19 Nisan 2007 Perşembe

O SERMÃO DE DAMASCO

O SERMÃO DE DAMASCO

por Bediüzzaman Said Nursi
PREFACIE
Enquanto Damasco visitante em cedo 1911, Bediuzzaman Said que Nursi foi convidado lá pelos estudantes religiosos a dar um sermão na Mesquita de Umayyad histórica. Na insistência deles/delas concordou ele, e entregou um sermão a um ajuntamento de fim em dez mil, incluindo cem estudantes. Se encontrou com tal uma resposta que o texto era depois duas vezes impresso em uma semana.
Neste sermão, Bediuzzaman deu certas notícias que no Islã futuro e as verdades do Qur'an prevaleceriam, e ele proveu provas claras que isto aconteceria. Não só ele demonstrou como o mundo islâmico poderia se curar por levar as medicinas do Qur'an, mas ele também mostrou vários desenvolvimentos no Oeste, entre eles o stirrings de uma procura genuína para a verdade que indicou a uma aceitação futura de Islã. Com previsão extraordinária, predisse Bediuzzaman que, como toda a evidência sugerida, Islã vai no próximo predomínio de ganho futuro. Porém, as duas Guerras mundial e um período de despotismo ambos na Turquia e em outro lugar no mundo islâmico que ele não tinha previsto, assuntos atrasados. Quer dizer, como os desenvolvimentos dos quais ele deu notícias lentamente em 1911 desdobre, este sermão, junto com sua diagnose de algum do ills fundamental que aflige o mundo islâmico e os remédios do Qur'an Santo fora o que aponta, continua sendo da maior relevância para muçulmanos do dia presente.
Como Bediuzzaman Said que Nursi demonstra, desde que o Islã confia em razão e prova debatida, é a religião do presente e 2he futuro, para isto é a idade de ciência, tecnologia e razão. Este fato está sendo agora compreendido por muitos que percebem que eles não podem viver sem uma verdadeira e completa religião. Deveriam ser buscadas as causas para o declínio do mundo islâmico e seu atraso material em comparação ao Oeste no fracasso de muçulmanos para aderir aos ensinos e verdades do Qur'an Santo e Islã. Da mesma maneira que o Islã provê para o progresso material de homem, e realmente o urge para isto, tão também provê para homem s verdadeiro progresso e desenvolvimento em moral e assuntos espirituais. Esta combinação forma a base de verdadeira civilização.
Desde que civilização Ocidental não está baseado em verdade e justiça, mas nos princípios de força, conflito, e agressão, os males de civilização predominam em cima de suas virtudes. Se o homem é sobreviver que ele abraçará o Islã, porque ele entende a necessidade dele agora por verdadeira civilização, fundou no troths positivo de Revelação, o Qur'an Santo e o Shari'a do Profeta Muhammad (PBUH) em qual as virtudes de progresso predominam, e os benefícios de civilização podem ser ganhos de.
Na forma de "Seis Palavras", descreve Bediuzzaman vários esses verdades positivas de Islã que forma a cura para o sicknesses doloroso que ataca a comunidade muçulmana. Esperança, coragem, honestidade, amor e fraternidade, abnegação, consciência dos laços luminosos que unem os crentes, consulta mútua. Estas não são qualidades que são sem importância ou podem ser dispensadas com em face a dificuldades ou ameaças; pelo contrário, eles formam as mesmas fundações de sociedade muçulmana.
Como as verdades do Qur'an e Islã fique crescentemente aparente nesta idade de descoberta científica e avanço tecnológico, as lições de Bediuzzaman Said o sermão profético de Nursi de 1911 aumento em significação. A civilização do futuro é verdadeira civilização; a civilização de Islã. Será alcançado por muçulmanos que atendem a estas lições, e reconstruindo a sociedade deles/delas nas fundações de convicção, e na moralidade de Islã.
Nota: Além das duas impressões originais do Sermão, uma edição adicional do texto árabe foi publicada em Istambul em 1922. Nos 1950 foi traduzido em turco pelo autor, e então publicou como parte do Risale-i Coleção de Nur. Bediuzzaman ampliou esta edição turca que é a fonte da tradução presente para também se dirigir a muçulmanos diretamente contemporâneos até certo ponto. Por isto há referências a datas subseqüente para 1911, e para outras partes do Risale-i Nur.

* * * *

O SERMÃO DE DAMASCO
No nome de Deus, o Misericordioso, o Compassivo.
Também, nós oferecemos os presentes imateriais, e elogia e tanques que criaturas todo animadas oferecem pelas línguas dos seres deles/delas e vidas ao Criador, o Necessariamente Existente, que Que disse:
Não desespere de Adquiriu Clemência. [Qur'an 39:53]
E nunca-terminando bênção e paz é em nosso Profeta, Muhammad o Eleito de Deus (em Quem está abençoando e paz), que disse:
"Eu vim aperfeiçoar qualidades morais boas."
Quer dizer, "me enviaram a gênero humano por Deus Todo-poderoso em ordem completar um exemplo importante de sabedoria, aperfeiçoar conduta boa, moralidades e virtudes, e entregar gênero humano de imoralidade e vício."
Assim, tendo oferecido elogio a Deus e buscou as bênçãos dele para o Mensageiro dele, nós dizemos isto: Oh meus irmãos árabes que estão escutando esta lição aqui na Mesquita de Umayyad! Eu não montei este púlpito a esta posição que é longe anterior minha estação para o guiar porque está além de minha autoridade o ensinar. Bastante, em face a este ajuntamento entre qual é íntimo em cem estudantes religiosos eu estou como uma criança que entra para a escola na manhã e aprende a lição dele. Pela noite devolve ele e repete isto ao pai dele que então vê se ou não o que a criança tem learnt está correto. A criança espera aprovação ou orientação do pai dele. Realmente, nós estamos como crianças em relação a você, e nós somos seus estudantes. Você é nossos mestres, e os mestres das outras nações muçulmanas. E assim, eu repetirei a você, nossos mestres, parte da lição eu tenho learnt. É como segue.
Nas condições do tempo presente nestes terras, eu tenho learnt uma lição na escola da vida social de gênero humano e eu percebi que o que permitiu os estrangeiros, europeus, para voar para o futuro em progresso enquanto nos prendeu e nos, em relação a desenvolvimento material, manteve pelos Idade Média é seis sicknesses medonho. O sicknesses são estes:
PRIMEIRAMENTE: A vinda para vida e elevação de desespero e desesperança em vida social.
SECUNDARIAMENTE: A morte de veracidade em reunião social e vida política.
EM TERCEIRO LUGAR: Amor de inimizade.
FOURTHLY: Não sabendo os laços luminosos que ligam os crentes a um ao outro.
FIFTHLY: Despotismo que esparrama gosta de várias doenças contagiosas.
SIXTHLY: Empenho restringindo para o que é pessoalmente benéfico. Eu explicarei, por meio de seis 'Palavras, a lição eu tenho learnt da farmácia do Qur'an que está como uma faculdade de medicina. Esta lição constitui a medicina para curar nossa vida social desse seis sicknesses medonho.

* * * *

Primeiro o Word
A primeira palavra é 'esperança'; quer dizer, criar um T esperança forte da clemência de Deus. Realmente, como conseqüência da lição eu learnt em minha própria conta, eu digo: Oh congregação de muçulmanos! Eu lhe dou estas notícias boas: os primeiros sinais do verdadeiro amanhecer de felicidade árabe estão começando a desdobrar agora. Esta felicidade acontecerá pelo acender da felicidade mundana de todos os muçulmanos, em particular o dos otomanos; e especialmente pelo progresso de Islã. O aparecimento do sol de felicidade puxou íntimo. Para esfregar o nariz de desespero no pó *, eu digo o que é minha convicção firme de forma que o mundo ouvirá:

[* O Velho Disse, cocho um pressentimento do evento, deu notícias quarenta-cinco anos atrás do que aconteceu em 1371/1951, isto é que o mundo islâmico, e em primeiro lugar os estados árabes seriam entregados de sujeição a poderes estrangeiros e o despotismo deles/delas e formariam estados islâmicos. Ele não pensou nas duas Guerras mundial e trinta a quarenta anos de despotismo absoluto. Ele deu as notícias boas do que de fato aconteceu em 1371/1951 como se aconteceria em 1327/1909. Ele não levou em conta a razão para a demora.]

O futuro será Islã e o Islã está só. E sua regra será as verdades do Qur'an e convicção. Então, nós temos que submeter a determinando divino e nosso destino do presente que é que o nosso é um futuro brilhante, enquanto os europeus é um passado duvidoso. Eu mencionarei um e uns argumentos meio preliminares agora. Eu começo com as premissas desses argumentos:
As verdades de Islã podem progredir ambos materialmente, e em moral e assuntos de non-material, e possui uma capacidade perfeita para fazer assim.
PROGRIDA EM MORAL E ASSUNTOS DE NON-MATERIAL QUE SÃO O PRIMEIRO ASPECTO
Você deveria saber que história que registra eventos atuais é a testemunha mais fiel à verdade. Veja! História está mostrando para nós. O testemunho do Comandante supremo japonês que derrotou a Rússia à validez e justiça de Islã é isto:
"História mostra que os muçulmanos aumentaram em civilização e progrediram em relação ao poder das verdades de Islã; quer dizer, para o grau que eles agiram conforme aquele poder. E história também espetáculos que thay entraram em selvageria e recusam, e desastre e derrota entre confusão absoluta ao grau da fraqueza deles/delas aderindo às verdades de Islã." Como para outras religiões, é totalmente para o contrário. Quer dizer, espetáculos de história que da mesma maneira que eles aumentaram em civilização e progrediram em relação à fraqueza deles/delas aderindo às religiões deles/delas e fanatismo, assim era eles também sujeito a declínio e revolução para o grau da força deles/delas aderindo a eles. Até o presente, passou tempo assim.
Além disso, do tempo santificado do Profeta (PBUH) não até o presente, um único evento em história nos mostrou para um muçulmano que abraçou outra religião, se velho ou novo, em preferência para Islã, como resultado de argumento debatido e prova concludente. Se o abraço sem educação outra religião sem evidência em imitação de cortina, não tem nenhum porte neste assunto. E estar sem religião ainda é outra pergunta. Porém, história mostra para nós que os seguidores de outras religiões, e até mesmo o inglês e pre-revolução russo que exibiram o maior fanatismo em religião estão se aproximando gradualmente e estão entrando em Islã em virtude de argumento debatido e provas forçosas, às vezes em grupos. *

[* Provas desta reivindicação e testemunhas poderosas para isto, é os fatos seguintes; que quarenta-cinco anos depois que esta reivindicação foi feita, apesar de duas Guerras mundial apavorantes e o aparecimento de um despotismo extremo e absoluto estados do norte pequenos como a Suécia, a Noruega e Finlândia aceitaram e começaram a ensinar o Qur'an nas escolas deles/delas como uma barreira para comunismo e irreligion. E são vistos certos oradores de inglês importantes para estar em favour de encorajar que o inglês aceitasse o Qur'an. E América que é agora o estado mais poderoso em terra é vista para apoiar as verdades de religião com toda sua força, e decidiu que a Ásia e África acharão felicidade, paz e reconciliação por Islã, e patrocina e encoraja os estados muçulmanos recém nascidos e tenta entrar em aliança com eles.]

Se nós fôssemos exibir por nossas ações as perfeições das qualidades morais de Islã e as verdades de convicção, sem dúvida, que os seguidores de outras religiões entrariam em Islã em comunidades inteiras; algumas regiões inteiras e estados, até mesmo, no globo da terra prefeririam levar refúgio em Islã.
Além disso, gênero humano foi despertado e foi despertado pelas ciências de civilização, em particular; eles entenderam a verdadeira natureza de humanidade. Sem qualquer sombra de uma dúvida, eles não podem viver sem religião, à toa. Eles não podem. Até mesmo o mais irreligioso deles é compelido para levar refúgio em religião. Para o único ponto de apoio para gênero humano impotente em face aos desastres inumeráveis e os inimigos externos e internos que os infestam, e o único ponto do qual eles podem buscar ajuda e ajuda em face às necessidades inumeráveis com que eles são aflitos, e o deles/delas deseja que extensão para eternidade, apesar do desejo absoluto deles/delas e pobreza, esteja reconhecendo o Fabricante do mundo, em fé, e acreditando e afirmando o futuro. Não há nenhuma ajuda por gênero humano despertado aparte disto.
Se a jóia de verdadeira religião não está presente na concha do coração, material, moral, e calamidades espirituais de magnitude não contada fugirá em cima de gênero humano e eles se tornarão os mais infelizes, o mais miserável de animais.
EM RESUMO:
Este século, homem foi despertado pelas advertências de guerra, ciência, e eventos temerosos, e ele percebeu a verdadeira natureza de humanidade e a própria disposição inclusiva dele. Homem começou a entender isso com as habilidades inclusivas maravilhosas dele e disposição, ele só não foi criado para este sumário e vida mundana problemática; bastante, que ele é um candidato para eternidade, para lá está dentro dele deseja que isso estenda aquele distante. Todo o mundo começou a perceber que este mundo estreito e passageiro não é suficiente e não pode conhecer as esperanças ilimitadas de homem e desejos.
Se a imaginação que é um das faculdades e criados de humanidade diz que "Você regerá o mundo e viverá durante um milhão de anos mas no fim você será despachado a non-existência sem possibilidade de um retorno para vida", sem dúvida, a imaginação de um que não perdeu a verdadeira humanidade dele e que foi despertado, em lugar de ser jovial e contente, lamentaria longingly e com suspiros e pesares a lá não sendo nenhuma felicidade eterna. Assim, incluiu neste ponto é o fato que em todo o mundo coração que uma inclinação cresceu seriamente até procura para uma verdadeira religião. Em face à oração de morte, antes de qualquer outra coisa está procurando o homem. para uma verdade, só conteve em verdadeira religião, de forma que ele pode economizar ele. O estado presente do mundo testemunha a este fato.
Depois de quarenta-cinco anos e o aparecimento de irreligion, regiões e estados no globo da terra tenha cada começado. perceba, como um ser humano, esta intensa necessidade de gênero humano. Além disso, ao começo deles/delas e termina, os versos do Qur'an recorrem o homem à razão dele, enquanto dizendo, "Use sua inteligência! Pense! Consulte sua mente e seu coração! Conferencie com eles de forma que você poderia saber este fato! "
Por exemplo, olhe no princípio e fim de versos como esses, eles dizem, "Por que você não olha? Por que você não leva advertências? Olhe de forma que você pode saber a verdade." Tome nota do modo "Saiba! " é usado. Muitos versos contêm orações das que têm o significado, "Por que gênero humano não sabe, por que eles entram em ignorância composta? Por que eles não entendem, e então afunda em loucura? Por que eles não olham, eles ficaram cegos de forma que eles não pode ver a Verdade? Por que tripule não chame notar e considerar a própria vida dele e os eventos no mundo de forma que h e poderia achar o caminho direto?' Por que eles não pensam, delibere e argumenta com a mente e assim cai i nto misguidance? Oh os homens! Leve uma lição! Leve uma advertência de idades passadas e tente ser economizado das calamidades morais e espirituais do futuro! " . Estes versos recorrem o homem ao intelecto dele, eles o ordenam consultar com a razão dele.
Oh meus irmãos nesta Mesquita de Umayyad como também esses na mesquita vasta do mundo de Islã! Também, você leva advertência. Advertência de objeto pegado dos eventos terríveis dos últimos quarenta-cinco anos. Venha certo a seus sensos! Oh você que são sábios e pensativos e se consideram ser iluminado!
Conclusão
Nós muçulmanos que são os estudantes do Qur'an seguem prova; nós chegamos as verdades de convicção por razão, entretanto, e nossos corações. Nós não abandonamos prova em favour de obediência cega e imitação do clero como alguns partidários de outras religiões. Então, no futuro, quando o intelecto, ciência e tecnologia prevalecerem, de uma certeza que será o tempo o Qur'an ganhará predomínio que confia em provas racionais e convida o intelecto a confirmar seu pronuncie
Além disso, os véus que eclipsam o sol de Islã, impeça seu aparecimento e previna gênero humano iluminante começou a dispersar. Essas coisas que estavam impedindo isto começaram a se retirar. Os sinais do amanhecer se apareceram quarenta-cinco anos atrás. * O verdadeiro amanhecer sem dinheiro em 1371 /1951, ou quebrará. Até mesmo se isso fosse o falso amanhecer, em trinta ou quarenta anos cronometre o verdadeiro amanhecer quebrará.

[* Esta declaração foi feita em 1951.]

Realmente, oito obstáculos sérios preveniram de Islã que subjuga o passado completamente.
O PRIMEIRO, SEGUNDO E TERCEIROS OBSTÁCULOS
A ignorância dos europeus, a brutalidade deles/delas naquele momento, e o fanatismo deles/delas na religião deles/delas. Estes três obstáculos foram destruídos pelas virtudes de conhecimento e civilização, e eles começaram a dispersar.
O ADIANTE E QUINTOS OBSTÁCULOS
A dominação e poder arbitrário do clero e líderes religiosos, e o fato que os europeus obedeceram e os seguiram cegamente. Estes dois obstáculos também começaram a desaparecer com a elevação entre gênero humano da idéia de liberdade, e o desejo para procurar a verdade.
OS SEXTO E SÉTIMOS OBSTÁCULOS
O despotismo que estava conosco, e nossa imoralidade e degeneração que surgiram de opor o Shari'a eram obstáculos. O fato que o poder despótico separado que reside em um único indivíduo está recusando agora indica que o despotismo medroso de grupos maiores em sociedade e de comitês também recusará em trinta a quarenta tempo de anos. E a grande excitação em zelo islâmico, junto com o fato que os resultados feios de imoralidade estão se tornando espetáculo aparente que estes dois obstáculos estão a ponto de recusar; bastante, que eles começaram a fazer assim. Insha vai, eles desaparecerão completamente no futuro.
O OITAVO OBSTÁCULO
Desde que foram imaginados certos assuntos positivos de ciência moderna opor e estar ao contrário dos significados exteriores das verdades de Islã, preveniu, até certo ponto, o prevalecendo no passado deles/delas. Os cientistas e filósofos opuseram o Islã porque eles não souberam a verdade e, por exemplo, imaginou os dois anjos compostos de espírito chamados Sevr e Cabana que são carregadas por um comando divino para vigiar o globo da terra para ser um grande boi corpóreo e peixe.
Há centenas de exemplos gostam este aqui. Até mesmo depois de aprender a verdade, o filósofo mais opinioso é compelido para submeter a isto. No 'Tratado nos Milagres do Qur'an, o Risale-i Nur mostra flashes do miraculousness do Qur'an que mente em baixo de cada de todos os versos que ciência ataca, e parte as verdades elevadas que a mão de ciência não pode alcançar claramente, nessas orações e frases do Qur'an Santo que os cientistas supõem para ser pontos de crítica; compele o filósofo mais obstinado até mesmo para submeter. Está claro e patente, qualquer um que desejos podem olhar; assim os deixou olharem e vê como este obstáculo está sendo destruído, como previram quarenta-cinco anos atrás estas palavras.
Realmente, alguns estudantes muçulmanos perspicazes escreveram neste assunto. Sinais que este oitavo obstáculo sério será destruído serão vistos.
Sem dúvida; até mesmo se não agora então em trinta a quarenta anos cronometre, em ordem para fıt fora e equipa a perfeição as três forças de ciência, verdadeiro conhecimento e as virtudes de civilização, e derrotar e pôr a vôo esses oito obstáculos, será despachado o desejo para procurar a verdade, patrimônio líquido, e amor de humanidade às oito frentes desses oito esquadrões inimigos. Eles já começaram a dirigir os atrás. Inshâllah, pela metade um século eles os se espalharão completamente.
Realmente, é famoso que a virtude mais indisputável é que que até mesmo seus inimigos testemunham e afirmam.
E assim, o seguinte está fora dois exemplos de centenas.
O Primeiro. O filósofo mais famoso do século de l9th e o continente europeu, Mr.Carlyle (Trans. Nota. Thomas Carlyle 1795-1880), não segure de proclamar nos filósofos de te de voz mais altos e Christian os estudantes o seguinte que ele também escreveu nos trabalhos dele: "Islã nasceu como uma chama brilhante, devorou outras religiões como as filiais de uma árvore seca. E era o direito de Islã assim fazer, para as outras religiões - esses que não foram afirmados pelo Qur'an - não era como nada."
E Sr. Carlyle também disse:
"As palavras mais merecedor de ser atendido a primeiro são Muhammad (em quem seja bênçãos e paz) 's formula, porque a verdadeira palavra é dele.
E ele também disse:
"Se você duvidar a verdade de Islã, você deveria duvidar assuntos que são patentes e de necessidade verdadeiro, porque a verdade mais patente e necessária é o Islã."
Este filósofo famoso escreveu testemunhando assim a Islã em vários lugares ao longo dos trabalhos dele.
Segundo Exemplo. Filósofo europeu famoso do último século, Príncipe Bismarck, disse:
"Eu estudei todos os Livros Revelados. Considerando que eles são corrompidos, eu não pude achar a verdadeira sabedoria para a que eu estava procurando, para a felicidade de gênero humano. Mas eu vi que o Qur'an de Muhammad (em quem seja bênçãos e paz) era longe superior a todos os outros Livros. Eu achei exemplos de sabedoria em cada: de suas palavras. Há nenhum outro trabalho que servirá a felicidade de homem assim. Um trabalho como isto não pode ser a palavra de homem. Esse que dizem isto são Muhammad (em quem está abençoando e paz) 's trabalham está negando os imperativos de conhecimento. Quer dizer, é patente que o Qur'an é a palavra de Deus."
Assim, estava pelo fato que os campos inteligentes de América e Europa produziram colheitas de tais estudantes brilhantes e exatos como Carlyle e Bismarck, eu também digo com toda a garantia:
A Europa e América estão grávidas com Islã. Um dia, eles darão à luz um estado islâmico. Da mesma maneira que os otomanos estavam grávidas com a Europa e deram à luz um estado europeu.
Oh meus irmãos que estão aqui na Mesquita de Umayyad e esses que estão depois na mesquita do mundo de Islã meio um século! Faça as observações introdutórias, quer dizer, esses compuseram aqui, não ponto para a conclusão que isto só Islã é que proverá verdadeira, e moral e espiritual regra no futuro, e urgirá gênero humano a felicidade neste mundo e o futuro? E aquele verdadeiro Cristianismo, tirando fora superstição e corrompeu convicção, será transformado em Islã; seguindo o Qur'an, unirá com Islã?
SEGUNDO ASPECTO
Quer dizer, as razões poderosas para Islam`s espetáculo de progresso material que o Islã também será materialmente dominante no futuro. O Primeiro Aspecto demonstrou seu progresso em moral e assuntos espirituais e este Segundo Aspecto oferece provas fortes para seu progresso material e supremacia no futuro. Para estabelecido no coração da personalidade de coletivo do mundo islâmico cinco são extremamente poderosos, irrompíveis 'Forças que misturaram e fundiram. *

[* Realmente nós entendemos das indicações do Qur'an está ensinando e instrução que por mencionar os milagres dos profetas, o Qur um está informando gênero humano que eventos semelhante a esses milagres entrará em existência no futuro por progresso, e está urgindo os alcançar, dizendo, para eles:
"Venha, trabalho! Mostre exemplos destes milagres! Como o profeta Solomon (UWP) cobertura uma viagem de dois meses por um dia! Como o Profeta o Jesus (UWP) trabalhe para descobrir a cura das doenças mais assustadoras! Como o Profeta o Moses (UWP), extraia a água de vida de uma pedra e entregue gênero humano de sede. Como o Profeta o Abraham (UWP) ache materiais e vista neles de forma que fogo não o queimará! Como alguns dos profetas, escute as vozes mais distantes e veja as formas mais distantes em Leste e Oeste! Como o Profeta o David (UWP), amoleca ferro igual massa e faça gostar de cera para satisfazer as necessidades de gênero humano Como grandemente você benefício do relógio e o navio cada os milagres do Profeta o Joseph (UWP) e o Profeta o Noé (UWP) respectivamente. E assim beneficia da mesma maneira dos milagres que os outros profetas o ensinaram e os" imitaram.
Assim, por analogia com o anterior, o Qur'an instrói gênero humano sob todos os aspectos, os urge a moral de material e progresso espiritual, e prova que é o professor universal e mestre.]

Primeiro Força. Isto é a realidade de Islã que é o mestre de todas as perfeições pode fazer trezentos e setenta milhões de almas como uma única alma, foi fornecido com uma real civilização e positivo, verdadeiras ciências, e de quem essência não podem ser destruídos por qualquer poder.
Segunda Força. Uma intensa necessidade que é o real mestre de civilização e indústria e é a fonte e meios de alcançar perfeição, junto com pobreza completa, árdua estão tais forças que eles podem estar calados nem esmagados.
Terceira Força. Esta Força que ensina gênero humano exaltada aponta na forma de competição para exaltado, coisas, e os faz se esforçar naquele modo; que quebra despotismo; que excita emoções exaltadas, e destrói ciúme, inveja, malícia e rivalidade; e que é fornecido com verdadeiro despertar, a ânsia de competição, a tendência para renovação e predisposição para civilização, consiste na liberdade nascido do Shari'a. Quer dizer, esteve fora provido com a inclinação e desejou para as perfeições mais altas merecedor para humanidade.
Quarta Força. Esta é a intrepidez que surge de convicção que é enfeitada fora com compaixão. Quer dizer, nem humilhar a si mesmo, nem ser servil aos opressores e déspotas, nem oprimir e ser arrogante para o infeliz, qual forma as fundações da liberdade nascido do Shari'a.
Quinta Força. Esta é a glória de Islã que proclama e apóia o Word de Deus. E nesta idade; proclamando o Word de Deus é dependente de progresso de material; só pode ser proclamado por alcançar real civilização. Não pode ser duvidado que no futuro o mundo da personalidade de coletivo de Islã levasse a cabo para o Ietter que comando definido dado pela glória de Islã por convicção.
Realmente, no progresso do Islã passado aconteceu por esmagar o fanatismo do inimigo e obstinação, e por defesa contra a agressão deles/delas, por armas e a espada. Considerando que, no futuro, em lugar de armas, as espadas imateriais, morais de real civilização, progresso material, verdade e justiças derrotarão e se espalharão os inimigos.
Você deveria entender que as que eu quero dizer é as coisas boas que são as virtudes de civilização e seus benefícios para gênero humano. Não suas iniqüidades e males que os idiotas imaginaram para ser suas virtudes, e os imitando devastaram nossas posses. E vendendo religião rio abaixo eles têm nem mesmo ganhado o mundo. Pelas iniqüidades de civilização que prevalecem em cima de seus benefícios e seus males que são preferidos a suas virtudes, gênero humano sofreu dois sopros calamitosos na forma de duas guerras mundial, e destruindo aquela civilização pecadora foram repugnados assim totalmente que eles cobriram a face da terra com sangue.
Insha vai, pela força de Islã no futuro, predominarão as virtudes de civilização, a face da terra limpou de sujeira, e paz universal seja afiançada.
Realmente, os fatos que não é fundada civilização européia em virtude e orientação mas bastante em luxúria e paixão, rivalidade e opressão, e que até o presente os males de civilização predominaram em cima de suas virtudes, e que foi infiltrado através de sociedades revolucionárias como uma árvore de wormeaten é cada iguais indicações poderosas e meios para a supremacia de civilização asiática. E em um período curto de tempo prevalecerá.
Como está que enquanto há tais modos poderosos e inabaláveis e meios para o progresso material e moral dos crentes e as pessoas de Islã, e embora a estrada para felicidade futura foi aberta como uma estrada de ferro, você desespera e entra em desesperança em face do futuro, e destrói a moral do mundo islâmico? E em desespero e desesperança supõe você que "o mundo é o mundo de progresso para europeus e todo o mundo outro." Mas, "só é o mundo de declínio para as pessoas infelizes de Islã! " Dizendo que você está cometendo um erro doloroso.
Desde que foi incluída a inclinação para buscar perfeição na natureza essencial de homem, sem dúvida, se dia do juízo universal não engolfa o homem logo como resultado dos erros dele e tirania, na verdade futura e justiças mostrarão o modo a uma felicidade mundana no mundo de Islã, insha vão em qual haverá compensação para os erros anteriores de gênero humano.
Realmente, considere isto: tempo não corre em uma linha direta de forma que seu começo e fim puxa aparte de um ao outro. Bastante, se muda para um círculo, como o movimento do globo da terra. Às vezes exibe as estações de fonte e verão como progresso. E às vezes as estações de tempestades e inverno como declínio. Da mesma maneira que todos os invernos são seguidos antes de fonte e todas as noites antes de manhã, gênero humano, também, terá uma manhã e uma fonte, insha vão. Você pode esperar de Divine Mercy para ver real civilização dentro de paz universal provocou pelo sol da verdade de Islã.
Ao começo da lição, disse eu que eu demonstraria um e uns meio argumentos para apoiar minha reivindicação. Agora, um argumento, em forma concisa, é acabado e o permanecendo meio argumento para aquela reivindicação é como segue:
Como foi estabelecido pelas investigações espreitadoras e experiências inumeráveis das ciências, o fundamento e anulando pontaria e o verdadeiro propósito do Fabricante Todos-glorioso absolutamente na ordem do universo são bons, beleza, excelência e perfeição. Para cada uma das ciências interessado com o universo demonstra tal uma ordem e perfeição no campo e área que estuda conforme suas leis inclusivas que o intelecto não pudesse achar nada mais perfeito.
Por exemplo, o estudo de campo cada de acordo com suas próprias leis inclusivas por todas as ciências, como anatomia em medicina, a ciência do sistema solar em astronomia, e botânica e biologia, demonstra os milagres de poder e a sabedoria do Fabricante Todos-glorioso na ordem naquele campo, e a verdade do verso,
Que faz muito excelente tudo o que Ele cria. [Qur'an 32:7]
Também, raciocínio indutivo e espetáculo de experiência de general e conclui aquele mal, feiúra, defeito, maldade e futilidade são secundários na criação do universo. Elas não são a pontaria; eles são dependentes e secundários. Por exemplo, quer dizer feiúra não entrou no universo por causa de feiúra, mas como uma unidade de medida para transformar uma única verdade de beleza em muitas verdades. Mal, e Satanás até mesmo, foi fixado para importunar o homem para ser os meios do progresso ilimitado de homem por competição. Males secundários e feiúra gostam estes foram criados no universo para ser os meios de exemplos de beleza universal e bem. Assim, de acordo com raciocínio indutivo, a verdadeira pontaria e resulta de criação no universo prova aquele bem, beleza e ser aperfeiçoados são fundamentais e que elas são a verdadeira pontaria. Sem dúvida, desde que gênero humano tem filthied e desordenou a face da terra a este grau. com o godlessness tirânico deles/delas e parte este mundo sem receber os desertos deles/delas, e sem refletir o verdadeiro presente de pontaria no universo, eles não podem escapar a inexistência. Bastante, eles entrarão nos calabouços de Inferno.
Também, é estabelecido por raciocínio indutivo e as investigações das ciências que o homem é o mais exaltado entre animais e os mais importantes. Porque o homem descobre com o intelecto dele os passos entre as causas aparentes e efeitos existente no universo, e as relações de causas que seguem em depois de um ao outro em sucessão. E para imitar arte divina e ordenança e criação de dominical sábia com a própria arte insignificante dele, e para entender ações divinas e arte divina pelo conhecimento parcial dele e as próprias artes dele, ele foi determinado testamento parcial como uma balança e medida. Assim, o fato que o homem sabe o universal, todos-abraçando ações e atributos do Criador Todos-glorioso pelos materiais ele trabalha por meio daquele testamento parcial prova que ele é o a maioria honoured e criatura exaltada no universo.
Também, de acordo com o testemunho das verdades de Islã relativo ao homem e o universo, o mais nobre e exaltado, que são o mais excelente e os mais altos, é as pessoas de Islã que é as pessoas de verdade e realidade. E, de acordo com tempero indutivo e o testemunho de história, entre as pessoas de verdade entre que é os mais exaltados o a maioria venerado de gênero humano, o mais excelente e superior era o Profeta Muhammad (em quem seja bênçãos e paz); e isto é testemunhado para pelos mil milagres dele, as moralidades elevadas dele, e as verdades de Islã e o Qur'an.
Desde as três verdades deste meio argumento dão tais notícias, é a todo possível aquele gênero humano deveria refutar o testemunho de tantos ciências e deveria negar este raciocínio com a depravação deles/delas, e, perversely que estão obstinado em face a testamento divino e sabedoria pre-eterna que compreendem o universo continuam na selvageria tirânica deles/delas, godlessness voluntarioso e destruição medrosa? E é a todo possível que eles deveriam continuar deste modo dentro contra Islã?
Eu juro com toda minha força e, se eu os, com línguas inumeráveis pelo Todos-sábio e Glorioso, possuísse o Fabricante Todos-belo Que cria o mundo com esta ordem perfeita e o universo, de partículas para os planetas, da asa de uma mosca para os abajures nos céus, com uma sabedoria ilimitada de regularidade, que é de nenhuma maneira possível para gênero humano, ao contrário de todo outro tipo de ser e opôs o outro, espécies que são os irmãos pequenos deles/delas para se levantar em oposição à ordem no universo pelos atos universais deles/delas de mal e comer e digerir suas frutas amargas que, para milhares de anos, foi a causa de mal que predomina em cima de bem em gênero humano.
Esta possibilidade só poderia acontecer supondo o impossível que, embora o homem, está ao grau de tido sido carregado com o 'Maior Confiança' em cima do universo, está ao grau de ser o deputado da face da terra, e é um irmão mais velho elevado aos outros seres no universo, ele era o mais baixo, mais básico, mais miserável, mais prejudicial e mais insignificante, e como uma conseqüência teve stealthily entrado no universo e causou caos nisto. Esta impossibilidade pode ser aceitada de nenhuma maneira.
Este meio argumento meu para este fato conduz a esta conclusão que da mesma maneira que a existência de Céu e Inferno no futuro é um fato necessário, tão também deva a religião de bem e verdade prevaleça absolutamente no futuro de forma que, como é o caso com todos os outros seres, bem e virtude também serão absolutamente predominantes em gênero humano. E de forma que gênero humano pode ser igual com o resto dos irmãos deles/delas no universo, e pode ser dito que o mistério de sabedoria pre-eterna é ` estabelecido' em gênero humano também.
EM RESUMO: Como os fatos definidos mencionaram acima demonstre, o resultado mais escolhido no universo e a criatura mais importante na visão do Criador é o homem. E da mesma maneira que a conduta tirânica de homem necessita a existência de Inferno até agora, tão também faça as habilidades inclusivas e perfeitas dele e as verdades da convicção dele relativo ao universo incluído ego-evidentemente na natureza dele necessite Paraíso. E assim, desde que ele não pode suportar os crimes, e duas guerras mundial que fizeram o cosmo lamentam, e não pode digerir os males amargos ele engoliu; e por causa da conduta dele à qual ele está doente e por qual ele tem filthied a face inteira da terra; e desde que ele fez a humanidade cair ao nível mais miserável e não pode suportar o crime de ter destruído mil anos de progresso, certamente e sem nenhuma dúvida, que se alguma catástrofe horrível não fugir logo em cima da cabeça dele, as verdades de Islã serão os meios de entregar o homem do baixo e humilhou grau para o qual ele caiu, de limpeza a face da terra, e afiançando paz universal. Nós pedimos isto da clemência do Todos-misericordioso e Compassivo, e nós esperamos isto com esperança.

* * * *

Segundo Word
O Segundo Word nasceu em meu pensamento T como resultado de minhas experiências no curso de vida que é como segue.
Desespero é uma doença mais dolorosa e entrou no coração do mundo de Islã. É desespero que tem como se nos matou de forma que um estado pequeno de um ou dois milhão no Oeste fez vinte milhões de muçulmanos no Leste goste seus criados e o país deles/delas gostam de sua colônia. E é desespero que matou nossos orais de m altos, e nos fazendo abandonar o bem público, restringiu nossa visão a benefícios pessoais.
E é desespero que destruiu nossa moral. Embora nós éramos vitoriosos de leste para oeste pela força moral que surgiu de convicção com pequeno poder, porque foi destruído por desespero, os estrangeiros tirânicos fizeram para trezentos milhões de muçulmanos os cativos deles/delas durante os últimos quatrocentos anos.
E por causa deste desespero, igualam os muçulmanos suponha a indiferença e despondence de outros uma desculpa ser para a própria preguiça deles/delas e dizer, "O que é a mim? " E dizendo, "Todo o mundo é desprezível, como eu", eles abandonam o courageousness de convicção e não executam os deveres islâmicos deles/delas.
Desde que esta doença infligiu tirania tanto em nós e tem nos matado, nós totalmente quebraremos desespero com o verso,
Não desespere da Clemência de Deus. [Qur'an 39:53]
Insha vai, nós destruiremos isto com a verdade do Hadith,
Até mesmo se uma coisa não é obtida completamente, não deveria ser partido completamente.
Desespero é uma doença mais dolorosa de comunidades e nações, um câncer. É um obstáculo a perfeições e é oposto à verdade de, "eu estou com meu fiador que pensa favourably de mim." É a qualidade e pretexto de covardes, a base e o impotente. Não conta coragem islâmica. Não pode ser a qualidade de umas pessoas goste em particular dos árabes, quem entre gênero humano foram privilegiados com um caráter bom que é a causa de orgulho. As nações do mundo islâmico levaram lições da tenacidade dos árabes. Insha vai, mais uma vez os árabes deixarão desespero e se levantarão junto em verdadeira solidariedade e acordo com os Turcos que são o exército heróico de Islã e desfraldarão a bandeira do Qur'an em toda parte do mundo.

* * * *

Terceiro Word
O resumo e essência deste Terceiro Word têm T sido feito conhecido a mim pelos estudos e pesquisas eu levei a cabo ao longo de minha vida e minha experiência do ups e desci de vida social; é assim: Veracidade é a base e fundação de Islã, e o laço de caráter bom, e a disposição de emoções elevadas. Considerando que este é o caso, nós temos que trazer a vida dentro de nós veracidade e honestidade que forma a fundação de nossa vida social, e cura nosso sicknesses moral e espiritual com eles.
Realmente, veracidade e honestidade são os princípios vitais na vida social de Islã. Hipocrisia é um tipo de mentir atualizar. Lisonja e artifício estão mentindo covardemente. Duplicidade e dobrar-negociar são mentindo prejudiciais. E como por ter mentido, é caluniar o poder do Fabricante Todos-glorioso.
Incredulidade em todas suas variedades é falsidade e mentindo. Convicção é veracidade e honestidade. Como conseqüência disto, há uma distância ilimitada entre verdade e falsidade; é necessário que eles são como distante de um ao outro como o Leste é do Oeste: Como fogo e ilumina, eles não deveriam entrar em um ao outro. Porém, políticas cruéis e propaganda tirânica misturaram e os confundiram, e também confundiu as perfeições de homem. *

[* Oh meus irmãos! pode ser entendido desta lição do O1d Said que ele estava excessivamente preocupado com políticas e os assuntos sociais de Islã. Mas tem cuidado, não suponha ele tinha abaixado o modo de fazer para religião uma ferramenta ou meios de políticas. Deus proibe! Bastante, com a11 a força dele, ele era políticas a ferramenta de religião. E ele dizia, "eu prefiro uma verdade de religião a mil assuntos de políticas." Realmente, ele percebeu quarenta a cinqüenta anos atrás àquele tempo que aqueles certos ateus dois-enfrentados estavam tentando para fazer para políticas a ferramenta de irreligion, e com respeito a estas pontarias e idéias seu, ele tentou fazer para políticas criado e toque das verdades de Islã.
Porém, vinte anos depois ele viu que, com respeito aos esforços desses ateus de dobrar-procedimento clandestinos para fazer para políticas a ferramenta de irreligion que eles estavam fazendo debaixo do pretexto de ocidentalização, vários políticos religiosos estavam tentando para fazer para religião a ferramenta de políticas islâmicas. O sol de Islã não pode seguir e pode ser a ferramenta de luzes no chão. E fazer o Islã uma ferramenta é reduzir seu valor e é um grande crime. E, como resultado daquele tipo de políticas partidárias, o Velho Disse até mesmo viu um estudante piedoso entusiasticamente elogiar um dissembler que concordou com as próprias idéias políticas dele enquanto criticando e declarando para ser anticonvencional um professor vertical que os opôs. O Velho Disse dito a ele, "Deva um apoio de diabo suas idéias, você interpretaria isto como clemência, e se um anjo fosse opor seu pensamento político, você o" amaldiçoaria. Como resultado disto, o Velho Disse dito, "eu busco refúgio com Deus do Satanás e políticas." E durante trinta-cinco anos deixou políticas. Dito Nursi Desde o Novo Disse deixou políticas completamente e não os seguiu a tudo, as traduções turcas do Sermão de Damasco, uma lição do Velho Disse quais toques em políticas, foi impresso e fez disponível
Funhermore, embora os vinte e sete anos da vida Dita Nova junto com o cem e trinta seções das escritas dele e cartas foram examinados minuciosamente através de três tribunais (agora mil tribunais) e através de funcionários do governo, e embora ele foi compelido para opor as apóstatas mal-fazendo e dobrar-negociantes que estavam trabalhando contra ele, e embora a ordem tinha sido até mesmo secretamente determinada para esta execução, o fato que eles não puderam achar a indicação mais leve que sugere até mesmo que ele tinha feito religião que a ferramenta de políticas prova decisivamente que ele não tinha feito assim. E nós os Estudantes do Risale-i Nur estão em maravilha a esta situação extraordinária e consideram isto para ser um sinal da verdadeira sinceridade da que existe dentro da esfera o Risale-i Nur.
Estudantes do Risalei-i Nur]

Esta veracidade e mentir são como distante de um ao outro como convicção e incredulidade. Com Muhammad está subindo ao mais alto do alto por meio de veracidade na Era de Felicidades, e veracidade se tornou como a mais valiosa mercadoria e os bens a maioria em demanda no mercado de sociedade humana com a tesouraria das verdades de convicção e as verdades do universo que é destrancado com a chave de veracidade.
E por causa de mentir, o gosta de Musaylima o Mentiroso caiu ao mais baixo do baixo. Desde que aquela revolução poderosa mostrou para isso àquele tempo que mente e falsidade seja a chave a blasfêmias e superstição, eles se tornaram um dos piores e mais imundos bens no mercado do universo, e não era como se todo o mundo quis os comprar, bastante, todo o mundo os detestou. E sem dúvida os Companheiros que estavam na primeira linha daquela revolução poderosa e em de quem natureza era comprar coisas que eram a causa de orgulho e ser os clientes para os mais valiosos bens e esses mais mais em demanda, nunca teria defendido conscientemente alguma falsidade. Eles não teriam se sujado com mentir. Eles não teriam se feito se assemelhar a Musaylima o Mentiroso.
Realmente, desde com toda sua força e por disposição inata eles eram os clientes para veracidade e honestidade que formaram os passos por meio de que Muhammad (em quem seja bênçãos e paz) rosa para o mais alto do alto, e era o rnerchandise mais procurado e o mais valioso artigo e a chave a realidades, e desde então até onde era possível eles tentaram não partir de veracidade, se tornou um princípio estabelecido na ciência de Hadith e entre estudantes do Shari'a que, "Os Companheiros sempre falaram a verdade. As narrações deles/delas não exigem ser investigadas da mesma maneira como outras narrações. O Hadiths eles relacionaram do Profeta (PBUH) é todo o som." Um argumento decisivo para o concensus dos estudantes de Hadith e o Shari'a é este fato. Assim, enquanto na hora da revolução poderosa na Era de veracidade de Felicidades e mentir eram como longe de um ao outro como convicção e incredulidade, com o transcurso de tempo eles atraíram mais íntimo gradualmente a um ao outro. Propaganda política às vezes deu maior moeda corrente a mentiras, e mal e mentindo levaram a fase até certo ponto. Está por causa deste fato que nenhum-um pudesse atingir ao nível dos Companheiros. Considerando que isto foi discutido na Adenda ao Vinte-sétimo Word que é sobre os Companheiros que nós o recorremos a isso e corte curto o assunto aqui.
Oh meus irmãos aqui nesta Mesquita de Umayyad! E Oh meus irmãos que, quarenta a cinqüenta anos depois, forme os quatrocentos milhões de crentes na mesquita vasta do mundo de Islã! Salvação só será achada por veracidade e honestidade. O "apoio mais infalível" [Qur'an 2:256] é honestidade. Quer dizer, a cadeia mais forte com que ser ligado a salvação é honestidade.
Porém, às vezes o passado mentindo ab-rogou isto se havia vantagens para ser ganho. Alguns estudantes emitiram 'temporário' fatwas no caso de necessidade ou para benefício. Mas nesta idade, podem não ser dados tal fatwas. Para isto foi abusado tanto que pode haver só um benefício entre cem coisas prejudiciais. Então, o julgamento não pode estar baseado em benefício.
Por exemplo, a causa por encurtar as orações rituais enquanto em uma viagem está sofrimento. Mas não pode ser a razão. Para isto tem nenhum determinado limite e pode ser abusado. Bastante, a razão pode ser só a viagem. E da mesma maneira, benefício pode não ser a razão por mentir. Porque, não tem nenhum limite especificado e é um pântano que cria abuso. O julgamento para um fatwa pode não estar baseado nisto. Em qual caso, veracidade ou silêncio." Quer dizer, há dois modos, não três. Quer dizer, não ou a verdade, ou mentiras, ou silêncio.
Assim, desde que ordem de público e segurança estiveram entretanto transtornadas o mentindo evidente e horrível de gênero humano e misrepresentations teimoso, e pelo abuso deles/delas de benefícios, é comandado gênero humano claramente e compeliu para fechar o terceiro modo. Caso contrário, as guerras mundial, revoluções horrorosas, declínio e destruição que eles viram no wil1 de meio-século passado derrubam algum desastre opressivo nas cabeças deles/delas.
Realmente, tudo o que você diz deve ser verdade, mas não está certo para dizer tudo o que é verdade. Se em ocasião está danificando, então esteja calado. Mas não há nenhum fatwa por ter mentido. Tudo o que você diz deve ser a verdade, mas você não tem o direito para dizer tudo o que é verdade. Porque se não for sincero, terá um efeito prejudicial, verdade será gastada erradamente em.

* * * *

Adiante o Word
O que eu tenho certeza de de minha experiência de vida social humana e tenho learnt de meu vida-tempo de estudo é o seguinte: A coisa mais merecedor de amor é amor, e a qualidade a maioria merecendo de inimizade é inimizade. Quer dizer, a qualidade de amor e amar que faz a vida social de homem seguro e impele a felicidade é o mais merecedor de amor e sendo amado. E inimizade e hostilidade são. qualidades feias e prejudiciais que destruíram a vida social de homem e mais que qualquer coisa merecem repugnância e inimizade e ser evitado. Desde que esta verdade foi explicada claramente na Vinte-segunda Carta do Risale-i Nur, aqui nós só mostraremos brevemente isto. É como segue:
O tempo para inimizade e hostilidade terminou. Duas guerras mundial mostraram como mau, destrutivo, e o que uma injustiça temerosa é inimizade. Ficou claro que não há nenhum benefício nisto nada. Em qual caso, em condição eles não são agressivos, não deixe os males de nossos inimigos atrair sua inimizade. Inferno e castigo divino são bastante para eles.
Às vezes, a arrogância de homem e ego-adoração o fazem ser unjustly hostil para crentes sem o ser dele atento disto; ele supõe que é certo. Mas esta hostilidade e inimizade é desprezar causas poderosas de amor para os crentes, como convicção, Islã, e nacionalidade; é reduzir o valor deles/delas. É uma loucura como preferir as causas insignificantes de inimizade às causas de amor que é tão extenso quanto uma montanha.
Desde que amor e inimizade estão ao contrário de um ao outro, como luz e escuridão, que eles verdadeiramente não podem combinar. As causas de qualquer que estão em verdade predominante no coração, seu oposto não pode estar verdadeiramente presente. Por exemplo, se amor é verdadeiramente presente, então será transformada inimizade em piedade e compaixão. Esta é a posição para os crentes. Ou, se inimizade é verdadeiramente presente no coração, então amor assume a forma de aprovação fingida, não interferring, e sendo apparent1y amigável. Esta pode ser a posição para pessoas de unaggressive de misguidance.
Realmente, as causas de amor, como convicção, Islã, nacionalidade, e humanidade, são cadeias fortes e luminosas e fortalezas imateriais. Um tipo das causas de inimizade para os crentes é questões privadas que estão como pedras pequenas. Em qual caso, nutrir verdadeiro tawards de inimizade um muçulmano é um grande erro; está como desprezar as causas de amor que é tão imenso quanto uma montanha
EM RESUMO: Amor, fraternidade, e afeto são o temperamento de Islã, eles unem isto. As pessoas de inimizade se assemelham a uma criança consentida que quer chorar, e assim olhares para uma desculpa façam assim, e algo tão insignificante quanto a asa de uma mosca se torna o pretexto. E eles se assemelham a uma pessoa injusta, pessimista que tão longo como é 'possível desconfiar, nunca pensa favourably. Ele cobre dez ações boas com uma ação ruim. Justiça e favourable pensando, qual marca o caráter islâmico, rejeite isto.

* * * *

Quinto Word
A lição eu tenho learnt da consulta mútua ordenada pelo Shari'a é isto: nesta idade, um único pecado que uma pessoa comete pode não permanecer como um; às vezes incha, esparrama e se torna cem pecados. E às vezes uma única ação boa não permanece como um, mas progressos à ordem de milhares de ações boas. A razão na sabedoria disto é como segue:
Liberdade legal e consulta legal demonstraram a soberania de nosso verdadeiro nationhood. E a fundação e espírito de nosso verdadeiro nationhood são o Islã. E na medida em que eles levaram o padrão do califado otomano e exército turco no nome daquele nationhood, os dois verdadeiros irmãos de árabe e Turco que estão como a concha e fortaleza do nationhood de Islã são as sentinelas daquela fortaleza sagrada.
Assim, pelo laço deste nationhood sagrado, todas as pessoas de Islã são como uma única tribo. Como os sócios de uma tribo, os grupos de Islã são encadernados e conectados a um ao outro por fraternidade islâmica. Eles ajudam um ao outro moralmente e, se necessário, materialmente. É como se são ligados todos os grupos de Islã a um ao outro com uma cadeia luminosa.
Se um sócio de uma tribo cometer um crime, todos os sócios da tribo são culpados nos olhos de outro, tribo inimiga. II é como se cada sócio da tribo tinha cometido o crime de forma que a tribo inimiga se torna o inimigo de tudo deles. Aquele único crime se torna como milhares de crimes. E se um sócio da tribo executar um ato bom que é a causa de orgulho que afeta o coração da tribo, todos seus sócios se orgulham disto. É como se cada pessoa na tribo sentir orgulhoso a ter feito aquela ação de bem.
Assim, está por causa deste fato que neste momento, e particularmente em quarenta para cinqüenta anos tempo, mal e ações ruins não permanecerão com o perpetrador, bastante, eles transgredirão os direitos de milhões de muçulmanos. Serão vistos numerosos exemplos disto em quarenta para cinqüenta anos tempo.
Oh irmãos de que estão escutando estas palavras minam aqui na Mesquita de Umayyad! E Oh os irmãos muçulmanos na mesquita do mundo de Islã quarenta a cinqüenta anos depois! Não faça desculpas, enquanto dizendo, "Nós não fazemos dano, mas também nós não temos o poder para fazer qualquer coisa benéfico; então nós somos desculpados." Tal uma desculpa não é aceitável. Sua preguiça, e dizendo, "O que é a mim? ", e seu não exibindo nenhum esforço e não entrando no espírito de funcionamento por unidade islâmica e verdadeiro nationhood islâmico feito danificam muito e injustiça para yourselves.
Assim, da mesma maneira que ações ruins montam assim a milhares, tão também neste momento ações boas, quer dizer, ações boas que afetam a santidade de Islã, não permaneça restringido ao que os executa. Realmente, tais ações boas podem em verdade seja benéfico para milhões de crentes. Eles podem fortalecer os laços de moral, espiritual, e vida material. Então, este não é o tempo para lançar a si mesmo na cama de inatividade, enquanto dizendo, "O que é a mim? "
Oh meus irmãos aqui nesta mesquita e meus irmãos quarenta a cinqüenta anos depois na mesquita poderosa do mundo de Islã! Não suponha eu montei este lugar de entregar lições para lhe dar conselho. Bastante, eu fiz assim reivindicar meus direitos de você. Quer dizer, são ligadas os interesses e felicidade neste mundo e o mundo do futuro de grupos pequenos a professores magistrais como você, os árabes e Turcos que são um vasto e estimou corpo. Nós, os grupos muçulmanos que são seus irmãos pequenos infelizes sofrem dano por sua inatividade e frouxidão.
E especialmente, Oh árabes que são estimados, numeroso, e qualquer um foi despertado ou será! Primeiramente, eu o endereço com estas palavras. Para você são nossos professores e líderes, e os professores e líderes de todos os grupos de Islã, e você é os lutadores de Islã. Era posterior que a nação turca poderosa o ajudou naquele dever sagrado.
Então, devido a preguiça seu pecado é grande. E seus atos bons e ações também são grandes e exaltadas. E em particular nós esperamos com grande expectativa de Divine Mercy os grupos árabes diferentes que entram em a maioria das circunstâncias exaltadas em quarenta para cinqüenta anos tempo, como esses dos Estados Unidos de América, e seu ser próspero goste em tempos anteriores estabelecendo regra islâmica pela metade o globo, ou bastante em a maioria disto, o qual agora restos em cativeiro. Se alguma calamidade medrosa não estourar logo, a geração próxima verá isto, insha vão.
Se precava, meus irmãos! Não imagine ou imagine que eu estou o urgindo com estas palavras se atarefar com políticas. Deus proibe! A verdade de Islã é acima de tudo políticas. Aflija políticas podem servir isto, mas nenhuma política pode fazer para o Islã uma ferramenta para si mesmo.
Com minha compreensão defeituosa, eu imagino sociedade islâmica neste momento na forma de uma fábrica que contém muitas rodas e máquinas. Deva uma queda de roda atrás ou invada em outra roda que é seu companheiro que o mecanismo da máquina deixa de funcionar. Assim, o tempo exato para unidade islâmica está começando. Necessita não prestando atenção às faltas pessoais de um ao outro.
Eu digo isto a você com pesar e tristeza que certos estrangeiros levaram nosso a maioria valiosas posses e país de nós e nos deu em retorno um preço podre.
E da mesma maneira, eles levaram de nós nossas moralidades elevadas e uma parte de nosso caráter bom que menciona vida social. Eles lhes fizeram os meios do progresso deles/delas. E é as moralidades dissipadas deles/delas e dissipou caráter que eles nos deram como o preço deles/delas.
Por exemplo, por causa do sentimento nacional bom eles levaram de nós, um deles diz, se eu deveria "morrer, deixe minha nação viver, porque eu tenho uma vida perpétua em minha nação." Eles levaram estas palavras de nós e é a fundação mais firme no progresso deles/delas. Estas palavras procedem da religião de verdade e as verdades de convicção. Elas são nossa propriedade, a propriedade dos crentes.
Porém, por causa do caráter obsceno e ruim que nos infiltrou de estrangeiros, um homem egoísta de entre nós diz, "Se eu morro de sede. não deixe entrar nenhuma queda de chuva novamente no mundo. E se eu não sofro felicidade, deixou o mundo ir atormentar e arruinar como deseja." Estas palavras ridículas surgem de falta de religião e de não reconhecer o futuro. Eles entraram entre nós de fora e têm nos envenenado.
Também, por causa da idéia de nationhood do qual esses estrangeiros obtiveram - nós, um indivíduo fica tão valioso quanto uma nação. Para o valor de uma pessoa é relativo ao endeavour dele. Se uma pessoa endeavour de s é a nação dele, que a pessoa forma uma nação de miniatura no próprio dele.
Por causa do heedlessness de algumas de nós e as características prejudiciais dos estrangeiros que nós adquirimos, e, apesar de nosso nationhood islâmico forte e sagrado, por todo o mundo dizendo, "eu! Eu!, e considerando benefícios pessoais e não os benefícios da nação, mil homens caíram se tornar como um homem.
Se o endeavour de um homem é limitado a ele, ele não é o ser humano, para seres humanos é civilizado por natureza. Homem é compelido para considerar os humanos da mesma categoria dele. A vida pessoal dele continua por vida social. Por exemplo, em falta de quantas mãos está ele comer um pão, e em troca disto fazem quantas mãos ele em beijo de efeito? E para quantas fábricas é conectado ele pelas roupas que ele usa? Você faz a comparação! Desde que ele não pode sobreviver com só pele como um animal, e é conectado por natureza aos humanos da mesma categoria dele, e é compelido lhes pagar um preço imaterial, pela natureza dele, ele mantém civilização. Um que limita a visão dele aos abandonos de benefícios pessoais dele a humanidade dele, e se torna um animal injusto que falta toda a inocência. Se nada acontece como uma conseqüência e ele tem uma desculpa autêntica que é uma exceção!

* * * *

Sexto Word
A chave para a felicidade de muçulmanos em vida social islâmica é a consulta mútua ordenada pelo Shari'a. O verso,
De quem regra é consulta entre eles. [Qur'an 42:38]
Consulta de ordens como um princípio fundamental. Da mesma maneira que a consulta das idades e séculos que gênero humano tem practised por meio de história, uma conjunção de idéias, formou a base do progresso e ciências de todo o gênero humano, tão também uma razão para o atraso de Ásia, o continente maior, era o fracasso a practise que verdadeira consulta.
A chave e revelador do continente de Ásia e seu futuro são consulta mútua. Quer dizer, da mesma maneira que os indivíduos deveriam consultar um ao outro, assim também deve nações e continentes consulta de practise. Para isto é a liberdade que é o resultado do Shari'a que nasce da consulta ordenada pelo Shari'a, e o nobre-mindedness e compaixão de convicção que soltará e removerá o acorrenta e encadeia das várias formas de tirania firmadas aos pés de trezentos, bastante, quatrocentos milhões de Islã forte. É aquela liberdade legal que, adornado com as alfândegas e observâncias do Shari'a, expulsará os males de civilização Ocidental dissoluta. A liberdade nascido do Shari'a que surge de convicção ordena dois princípios:
Quer dizer, convicção necessita não humilhando outros por opressão e despotismo e não os degradando, e, secundariamente, não humilhando a si mesmo antes de tiranos. Alguém que é um verdadeiro escravo de Deus não pode ser um escravo a outros. Não faça ninguém diferente de Deus domine em cima de yourselves. Quer dizer, alguém que não reconhece Deus designa graus relativos de domínio a tudo e todo o mundo, e preocupações de pilhas na própria cabeça dele. Sem dúvida, a liberdade nascido do Shari'a uma generosidade de Deus Todo-poderoso é pela manifestação dos Nomes dele Todos-misericordioso e Todo Compassivo; é uma característica de convicção.
Veracidade ao vivo longa! Morte para desesperar! Deixe amor suportar! Deixe consulta mútua achar força! Deixe esses que seguem os próprios caprichos deles/delas e desejos ser os objetos de culpa, repreensão e detestation! E nesses que seguem Orientação seja paz e sendo bem! AMÉM.
Se é perguntado: Por que você prende isto muita importância para consulta mútua? E como pode a vida e progresso de gênero humano, em particular a Ásia, e particularmente o Islã, ocorra por consulta mútua?
Nós responderíamos: Como é explicado no Vinte-primeiro Flash do Risale-i Nur, o Tratado em Sinceridade, porque só consulta resulta em sinceridade e solidariedade, três 'elifs' se torne cem e onze. Assim, três homens entre quem há verdadeira solidariedade pode beneficiar a nação até cem homens. Muitos eventos históricos nos informam que como resultado de verdadeira sinceridade, solidariedade, e consulta, dez homens podem executar o trabalho de mil homens. As necessidades de homem são infinitas e os inimigos dele inumerável, e a força dele e capital insignificante, e o número de humanos destrutivos, prejudiciais que se tornaram como monstros por falta de religião está aumentando. Da mesma maneira que, em face a esses inimigos infinitos e necessidades inumeráveis, a vida pessoal de homem pode continuar só pelo ponto de apoio e ponto de ajuda que procede de convicção, assim, também, enlate a vida social dele só suporte pela consulta mútua ordenada pelo Shari'a que novamente procede das verdades de convicção. É só possa assim ele parada esses inimigos e abre um modo para afiançar essas necessidades.

* * * *

Reflexões em Unidade
Uma EXPLICAÇÃO CURTA DA ADENDA PARA O TEXTO ÁRABE De O SERMÃO de DAMASCO
Na adenda árabe para o Sermão de Damasco, o bom de heroísmo moral inexpugnável de convicção em Deus foi descrito por meio de uma comparação verdadeiramente sutil. Aqui nós partiremos um resumo disto e explicaremos isto.
Perto do começo do Segundo Período Constitucional, (1908-1918), eu uni o Sultão a excursão de Reshad de Rumelia em nome das Províncias Orientais [junho, 1911]. Em nosso trem uma discussão começou com dois amigos que ensinaram nas escolas seculares novas e eram bem versado em ciência. Eles me "Que sou mais necessário e deveria ser zelo mais forte, religioso ou zelo nacional perguntaram? " Para qual eu respondi:
"Conosco os muçulmanos, religião e nationhood estão unidos, embora há uma diferença teórica, aparente e incidental entre eles. Realmente, religião é a vida e espírito da nação. Quando eles são vistos como diferente e separam de um ao outro, zelo religioso inclui as pessoas comuns e classes altas. Considerando que zelo nacional está fora estranho a uma pessoa de cem, isso é, para uma pessoa que está pronto para sacrificar os benefícios pessoais dele para a nação. Considerando que este é o caso, zelo religioso deve ser a base com respeito aos direitos de todas as pessoas, enquanto zelo nacional tem que servir isto e deve ser sua fortaleza.
Isto é especialmente tão desde que nós as pessoas do Leste não estão como esses do Oeste. Nossos corações são governados pelo senso de religião. O fato que estava no Leste que o Divine Determining Pre-eterno enviou a maioria dos profetas indica isso só o senso de religião despertará o Leste e impelirá isto para progredir. Um argumento convincente para isto é a era de Profeta Muhammad (em quem seja bênçãos e paz) e esses que seguiram depois dele."
Oh meus amigos que estão estudando comigo nesta escola de travelling chamaram um trem! Você me perguntou que é necessário dar mais importância para, zelo religioso ou. zelo nacional? E agora, tudo você que recebeu ensino secular e é travelling comigo para o futuro no trem de tempo! Eu digo o seguinte como bem a você:
Zelo religioso" e nationhood islâmico fundiram completamente nos Turcos e árabes, e pode não ser separado agora. Zelo islâmico é uma cadeia luminosa que é muito forte e seguro e não nasce deste mundo. É um apoio que é muito firme e certo, e não falhará. É uma fortaleza inexpugnável que não pode ser arrasada."
Quando eu disse isto a esses dois professores escolares iluminados, eles disseram a mim, "Que evidência está lá para isto? Para uma reivindicação tão grande quanto este uma igualmente grande prova e evidência poderosa é necessária. O que é a evidência? "
De repente o trem emergiu de um túnel. Nós tiramos nossas cabeças da janela e olhamos. Nós vimos que uma criança não contudo seis anos de idade eram de pé certos próximo à linha de estrada de ferro onde o trem estava a ponto de passar. Eu disse a meus dois amigos de professor: .
"Olhe, esta criança está respondendo nossa pergunta só a propósito ele está agindo. Deixe aquela criança de inocente ser o professor em nossa escola de travelling em vez de mim. Veja, o behaviour dele está declarando a verdade seguinte:
"Você pode ver que a criança está parada a distância de só um metro donde este monstro horroroso passará o minuto que roge, enquanto gritando fora de seu buraco, o túnel, com sua arremetida medrosa. Embora está rugindo e está ameaçando com a tirania de sua declaração de ataque, 'Qualquer coisa no que adquire meu muito relógio melhor fora! ' a criança inocente está aí mesmo parada. Com coragem perfeita, heroísmo e liberdade de espírito ele não dá nenhuma importância a alt para suas ameaças. Ele tem desprezo pela arremetida de monstro, e diz com o heroísmo infantil dele, 'Ei, trem de estrada de ferro, você não me pode amedrontar com seus rugidos atroadores! '
"É como se ele está dizendo pela resolução dele e tenacidade, 'Ei, trem de estrada de ferro, você é o prisioneiro de um sistema! Seu pedaço e rédea estão nas mãos do que está o dirigindo. Está além de seu poder me atacar. Você não enlata sieze eu e me segura debaixo de seu despotismo. Fora com você! Siga seu modo! Continue abaixo o rasto ao comando de seu motorista! "'
E assim, oh os amigos neste trem, e irmãos que estão estudando. ciência cinqüenta anos depois! Tempo atravessando, suponha aquele Rustam de Irã e Hercules de Grécia com o heroísmo proverbial deles/delas está lá em lugar da criança inocente. Desde então no momento deles/delas havia nenhum trem, claro que, não havia a convicção que treina mova regularmente, de acordo com um sistema. Quando o trem roge de repente fora seu buraco, o túnel, bufando trovão e incendeia, com iluminar em seus olhos, como Rustam e Hercules apressam a um lado a sua arremetida ameaçadora! Como esses dois heróis estão apavorados e fogem! Para toda sua coragem proverbial eles correm mais de mil metros.
Assim olhe, veja como a liberdade deles/delas e coragem dissolvem em face à ameaça do monstro. Não há nada eles podem fazer mas podem fugir. Eles não percebem que é um corcel obediente, porque eles não acreditam em seu motorista e sistema de ordenança. Bastante, eles imaginam isto para ser um tipo de leão com vinte terrificando e leões ávidos que o tamanho de vagões prendeu a sua parte traseira.
Oh meus irmãos e meus amigos que estão escutando estas palavras depois de cinqüenta anos! O que dá para a criança cinco ano velha maior liberdade e coragem que esses dois heróis, e uma intrepidez e confiança que excedem o seu longe, é fé, confiança e convicção. Convicção na ordem e sistema da estrada de ferro que é uma semente de verdade no coração daquela criança de inocente. Convicção que as rédeas do trem estão nas mãos de um motorista que seu movimento é regulado, que alguém está dirigindo isto na própria conta dele.
E a que terrifica esses dois heróis e faz os prisioneiros de consciências deles/delas a ilusão é a falta ignorante deles/delas de fé; é o fato que eles não conhecem o motorista e não acreditam na ordem e sistema.
O heroísmo que surgiu da convicção da criança inocente na comparação está como o heroísmo de várias tribos - em particular turco e tribos de Turkified - de entre o peoples islâmico que, por causa da fé e convicção que estavam arraigado nos corações deles/delas, porque mil anos elevaram a bandeira de Islã e todas suas perfeições em face a mais de cem nações e estados na Ásia, África e meia Europa; que foi conhecer morte rindo e dizendo, "Se eu morrer, eu serei um mártir; se eu matar, eu serei um campeão de Islã."
Realmente, dianteiro os Turcos e árabes, e todo o peoples muçulmano, enquanto nunca temendo, confrontado com o heroísmo de convicção a sucessão interminável de eventos hostis neste mundo, e o theats daquele trem de estrada de ferro espantoso que é hostil à disposição inclusiva de homem, de micróbios, até mesmo, para cometas. Pela submissão para o Divine Determining e Decreto que surgem de convicção, eles levaram lições, e ganhou sabedoria e um tipo de felicidade mundana em lugar de terror e medo. Que, como a criança inocente, exibiram eles este heroísmo extraordinário demonstra isso neste mundo como no Futuro a regra absoluta do futuro será a nação de Islã.
A causa do medo verdadeiramente estranho, alarme e ansiedade desses dois heróis estranhos nas duas comparações era a falta deles/delas de convicção, a ignorância deles/delas, e o misguidance deles/delas; uma verdade que o Risale-i Nur se manifesta com centenas de provas. é como segue:
Incredulidade e misguidance mostram às pessoas de misguidance um universo que consiste completamente em séries de inimigos terríveis. Milhares de inimigos diferentes do sistema solar para bactérias tuberculosas estão atacando a humanidade infeliz com as mãos de força cega, chance sem propósito, e natureza surda.
Apresentando à disposição inclusiva de homem, e as necessidades infinitas dele e infinito deseja medo contínuo, dor e ansiedade, incredulidade e misguidance é uma forma de Inferno; põe esses que seguem isto em um tipo de Inferno enquanto ainda neste mundo.
Toda a ciência e progresso de humano fora de religião e convicção vale nada, como o heroísmo de Rustam e Hercules. Tudo que faz são administrar injeções para enfraquecer os sensos assim conversa por embriaguez e dissipação das que esses medos dolorosos podem ser esquecidos temporariamente.
Assim, da mesma maneira que a comparação de convicção e incredulidade rende frutas e resulta no futuro como Paraíso e Inferno, tão também, que nesta convicção mundial assegura um tipo de Paraíso, e transforma morte em uma liberação de dever, enquanto incredulidade faz para este mundo um tipo de Inferno, destrói verdadeira felicidade humana e reduz morte a nada eterno. O Risale-i Nur, confiando definido eu perspicácia e cognição direta, demonstrou esta verdade com centenas de provas. Então, nós o recorremos a esses e corte curto a discussão aqui.
Se você deseja ver a verdade que mente nesta comparação, eleva sua cabeça e olha para o universo. Olhar e vê quantos veículos há como o trem de estrada de ferro: balões, carros, aeroplanos, navios da terra e o mar... os globos das estrelas, os corpos celestes, as cadeias de eventos e ocorrências sucessivas que Poder Pre-eterno cria com ordem, regularidade, sabedoria e propósito em terra e mar e em espaço.
Qualquer um que tem inteligência e visão pode ver a maioria destas cadeias de eventos no mundo de manifesto e universo corpóreo e confirmar a existência deles/delas. Tão também, possa eles confirmam que há eventos sucessivos mais maravilhosos criados por Poder Pre-eterno no espírito e mundos incorpóreos até mesmo.
Assim, tudo estas cadeias materiais e imateriais de eventos no universo atacam, ameaçam e amedrontam as pessoas de unbelieving de misguidance; eles destroem a força moral e espiritual deles/delas. Considerando que, para as pessoas de convicção, em lugar de ameaçar e os amedrontando, eles trazem alegria por eles e confortam, e lhes dá esperança e força.
Isto é porque os crentes entendem pela convicção deles/delas que um Fabricante A!1-sábio está impelindo cada dessas cadeias inumeráveis de eventos, estrada de ferro corpórea e incorpórea treina, universos de travelling para executar os deveres deles/delas dentro da esfera de regularidade perfeita, regularidade, sabedoria e propósito; que Ele está os fazendo trabalhar. Nenhum anota rapidamente é eles confundiram nos deveres deles/delas, nem eles podem transgredir contra um ao outro.
Os crentes vêem pela convicção deles/delas que estes eventos estão exibindo as perfeições da arte dele e as manifestações de. A beleza dele no universo. Assim convicção dá toda a força moral a eles e demonstra uma amostra de felicidade eterna.
E assim, nada, nenhuma ciência, nenhum progresso humano pode assegurar força moral no vf de face as dores horríveis e pode temer isso surja das pessoas da incredulidade de misguidance, nem lhes dê qualquer conforto. Eles destroem a coragem deles/delas, mas temporariamente puxa um véu de negligência em cima deles, enquanto os enganando.
Os crentes, por causa da convicção deles/delas, olham nestes eventos, não com medo e esmigalhou força moral mas com uma força extraordinária e fortaleza, e com a verdade que está em convicção, como a criança inocente na comparação. Eles observam o planejamento e vão de um Fabricante Todos-sábio dentro da esfera da sabedoria dele e é economizado de ilusões e medos.
Eles entendem e dizem, "Se não era para o comando e permissão do Fabricante Todos-sábio, estes universos de travelling não puderam estar em movimento, eles não poderiam fazer nada." Com confiança perfeita, eles manifestam felicidade na vida deste mundo, cada de acordo com o grau dele.
Quando a semente de verdade nascido de convicção e verdadeira religião não está presente no coração de uma pessoa ou consciência, e não é o ponto de apoio dele, da mesma forma que Rustam e a coragem de Hercules e heroísmo esmigalharam na comparação, a coragem de tal uma pessoa e força moral, também, será aniquilado e a consciência dele se deteriorará: Ele se tornará o prisioneiro a todos os eventos no universo. Ele afundará a ser um mendigo trêmulo antes de tudo. Desde o Risale-i Nur demonstrou esta verdade relativo a convicção e também a miséria espantosa que misguidance traz este mundo com centenas de provas decisivas, nós cortaremos curto esta verdade longa e extensa aqui.
Gênero humano por este século percebeu que a maior necessidade deles/delas é para moral e força espiritual, conforto, e resolução. Então, para eles abandonar o Islã e verdades de neste momento convicção que é um ponto de apoio e tal força de moral segura, conforto e felicidade e, em vez de beneficiar de nationhood islâmico, debaixo do pretexto de sido ocidentalizado, para eles confiar em misguidance, dissipação, e políticas mentirosas e diplomacia que completamente destroem e aniquilam toda a força moral, conforto, e resolução, é um ato longe de todo o benefício e ganha para gênero humano. Há pouco como distante é de beneficiar gênero humano, gênero humano, e primeiramente, o Islã perceberá. Eles serão despertados a esta verdade, e, se tempo não correu fora para este mundo, eles aderirão às verdades do Qur'an.

Hiç yorum yok: