur puramente e sinceramente constante neste serviço, e nos dá sucesso. Amém. Em reverência do Deus de Mensageiros.
SAID NURSI
* * *
FOOTNOTES1.
De acordo com Bediuzzaman, a pontaria do Risale-i Nur é ganhar para seus leitores ou estudantes ‘retificam, convicção verificada ' (iman-i tahkikî—árabe: tahqiqi). Isto esteve definido como: “Adquirir certo conhecimento de todas as perguntas relacionado a convicção por investigação íntima, e viver aquela convicção... Firme, convicção de unshakeable.” Veja, Abdullah Ye¤in, Yeni Lugat (3º. ed.) Istambul 1975, 271.
2. Veja, página 478, nota de rodapé 63.
3. Bukhari, Adhan, 155; Tahajjud, 21; ‘Umra, 12; Jihad, 133; ' Ruim al-Khalq, 11; Maghazi, 29; Da'wat, 18, 52; Riqaq, 11; I'tisam, 3; muçulmano, Dhikr. 28, 30, 74, 75, 76; Witr, 24; Jihad, 158; Adab, 101; Tirmidhi, Mawaqit, 108; Hajj, 104; Da'wat, 35, 36; Nasa'i, Sahw, 83-6; Manasik, 163, 170; Iman, 12; Ibn Maja, Tijara 40; Manasik, 84; Adab, 58; Du'a, 10, 14, 16; Abu Da'ud, Manasik, 56; Darimi, Salat, 88, 90; Manasik, 34; Isti'dhan, 53, 57; Muwatta, Hajj, 127, 243; Qur'an, 20, 22; Musnad, i, 47; ii, 5; iii, 320; iv, 4; v, 191; al-Hakim, al-Mustadrak, i, 538.
4. Qur'an, 17:42.
5. Qur'an, 2:117, etc.6.
Qur'an, 67:8.
7. Qur'an, 2:32.
8. Qur'an, 1:1-7.
9. Qur'an, 10:92.
10. Qur'an, 4:69.
11. Assim, se, de acordo com o grau dele, um homem ordinário recebe uma parte minúscula como uma data-pedra desta verdade sagrada, um homem aperfeiçoado que avançou espiritualmente pode receber uma parte como a palma-árvore. Mas uma pessoa que não avançou não deveria recordar estes significados intencionalmente enquanto recitando o Fatiha, * para que não ele prejudica o senso dele do Divine presença. Quando ele avançar a tal uma estação, esses significados se farão de qualquer maneira clarear a ele.
* Nós perguntamos para nosso Mestre o pelo qual foi significado “intencionalmente” na nota de rodapé sobre, e nós estamos escrevendo aqui exatamente a resposta que nós recebemos:
Eu considero que isso enfatiza os significados inclusivos, elevados do Fatiha e tashahhud, não intencionalmente mas indiretamente, e não em detalhes que induz um tipo de heedlessness do Divine presença mas concisamente e brevemente, dispersa heedlessness e dá um brilho à adoração e preces. Isto se aparece completamente o valor alto das orações, o Fatiha, e o tashahhud. O pelo qual é significado “não morando intencionalmente” ao término da segunda parte, às vezes é isso para considerar os significados em detalhes eles fazem a pessoa esquecer das orações, enquanto minorando o senso do Divine presença. Mas eu sinto isso para os enfatizar rendimentos indiretamente e concisamente grandes benefícios.
Assinado no nome do Risale-i os estudantes de Nur da terceira Escola de Joseph,Ceylan12.

Qur'an, 2:32.
13. Qur'an, 48:28-9.
14. al-‘Ajluni, Kashf al-Khafa ', ii, 164; ‘Ali al-Qari, Sharh al-Shifa ', i, 26.
15. No original, o anterior e as passagens em itálicos à cabeça dos quinze Testemunhos de ‘subseqüentes ' estão em árabe. [Tr. ]16.
Qur'an, 54:1.
17. Qur'an, 8:17.
18. O herói ‘Ali (maio Deus seja agradado com ele), de quem coragem era da ordem muito mais alta, disse: “Quando nós fomos amedrontados que ao lutar na batalha, nós escondíamos atrás do Mensageiro de Deus (PBUH).” As histórias relacionam como até mesmo os inimigos dele daquele tempo confirmaram que todas suas virtudes eram superiores, igual à coragem dele.
19. al-‘Ajluni, Kashf al-Khafa ', ii, 64; Tecrid-i Sahih (o Turco. trans.), i, 107.
20. Husayn al-Jisri, al-Risalat al-Hamidiyya [o Turco. trans. Manastirli Ismail Hakki], Istambul 1308, 4 vols.
21. Em minha velhice e miséria, eu percebi um milionésimo do alimento espiritual trazido por Muhammad (PBUH). Se eu tivesse sido capaz, eu teria lhe agradecido proferindo bênçãos para ele com milhões de línguas. Estava assim:
Eu grandemente sofro de separação e separando, mas o mundo eu amo e as coisas nisto me deixam e partem. Eu sei que eu também partirei. E só está tendo notícias de Muhammad (PBUH) as notícias boas de felicidade perpétua e vida eterna que eu sou economizado daquela dor severa e desespero alma-queimando e eu achamos consolo completo. Na realidade, quando eu digo: “Paz está em você, Profeta de O, e a clemência de Deus e bênçãos!” no tashahhud durante as orações, eu ambos estão pagando submissão a ele, e declarando minha submissão e obediência ao grau dele, e lhe oferecendo parabéns no dever dele, e expressando um tipo de obrigado e resposta para as notícias boas ele trouxe de felicidade eterna. Todos os muçulmanos oferecem diariamente para estas saudações cinco vezes.
22. Qur'an, 2:32.
23. Qur'an, 24:35.
24. Qur'an, 24:40.
25. Qur'an, 1:7.
26. Qur'an, 24:40.
27. Qur'an, 1:7.
28. Qur'an, 13:16.
29. Qur'an, 67:15.
30. Qur'an, 11:56.
31. Qur'an, 29:60.
32. Qur'an, 17:70.
33. Qur'an, 82:13.
34. Qur'an, 67:5.
35. Qur'an, 50:6.
36. Qur'an, 2:29.
37. Veja página 501, nota de rodapé 78.
38. Qur'an, 17:111.
39. E Deus é a similitude mais alta: como todos-cercar luz é necessário ao sol.
40. Qur'an, 67:14.
41. A parte restante deste tratado foi escrita enquanto eu estava sofrendo de uma doença terrível, um resultado de ser envenenado, como eu nunca teve previamente experimentado em minha vida. Minhas faltas deveriam ser olhadas então em tolerantly. Husrev pode modificar, pode mudar, e pode corrigir qualquer parte ele considera impróprio.
42. Para discussão adicional, veja O Sexto Raio, no trabalho presente. [Tr. ]43.
Bukhari, Salat, 39; Musnad, ii, 34, 36, 67, 129,. (Com o significado de “O que executa as conversações de orações com o Sustainer dele.” )44.
Minha doença severa não me permite continuar; estes é só uma fonte e assistente ao dever de Husrev de tradução.
45. Considerando que o turco é determinado para o pedaço árabe aqui, a tradução inglesa do árabe não é determinada. [Tr. ]46.
Hulâsatü'l-Hulâsa: O ‘somam e substância ' em árabe de O Sinal Supremo que descreve em trinta-três graus como todos os reinos de criação testemunham ao existência do Criador deles/delas e unidade. É incluído na coleção de preces e súplicas chamado Hizb Anwar al-Haqa'iq al-Nuriyya que inclui Jawshan al-Kabir. [Tr. ]47.
Qur'an, 31:28.
48. Qur'an, 112:1-2.
49. Qur'an, 31:28.
50. Qur'an, 2:32.
51. Qur'an, 14:3.
52. Qur'an, 6:59.
53. Pretendendo isto para ser uma oração, alguns dos escriturários escreveram a frase (maio Deus seja agradado com ele) depois deste nome Dito miserável. Eu quis mudar isto, mas me ocorreu que desde que é uma oração que busca o prazer de Deus, não deveria ser interferido com, assim eu não mudei isto.

O Segundo Capítulo do Vinte-nono Flash
(Na frase: Todo o elogio é a Deus!)
[Este tratado curto, chamou o Segundo Capítulo, explica só nove das luzes incontáveis e vantagens de convicção em Deus que faz o homem declare: “Todo o elogio é a Deus!”]
No Nome de Deus, o Misericordioso, o Compassivo.
PRIMEIRO PONTO
Em primeiro lugar, duas coisas serão mostradas:
1. Filosofia é um par de óculos escuros que mostram para tudo para ser feio e assustador. Enquanto convicção em Deus é um transparente, clareie, par luminoso de espetáculos que mostram para tudo para estar bonito e familiar.
2. O homem está conectado com todas as criaturas, tem um tipo de comércio com todas as coisas, e por natureza é compelido para se encontrar, fale, e seja neighbourly com as coisas que o bloqueiam; tão também ele possui seis aspectos: uma esquerda, certo, superior, mais baixo, dianteiro, e atrás aspecto.
Em usar qualquer um destes dois pares de espetáculos, homem pode ver as criaturas e coisas apresenta nos aspectos mencionados acima.
Aspecto certo: O que é significado por este aspecto é o passado. Quando olhou a pelos espetáculos de filosofia, o que é visto é um vasto, escuro, terrificando, cemitério transtornado onde o dia do juízo universal da terra do passado veio passar. Não pode haver nenhuma dúvida que esta visão lança o homem em grande terror, medo, e desespero.
Porém, quando este aspecto olhou a pelos espetáculos de convicção, até mesmo se a terra parece ter sido virada de cabeça para baixo, como realmente isto tem, houve nenhuma perda de vida; é compreendido que foram transferidos sua tripulação e habitantes para um mundo melhor, um cheio de luz. São vistas as sepulturas e covas ser túneis subterrâneos, cavado conduzir a outro, mundo luz-cheio. Quer dizer, a alegria, alívio, confiança, e paz de convicção de mente dão para tripular é um Divine generosidade que o faz repita milhares de tempos em cima de: “Todo o elogio é a Deus!”
Aspecto esquerdo: Quando o futuro olhou a pelos espetáculos de filosofia, se aparece na forma de um enorme, lustra, enquanto terrificando sepultura que vai nos apodrecer e nos fazer caçam a cobras e escorpiões que nos eliminarão. Mas quando olhou a pelos espetáculos de convicção, é visto na forma de uma refeição que inclui toda variedade do melhor e a maioria das comidas deliciosas e bebidas que Deus Todo-poderoso, o Criador mais Misericordioso e Todos-compassivo, preparou para homem. Assim o faz repetir muitos milhares de tempos: “Todo o elogio é a Deus!”
Aspecto superior: Estes é os céus. Quando uma pessoa olhar para este aspecto pelos espetáculos de filosofia, ele sente um terror terrível à grande velocidade e variedade dos movimentos—como corridas de cavalos ou exército manobra—dos milhões de estrelas e corpos celestes em espaço infinito. Considerando que quando um crente olhar para eles, ele vê que da mesma maneira que esse estranho e maravilhoso manobra está sendo levado a cabo debaixo da supervisão de um chefe e ao comando dele, assim as estrelas estão adornando o mundo dos céus e estão luz-dando abajures para ele. Como resultado ele sente não tema e medo a esse cavalos correr, mas familiaridade e afeto. É certamente pequeno dizer: “Todo o elogio é a Deus!” milhares de tempos para a generosidade de convicção que assim ilumina o mundo dos céus.
Mais baixo Aspecto: Esta é a terra. Quando olhares de homem neste mundo com o olho de filosofia, ele vê isto como um untethered, animal de unhaltered que vaga à toa ao redor do sol, ou como um furou e captainless transportam, e ele é levado fora por medo e ansiedade. Mas quando ele olhar com convicção, ele vê isto na forma de um navio do mais Misericordioso que ara seu curso ao redor do sol sob as ordens de Almighty de Deus, com toda sua comida, bebida, e roupa a bordo de, para o prazer de gênero humano. Assim ele começa a declarar com grande sentimento: “Todo o elogio é a Deus!” para esta grande generosidade que pula de convicção.
Aspecto dianteiro: Se uma pessoa que se vicia em olhares de filosofia a este aspecto, ele vê que criaturas todo vivas, se humano ou animal, está desaparecendo grupo através de grupo e com grande velocidade para isto. Quer dizer, eles vão para non-ser e deixar de existir. Considerando que ele sabe que ele também é um viajante naquela estrada, ele sai da mente dele com aflição. Mas para um crente que olha com o olho de convicção, homens que viajam àquele aspecto não estão passando para o mundo de non-existência, eles estão sendo transferidos de um pasto para outro como nômades, e migrando de um reino transitório a um perpétuo, e de uma fazenda de serviço e labuta ao escritório de salários, e de um país de sofrimento e dificuldade para um de abundância e facilidade. O crente conhece este aspecto com prazer e gratidão.
Dificuldades que acontecem na estrada como morte e a sepultura são fontes de felicidade por causa dos resultados deles/delas. Para a estrada que conduz às passagens de mundos luminosas pela sepultura, e a maior felicidade é o resultado do pior, mais mais dos desastres dolorosos. Por exemplo, Joseph (PUH) atingiu a felicidade de só ser regra de Egito por via de ser lançado no bem pelos irmãos dele e lançou em prisão às difamações de Zulaikha. Da mesma maneira, uma criança que só entra no mundo do útero da mãe dele alcança a felicidade deste mundo como resultado do excruciante, esmagando dificuldades ele experimenta no modo.
Atrás Aspecto: Quer dizer, desde um que olha para esses que permaneceram atrás com a visão de filosofia nenhuma resposta pode achar à pergunta: “Onde eles vieram de e onde eles vão, e por que eles vieram à terra deste mundo?”, ele permanece naturalmente em um tormento de confusão e dúvida. Mas deve ele olhar pelos espetáculos de convicção, ele entenderá que os homens são os observadores, enviou pelo Soberano Pre-eterno contemplar e estudar os milagres maravilhosos de poder exibiu na exibição do universo, e que depois de receber as marcas deles/delas e graus em conformidade com o grau eles agarraram o valor e grandeza desses milagres de poder e o grau para os quais os milagres apontam à grandeza do Soberano Pre-eterno, os homens voltarão ao reino do Soberano. Assim ele dirá: “Todo o elogio é a Deus!” para a generosidade de convicção que lhe deu esta generosidade.
Desde que o elogio ofereceu dizendo: “Todo o elogio é a Deus!” para a generosidade de convicção que assim bane as supracitadas camadas de escuridão é também uma generosidade, elogio também deveria ser oferecido para isto. E elogio deveria ser oferecido em uma terceira vez por esta segunda generosidade de elogio, e uma quarta vez para a terceira generosidade de elogio... Quer dizer, uma cadeia infinita de elogio nasce de um único proferir da frase: “Todo o elogio é a Deus!”
SEGUNDO PONTO
A pessoa deveria dizer: “Todo o elogio é a Deus!” para a generosidade de convicção que ilumina estes seis aspectos, para da mesma maneira que desde que dispersa a escuridão dos seis aspectos, pode ser considerado uma grande generosidade pelo repelir de mal, tão muito desde que os ilumina que pode ser pensado de como uma segunda generosidade, para a atração de benefícios. Então, desde que o homem é civilizado por natureza, ele está conectado com todas as criaturas nos seis aspectos, e pela generosidade de convicção tem a possibilidade de beneficiar dos seis aspectos.
Assim, de acordo com um significado do verso:
Wheresoever você volta, há o semblante de God,1
homem acha esclarecimento em qualquer que dos seis aspectos que ele é achado. Na realidade, alguém que é um crente tem uma vida que em extensões de efeito da fundação do mundo para seu fim. Esta vida do dele recebe ajuda da luz de uma vida que estende de pre-eternidade a poste-eternidade. Da mesma maneira, graças à convicção que ilumina os seis aspectos, o tempo estreito de homem e espaço é transformado em um mundo largo e fácil. Este mundo extenso se torna como a casa de homem, e o passado e o igual tempo de presente futuro para o espírito dele e coração. A distância entre entre eles desaparece.
TERCEIRO PONTO
O fato que convicção dispõe fontes de apoio e ajuda necessita declaração: “Todo o elogio é a Deus!”
Sim, por causa da impotência deles/delas e os inimigos de multitudinous deles/delas, humankind estão em falta de uma fonte de apoio para o qual eles podem ter recurso para repulsar esses inimigos. Igualmente, por causa da abundância das necessidades deles/delas e a pobreza extrema deles/delas, eles precisam de uma fonte de ajuda da qual eles podem buscar ajuda, de forma que por isto eles podem satisfazer as necessidades deles/delas.
O tripulam! Seu um e só ponto de apoio é convicção em Deus. A única fonte de ajuda para seu espírito e consciência é convicção no futuro. Um que não conhece estas duas fontes sofre medo constante no coração dele e espírito, e a consciência dele é perpetually atormentado. Enquanto a pessoa que busca apoio do primeiro ponto e ajuda do segundo, sofre muitos prazeres e delícias no coração dele e espírito, de forma que ele estão ambos consolados, e a consciência dele é à vontade.
QUARTO PONTO
Por mostrar aqueles prazeres semelhantes exista e será dado, a luz de convicção remove a dor que acontece quando prazeres legais começarem a enfraquecer. Além disso, por mostrar a fonte de generosidades, assegura que as generosidades continuam e não diminuem.
Semelhantemente, por mostrar o prazer de acqaintance renovado, remove a dor de separação e separando. Quer dizer, enquanto muitas dores acontecerem ao pensamento do transcurso de um único prazer, convicção os remove chamando para prestar atenção ao retorno do prazer. Em todo caso há prazeres adicionais na renovação de prazer. Se uma fruta não tiver nenhuma árvore, seu prazer é restringido e cessa em seu ser comido, e sua interrupção é a causa de tristeza. Mas se a árvore da fruta for conhecida, não há nenhuma dor quando a fruta deixar de existir, para lá outros são entrar em seu lugar.
Ao mesmo tempo, renovação está em si mesmo um prazer. Para que dificuldades o espírito humano a maioria é as dores que surgem de separação. Considerando que a luz de convicção remove essas dores pela esperança de reunião renovada e o retorno de encontros semelhantes.
QUINTO PONTO
As coisas entre estes seres tripulam imagina para ser hostil e estrangeiro, e inanimado e perdido como se órfãos ou morto, a luz de espetáculos de convicção para ele como os amigos e irmãos, como vivendo, e como glorificando Deus. Quer dizer, uma pessoa que olha com o olho de heedlessness supõe os seres no mundo ser iguais inimigos prejudiciais, e ele leva medo; ele vê coisas como estrangeiro. Para na visão de misguidance, há nenhum laço de fraternidade entre as coisas do passado e esses do futuro. Há só uma conexão insignificante, parcial entre eles. Como uma conseqüência, a fraternidade das pessoas de misguidance é só durante um minuto dentro de milhares de anos.
Na visão de convicção, todos os corpos celestes se aparecem como vivendo e como familiar com um ao outro. Convicção mostra para cada deles estar glorificando seu Criador pela língua de seu ser. Está neste respeito que todos os corpos celestes possuem um tipo de vida e espírito de acordo com cada. Há nenhum medo e medo então quando os corpos celestes são considerados com esta visão de convicção; há familiaridade e amor.
A visão de incredulidade vê os seres humanos, impotente como eles são afiançar os desejos deles/delas, como ownerless e sem protetor; os imagina estar afligindo e triste goste de órfãos chorões por causa da impotência deles/delas. A visão de convicção por outro lado, os vê como criaturas vivas; não como os órfãos mas funcionários carregados com deveres; como criados glorificando e exaltando Deus.
SEXTO PONTO
A luz de convicção descreve este mundo e o futuro como duas mesas que exibem numerosas variedades de generosidades das quais um crente beneficia pela mão de convicção, os sensos internos e externos dele, e as faculdades sutis, espirituais dele. Na visão de misguidance, diminui a esfera da qual uns sendo vivos podem beneficiar e é restringida a prazeres materiais. Enquanto na visão de convicção, se expande a uma esfera que abraça os céus e a terra. Sim, um crente considera que o sol é um abajur que se mantém o telhado da casa dele, e a lua para ser um noite-luz. Eles se tornam generosidades assim para ele, e a esfera da qual ele beneficia é mais larga que os céus. Com os versos eloqüentes,
E Ele fez sujeito a você o sol e o moon,2
e,
Ele é Que o permite a viajar a terra e o sea,3
o Qur'an de Exposição Milagrosa alude a estas generosidades maravilhosas e bênçãos que surgem de convicção.
SÉTIMO PONTO
É conhecido por convicção que a existência de Deus é uma generosidade que ultrapassa todas as outras generosidades, uma grande generosidade que é uma fonte, uma fonte, contendo variedades infinitas de generosidades, tipos inumeráveis de bênçãos, e tipos incontáveis de presentes. É conseqüentemente o titular no homem e uma dívida para oferecer elogia e louvação para as generosidades de convicção para o número de partículas no mundo. Vários para estes foram mostrados em várias partes do Risale-i Nur; discutindo convicção em Deus, eles elevam o véu destas generosidades e os mostram.
Um das generosidades para as quais elogio deveria ser oferecido com todo o elogio que a frase “Todo o elogio é a Deus!” indica com o ‘Lam de especificação, '4 é a generosidade de Divine clemência. Realmente, clemência inclui generosidades ao número de seres vivos que manifestam o Divine clemência. Para homem em particular está conectado com criaturas todo vivas, e neste respeito é alegrado pela felicidade deles/delas e entristeceu pela dor deles/delas. Assim, uma generosidade achada em um único indivíduo também é uma generosidade para os companheiros dele.
Outro que inclui generosidades ao número de crianças que são santificado com a ternura da mãe deles/delas, e que merece elogio e louvação, é o Divine compaixão. Sim, uma pessoa com consciência que sente tristeza e compadece ao lamentar de uma criança órfão de mãe, faminta, seguramente sente prazer à compaixão de uma mãe para a criança dela, seguramente ele está contente e feliz. Assim, prazeres deste tipo são cada uma generosidade e requer elogio e obrigado.
Outras das generosidades que requerem elogio e graças ao número de todas as variedades e exemplos de sabedoria contido no universo o Divine é sabedoria. Para da mesma maneira que o ego de homem está dotado com a manifestação de Divine clemência e o coração dele com a manifestação de Divine compaixão, tão também faz o prazer de objeto pegado de intelecto dele às sutilezas de Divine sabedoria. Assim neste respeito eles requerem elogio infinito e louvação pelo declarar de “Todo o elogio é a Deus!”
Outro é a generosidade de preservação para a qual elogio deveria ser oferecido ao número de manifestações do Divine Name de Herdeiro, e o número de descendentes que suportam depois do transcurso dos antepassados deles/delas, e o número dos seres do próximo mundo, e o número das ações de homens que são preservadas para ser os meios da recepção deles/delas as recompensas deles/delas no futuro; elogio deveria ser oferecido com tão grande um “Todo o elogio é a Deus!” que enche todo o espaço de seu som. Para a continuação de uma generosidade é mais valioso que a própria generosidade. A perpetuação de prazer é mais aprazível que o próprio prazer. Agüentar permanentemente em Paraíso é superior a Paraíso isto; e assim por diante. Por conseguinte, as generosidades que o atributo de Deus Todo-poderoso de Preserver inclui são maior e distante superior a todas as generosidades existente em todo o universo. Assim, este atributo requer um “Todo o elogio é a Deus!” tão grande quanto o mundo. Você pode comparar o resto do Divine Names com os quatro mencionou aqui, e desde então em cada é generosidades infinitas, cada requer elogio infinito e obrigado.
Igualmente, o Profeta Muhammad (Paz e bênçãos estão nele), que é os meios de atingir a generosidade de convicção e tem a autoridade para abrir todas as tesourarias de generosidade, também é tal uma generosidade que gênero humano agüenta para toda a eternidade a dívida de elogiar e o aplaudir.
Igualmente, as generosidades de Islã e o Qur'an que são o índice e fonte de todas as variedades de generosidades, material e espiritual requerem e merecem elogio interminável, infinito.
OITAVO PONTO
Elogio é a Deus Quem, de acordo com o Qur'an de Estatura Poderosa que é seu expounder este livro poderoso conhecido como os elogios de universo e exalta com todos seus capítulos e seções, todas suas páginas e linhas, todos seu mundo e cartas—o mais Puro e Santo, Quem elogia e exalta por fazer para manifesto os atributos dele de beleza e perfeição. É como segue:
De acordo com sua capacidade, se grande ou pequeno, cada inscrição neste livro poderoso elogia e exalta seu Inscriber Que é o Único e Eternamente Pediu Um, por exibir os atributos gloriosos dele.
Igualmente, cada inscrição no livro do universo oferece elogie por exibir os atributos de Beleza de seu Escriturário Que é o Muito-misericordioso e Compassivo.
Igualmente, por refletir e refletir as manifestações dos Nomes mais Bonitos, todas as inscrições e pontos e bordados neste livro os elogios do mais Puro e Santo proferem por louvar, glorificando, e O exaltar.
Igualmente, cada ode neste livro do universo exalta e glorifica seu Compositor Que é Todos-poderoso e Todos-instruído.
NONO PONTO
... ... ...5
* * *
FOOTNOTES1.
Qur'an, 2:115.
2. Qur'an, 14:33.
3. Qur'an, 10:22.
4. ‘Lam de especificação '; quer dizer, o li em al-hamdulillah. [Tr. ]5.
Eu não tenho a chave a este cyphers que eu poderia os decodificar. Além disso, a cabeça de um que está jejuando enlata nenhum decypher eles, nem descobre os significados deles/delas. Me perdoe, eu poderia fazer só isto muito, e que pela ajuda moral do autor, o effulgence espiritual da Noite de Poder, e estando na redondeza de Mawlana Jalaluddin.
O translator,Abdülmecid Suplicante de NursiThe



Minha sepultura demolida em qual é empilhado up1
Setenta-nove Said's2 morto com os pecados dele e tristezas.
O octogésimo é um túmulo a uma sepultura;
Completamente eles lamentam ao declínio de Islã.3
Junto com meu túmulo e gemendo sepultura de morto Dita
Eu vou adiante para o campo do futuro de amanhã.
Eu tenho certeza que os céus do futuro e Ásia
Renderá junto para Islã limpo, lustrando mão.
Para isto promete a prosperidade de convicção;
Dispõe paz e segurança a gênero humano.

FOOTNOTES1.
Esta linha é a assinatura dele.
2. Considerando que o corpo é duas vezes renovado todos os anos, significa que [cada ano] dois Ditos morreram. Também, este ano Dito está no setenta-nono ano dele. Significa Dito morreu todos os anos, de forma que ele viverá a esta data. [Bediuzzaman morreu em 1379 de acordo com o calendário de Hijri, e a sepultura dele foi demolida e se mudou 1380. —Tr. ]3.
Com uma premonição do futuro, ele percebeu seu estado presente, vinte anos depois.

Hiç yorum yok: